Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 19 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Uma indústria consome 20 kVA com motores, fator de potência (FP) igual a 0,8 atrasado; 10 kVA com iluminação, FP igual a 0,9 atrasado; e 10 kW com demais cargas, FP unitário. A opção que mais se aproxima da potência de um banco de capacitores que eleve o fator de potência da indústria a 0,95 indutivo é:

Carregando...

Uma carga consome 15 kW com fator de potência 0,6 atrasado. Qual deve ser a potência (kVAr) de um elemento instalado em paralelo a essa carga tal que o fator de potência seja nulo?

(Considere seno 53º = 0,8; cosseno 53º = 0,6; e tangente 53º = 1,3)

Carregando...

A figura a seguir mostra a seguinte ligação do circuito de campo de máquinas CC:

Carregando...

Um gerador síncrono, cuja reatância X S = 1 Ω/fase, está ligado a um sistema elétrico (SEP), como mostra a figura a seguir. A tensão induzida do estator, Ef, é 15 kV. Calcule o módulo da tensão de linha (kV) no terminal do gerador, Vt, quando este entrega ao sistema elétrico uma potência trifásica igual a 90 MW e a abertura angular entre as tensões Ef e Vt é 30º.

(Considere seno 30º = 0,5; cosseno 30º = 0,9; e tangente 30º = 0,6)

Carregando...

Para o circuito a seguir, 127 V monofásico, indique qual é o condutor ideal para uma queda de tensão de 3% segundo a tabela abaixo, que apresenta o tipo de condutor em função da soma das potências × distância para diferentes quedas de tensão admissíveis.

Carregando...

Um transformador monofásico, operando em uma linha de 240 V. possui 1 mil espiras no primário e 200 espiras no secundário. A tensão ( V ) no secundário é:

Carregando...

A velocidade de um motor CC shunt é 1.200 rpm, sem carga, e 1.100 rpm, quando aciona sua carga especificada. A sua regulação de velocidade (%) é:

Carregando...

Sobre um sistema elétrico trifásico, NÃO está correto afirmar:

Carregando...

No circuito a seguir, qual deve ser a frequência (rad/s) da fonte tal que o circuito entre em ressonância em paralelo?

Carregando...

Um transformador monofásico tem as seguintes características: 110/220 V; 2,2 kVA; e fator de potência igual a 0,5 (sabe-se que, cosseno 60º = seno 30º = 0,5). A corrente ( A ) no primário a plena carga é:

Carregando...

Uma máquina síncrona de 60 Hz deve ter o seguinte número de polos para que sua velocidade síncrona seja 3.600 rpm:

Carregando...

A figura abaixo mostra uma curva característica de materiais magnéticos. NÃO está correta a afirmativa:

Carregando...

Uma área fechada tem 10 x 20 metros, e 5 metros de altura. A área destina-se a uma indústria de alimentos, onde serão realizados cortes de frutas em mesas de 1 metro de altura. Calcule o fluxo luminoso total (lumens) pelo método de lumens, sabendo que o recinto tem nível de iluminância mantida igual a 300 luxes, fatores de utilização e depreciação iguais a 0,8.

Carregando...

Calcule o fator de potência de uma indústria que possui dois tipos de carga: (i) classe 1, com potência de 20 kVA, fator de potência (FP) igual a 0,8 atrasado; e (ii) classe 2, com consumo de 10 kVA e FP unitário.

Carregando...

A velocidade do rotor (rpm) de um motor de indução com carga máxima, sendo este de 60 Hz, 8 polos e escorregamento de 10%, é:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) A
  • 3) C
  • 4) B
  • 5) D
  • 6) C
  • 7) C
  • 8) A
  • 9) D
  • 10) D
  • 11) A
  • 12) D
  • 13) C
  • 14) C
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282