Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 30 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q677910

As ações na área de assistência social estão organizadas em um sistema denominado como Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O SUAS é organizado sob a forma de um sistema

Carregando...
Q677903

De acordo com Antunes (2003), qual das alternativas, apresentadas a seguir, se refere ao processo que articula, de um lado, um significativo desenvolvimento tecnológico e, de outro, uma desconcentração produtiva baseada em empresas médias e pequenas, “artesanais”?

Carregando...
Q677927

Leia e analise as afirmativas a seguir, relativas aos projetos profissionais.

I. Os projetos profissionais apresentam a autoimagem de uma profissão, elegem os valores que a legitimam socialmente.

II. Os projetos profissionais delimitam e priorizam os objetivos e as funções das profissões e formulam os requisitos (teóricos, práticos e institucionais) para o seu exercício.

III. Os projetos profissionais não prescrevem normas para o comportamento dos profissionais bem como não estabelecem as bases das suas relações com os usuários de seus serviços, com as outras profissões e com as organizações e instituições sociais privadas e públicas. Isso deve ficar a cargo de cada organização.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Carregando...
Q677922

Segundo Menegasso (2001), muitas mudanças vêm ocorrendo no contexto das organizações empresariais, seja pelo processo de reestruturação produtiva seja pela modernização organizacional. Tais mudanças são marcadas pelo investimento na área social e, além de gerarem novos espaços de pesquisa e de produção de conhecimento, demandam atenção do Serviço Social. O balanço social e a Social Accountability (S.A.) 800 são indicadores desse investimento que as empresas vêm fazendo na área social, o qual é denominado como

Carregando...
Q677915

As atividades do Serviço Social no âmbito da saúde são operacionalizadas por meio de diferentes núcleos de objetivação, dentre os quais está o de interpretação de normas e rotinas. Sobre esse núcleo, é CORRETO afirmar que se refere

Carregando...
Q677908

Assegurar aos seus beneficiários meios indispensáveis de manutenção, por motivo de incapacidade, desemprego involuntário, idade avançada, tempo de serviço, encargos familiares e prisão ou morte daqueles de quem dependiam economicamente é a finalidade da Lei nº

Carregando...
Q677914

Ao tratar das particularidades do trabalho do/da Assistente Social no Sistema Único de Saúde (SUS), Costa (2006) recorre às ideias de Nogueira (1991, p. 12) para discutir questões relacionadas a processos de cooperação que acontecem na esfera dos serviços.

Os processos de cooperação a que se refere a questão são:

Carregando...
Q677907

O Título III do Código de Ética Profissional dos/das Assistentes Sociais trata “Das Relações Profissionais". O Capítulo I desse título denomina-se “Das Relações com os/as Usuários/as" e o Art. 5º, desse capítulo, lista os deveres do/da assistente social nas suas relações com os/as usuários/as.

É dever do/da assistente social nas suas relações com os/as usuários/as:

Carregando...
Q677902

Considerando o processo de reestruturação produtiva do capital e o trabalho do Serviço Social, analise as afirmativas a seguir e identificando com V as verdadeiras e F as falsas.

( ) O exercício profissional do Assistente Social nas empresas capitalistas mantém o seu caráter educativo (característica das velhas demandas feitas à profissão), voltado para as mudanças de hábitos, atitudes e comportamentos do trabalhador, objetivando sua adequação ao processo de produção.

( ) O profissional do Serviço Social, no âmbito da empresa capitalista, se caracteriza como um dos profissionais que possui atributos para intervir na vida cotidiana dos trabalhadores, tanto no âmbito fabril quanto na esfera do seu ambiente doméstico ou da sua vida particular.

( ) A intervenção do Assistente Social em empresas, no contexto da reestruturação produtiva do capital, não possibilita nem a propagação da mútua colaboração entre empregados e empregadores nem a neutralização das tensões inerentes às relações entre capital e trabalho, pois o espaço só- cio-ocupacional é caracterizado por conflitos.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q677921

Maeno e Vilela (2010) pontuam que, até os anos de 1980, o serviço de reabilitação profissional do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) mostrava-se insuficiente para promover a reinserção de trabalhadores com agravos de perfil epidêmico, particularmente Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT). Para os autores, tal quadro demandava a construção de uma política pública de reabilitação profissional.

Identifique com V as afirmativas verdadeiras e, com F, as falsas no que tange às ações que são consideradas necessárias para a construção de uma política pública de reabilitação profissional.

( ) A retirada da saúde do trabalhador das políticas de desenvolvimento econômico.

( ) A desarticulação da Saúde e da Previdência Social em projetos nacionais e locais.

( ) O monitoramento da trajetória dos trabalhadores.

( ) A transparência institucional.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q677919

Em relação à Administração Estratégica de Recursos Humanos (AERH), é CORRETO afirmar:

Carregando...
Q677926

Considerada fonte dos referenciais orientadores do pensamento e da ação do Serviço Social brasileiro em sua gênese é a

Carregando...
Q677925

Em relação à interdisciplinaridade, o único argumento INCORRETO é:

Carregando...
Q677920

Ao discutirem aspectos relativos ao Serviço Social na empresa, Lima e Cosac (2005) explicam que o tamanho, a natureza e o tipo de administração são algumas das características que diferenciam umas empresas das outras. Apesar das diversas características que as diferenciam, as autoras alegam que as empresas possuem como um ponto em comum a

Carregando...
Q677913

De acordo com Costa (2006), a atividade profissional do/da Assistente Social, como a de tantos outros profissionais, está submetida a um conjunto de determinações sociais inerentes ao trabalho na sociedade capitalista.

São características do trabalho realizado em uma sociedade capitalista:

I. Trabalho assalariado

II. Controle da força de trabalho

III. Subordinação do conteúdo do trabalho aos objetivos e necessidades das entidades empregadoras.

Estão CORRETAS as características indicadas em:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) B
  • 3) A
  • 4) C
  • 5) C
  • 6) D
  • 7) C
  • 8) B
  • 9) D
  • 10) A
  • 11) C
  • 12) C
  • 13) C
  • 14) A
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282