Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 25 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Nas sociedades modernas, o Estado democrático de Direito constitui-se como uma das instituições mais importantes que tem como principal objetivo o controle social e a tentativa de superação de problemas relacionados à saúde, educação, segurança e economia, dentre outros. O Estado representa as maneiras como os indivíduos vêm se organizando socialmente, nos últimos séculos, resultado das transformações políticas e sociais que atingem diretamente suas vidas.

A respeito das características do Estado democrático, NÃO é correto afirmar:

Carregando...

O texto abaixo apresenta uma definição de movimento social:

Em relação aos movimentos sociais, NÃO é correto afirmar:

Carregando...

Max Weber é considerado um dos autores mais influentes entre os grandes pensadores da Sociologia. Seus trabalhos possuem enorme abrangência de assuntos, envolvendo temas do pensamento político, do Direito, da História e da Economia.

Em relação ao pensamento sociológico de Weber, é CORRETO afirmar:

Carregando...

Do ponto de vista sociológico, mudança social é toda transformação observável no tempo que afeta, de modo não provisório ou efêmero, a estrutura ou o funcionamento da organização social de uma dada coletividade, modificando o curso de sua história. Esse processo de mudança social ocorre, EXCETO devido a fatores

Carregando...

A Sociologia da Educação é uma disciplina que se dedica a estudar os processos sociais de ensino e aprendizagem, abrangendo aspectos institucionais e organizacionais, assim como as relações sociais que compreendem os indivíduos inseridos neste meio e nestes processos.

São temas de interesse da Sociologia da Educação, EXCETO:

Carregando...

Leia o texto abaixo.

“A diversidade do “ser jovem" nas sociedades modernas nos coloca o desafio de compreender tal fenômeno em suas múltiplas dimensões. Dessa forma, é necessário relativizar definições que tratam a juventude como sendo uma mesma experiência vivida por todos. Na literatura sociológica, são mobilizadas, com frequência, duas perspectivas teóricas para lidar com o tema da juventude: a corrente geracional e a corrente classista. A primeira lida com o fenômeno a partir do determinante biológico, que seria a definição de um período cronológico da vida do indivíduo. Já a segunda questiona a unicidade do conceito de juventude e propõe o tratamento diferenciado deste fenômeno de acordo com a heterogeneidade das trajetórias individuais imposta pela estratificação social" (LIMA, Raquel. A Sociologia e o conceito de juventude. Disponível em: . Acesso em: 07/02/2018).

No texto acima, a autora aponta a existência, na Sociologia, de duas perspectivas teóricas para tratar do tema da juventude: a geracional e classista. Em relação a essas duas perspectivas teóricas da Sociologia da Juventude, é CORRETO afirmar:

Carregando...

Em relação aos conceitos de instituição social, estrutura social e estratificação social elaborados pela Sociologia, NÃO é correto afirmar:

Carregando...

O gráfico abaixo mostra o número de homicídios e a taxa de homicídios por 100 mil habitantes no Brasil, no período entre 2005 e 2015, segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde. Os valores referentes ao número de homicídios variam entre 40 mil e 65 mil mortes e os valores referentes à taxa de homicídios variam entre 24,0 e 31,0 homicídios por 100 mil habitantes.

Analisando o gráfico acima, é CORRETO afirmar:

Carregando...

Segundo o sociólogo francês Émile Durkheim, o objeto de estudo da Sociologia são os fatos sociais, ou seja: “toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter" (DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1974, p. 11).

Sobre o conceito de fatos sociais em Durkheim, NÃO é correto afirmar:

Carregando...

Observe o gráfico abaixo, produzido pela organização Red Lat (Rede Latino-Americana de Pesquisas em Empresas Multinacionais) no ano de 2012.

Em relação ao gráfico apresentado, NÃO é correto afirmar:

Carregando...

A expressão tribos urbanas foi cunhada pelo sociólogo francês Michel Maffesoli para compreender um fenômeno que se constitui, segundo ele: “nas diversas redes, grupos de afinidade e de interesse, laços de vizinhança que estruturam nossas megalópoles. Seja ele qual for, o que está em jogo é a potência contra o poder, mesmo que aquela não possa avançar senão mascarada para não ser esmagada por este" (MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo na sociedade de massa. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1998, p. 70).

Em relação a esse fenômeno das tribos urbanas, NÃO é correto afirmar:

Carregando...

Ao estudar a vida social humana, a Sociologia se depara com uma questão fundamental: a relação entre os indivíduos e o contexto social no qual estão inseridos. A respeito das análises construídas pela sociologia clássica sobre esta relação entre a sociedade e os indivíduos, é CORRETO afirmar:

Carregando...

São características do pensamento político de Karl Marx, EXCETO:

Carregando...

Em relação aos conceitos de papel, status e habitus elaborados pela Sociologia, numere a segunda coluna de acordo com a primeira:

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Carregando...

A respeito dos padrões de comportamento social que podem ser observados nos diversos contextos ou grupos sociais e que influenciam na conduta de seus membros, identifique com V ou F as proposições, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) As formas como os indivíduos agem coletivamente, como eles se relacionam entre si, como produzem sua vida material e espiritual, são o que constrói a sociedade. Assim como os indivíduos influenciam na dinâmica social, a sociedade também exerce influência sobre eles, ou seja, indivíduo e sociedade são interdependentes.

( ) O comportamento social humano, da mesma maneira que outras espécies que vivem coletivamente, é orientado pela cultura e também pelos instintos naturais. Assim, o comportamento humano baseado na cultura e na aprendizagem é o que une essencialmente o homem às demais espécies.

( ) Os padrões de comportamento coletivo são adquiridos. Tudo que os indivíduos compartilham ao viver em sociedade, suas crenças, valores e expectativas sociais é o resultado de um processo de aprendizagem da cultura, também denominado de socialização.

( ) Ao nascer, os indivíduos são dotados de potencialidades inatas como a linguagem, a inteligência, a postura bípede dentre outras. Todas essas potencialidades se desenvolvem naturalmente, independente do contexto social onde os indivíduos estão inseridos.

( ) As condutas que os indivíduos devem ou não assumir, como eles devem se relacionar e tudo o que é comum a eles derivam do convívio social. Em primeira instância, vem a família e, posteriormente, vão sendo somadas as vivências no bairro, na escola, nos grupos de referência, a mídia etc.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) C
  • 3) A
  • 4) C
  • 5) C
  • 6) E
  • 7) A
  • 8) E
  • 9) E
  • 10) D
  • 11) C
  • 12) D
  • 13) B
  • 14) E
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282