Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 7 de 7 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 7
Questões por página:
Q677902

Considerando o processo de reestruturação produtiva do capital e o trabalho do Serviço Social, analise as afirmativas a seguir e identificando com V as verdadeiras e F as falsas.

( ) O exercício profissional do Assistente Social nas empresas capitalistas mantém o seu caráter educativo (característica das velhas demandas feitas à profissão), voltado para as mudanças de hábitos, atitudes e comportamentos do trabalhador, objetivando sua adequação ao processo de produção.

( ) O profissional do Serviço Social, no âmbito da empresa capitalista, se caracteriza como um dos profissionais que possui atributos para intervir na vida cotidiana dos trabalhadores, tanto no âmbito fabril quanto na esfera do seu ambiente doméstico ou da sua vida particular.

( ) A intervenção do Assistente Social em empresas, no contexto da reestruturação produtiva do capital, não possibilita nem a propagação da mútua colaboração entre empregados e empregadores nem a neutralização das tensões inerentes às relações entre capital e trabalho, pois o espaço só- cio-ocupacional é caracterizado por conflitos.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q677913

De acordo com Costa (2006), a atividade profissional do/da Assistente Social, como a de tantos outros profissionais, está submetida a um conjunto de determinações sociais inerentes ao trabalho na sociedade capitalista.

São características do trabalho realizado em uma sociedade capitalista:

I. Trabalho assalariado

II. Controle da força de trabalho

III. Subordinação do conteúdo do trabalho aos objetivos e necessidades das entidades empregadoras.

Estão CORRETAS as características indicadas em:

Carregando...
Q677901

Analise as afirmativas que seguem, relativas ao processo de reestruturação produtiva do capital.

I. As mudanças nas empresas capitalistas, que vêm sendo observadas no Brasil desde os anos de 1980, são determinadas pela nova dinâmica de acumulação do capital e respondem à necessidade de integração a um mercado cada vez mais competitivo e globalizado.

II. As profundas mudanças que ocorreram ao longo do processo de reestruturação do capital afetaram diversas áreas das empresas capitalistas, exceto aquelas relativas à organização da produção e aos processos de trabalho.

III. O processo de reestruturação produtiva, observado no país desde os anos de 1980, imprime novos requisitos aos trabalhadores, modificam as condições de inserção no mercado de trabalho e rebatem nos mecanismos de proteção social.

IV. As profundas alterações que marcaram as empresas capitalistas brasileiras restringem as frentes de trabalho para o/a Assistente Social, cujo exercício profissional se limita à gestão de Recursos Humanos.

Estão CORRETAS, apenas, as afirmativas:

Carregando...
Q677918

É considerada uma raiz comum do conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura (ou seja, da questão social):

Carregando...
Q677917

Considerando aspectos relativos à organização da produção, discutidos por Iamamoto (2005), é a explicação adequada sobre Toyotismo:

Carregando...
Q677916

Sobre os pressupostos para a análise do Serviço Social na atualidade, tal como defende Iamamoto (2005), é CORRETO afirmar:

Carregando...
Q677911

Cohen e Franco (2004) argumentam que a crise econômica sofrida pela América Latina no princípio dos anos de 1980 afetou as condições de vida de importantes segmentos da população. Os autores também defendem que, em situações de escassez de recursos e necessidades incrementadas, é imprescindível elevar o grau de racionalidade das políticas.

De acordo com o exposto pelos autores, a ação que tem um papel central nesse processo de racionalização e é um elemento básico do planejamento é a

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) D
  • 3) A
  • 4) C
  • 5) A
  • 6) B
  • 7) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282