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A Lei nº 9394/96, obedecendo ao comando constitucional, estabeleceu em seu Art. 3º, inciso VIII, que o ensino público deveria obedecer ao princípio da gestão democrática. Para sua efetivação, a legislação estabeleceu dois princípios norteadores que deveriam ser postos em práticos nos estabelecimentos públicos de ensino.

Assinale a opção que apresenta esses princípios norteadores.

Fernanda, professora do ensino fundamental, argumentou em uma reunião de planejamento curricular:

“O currículo não se esgota nos componentes curriculares e nas áreas de conhecimento."

De acordo com os fundamentos das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, assinale a opção que melhor explica o argumento utilizado pela professora.

Leia o trecho a seguir.

A coordenadora pedagógica da escola, em uma reunião pedagógica com uma professora do Ensino Fundamental, a orientou a adotar metodologias de ensino mais participativas e menos transmissivas, envolvendo mais os alunos no processo de construção do conhecimento.

Sobre a orientação da coordenadora, assinale a afirmativa correta.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, “os conhecimentos escolares podem ser compreendidos como o conjunto de conhecimentos que a escola seleciona e transforma, no sentido de torná-los passíveis de serem ensinados, ao mesmo tempo em que servem de elementos para a formação ética, estética e política do aluno." (Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013).

Assinale a opção que indica a denominação desse processo em que o conhecimento de diferentes áreas sofre mudanças, transformando-se em conhecimento escolar.

O movimento Escola Nova, que transformou o cenário educacional brasileiro, reconfigurou os modelos educativos vigentes até então.

Sobre esse movimento e suas características, analise as afirmativas a seguir.

I. O centro do processo de aquisição do conhecimento está no ensino e no papel por ele desempenhado.

II. A escola é vista como um local em que o aluno, a partir da observação e da experimentação, elabora seu próprio saber.

III. A escola é vista como um grande laboratório em que o aluno deve observar fatos e objetos com a finalidade de conhecer suas características.

Está correto o que se afirma em

A construção de competências no âmbito da educação escolar está relacionada com o saber-fazer, de maneira que o indivíduo seja capaz de agir de forma determinada e eficiente diante das circunstâncias às quais é exposto.

Relacione os conteúdos responsáveis pela construção das competências, listados a seguir, às suas respectivas definições.

1- Atitudinais

2- Procedimentais

3- Conceituais

( ) Estão relacionados com a formação de valores a partir da informação recebida, a fim de que possa intervir na realidade a qual pertence. Aprender a viver juntos aprendendo a ser.

( ) Associam-se à construção de capacidades intelectuais relacionadas à operação de símbolos, imagens, ideias e representações. Aprender a conhecer.

( ) Referem-se à construção de instrumentos para analisar os resultados obtidos e os mecanismos que são colocados em ação para alcançar as metas propostas. Aprender a fazer.

Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Sobre o processo de ensino, relacione cada um dos elementos de aprendizagem, segundo Piaget, com suas respectivas características.

1- Assimilação

2- Acomodação

3- Adaptação

( ) processo que tem por finalidade ajustar os padrões comportamentais preexistentes, modificando-os para lidar com as novas informações ou com o feedback das situações externas.

( ) processo de recepção de todos os tipos de estímulos e informações, organizando-os para em seguida integrá-los às formas ou estruturas existentes no organismo, criando assim novas estruturas.

( ) processo que equilibra a assimilação da experiência às estruturas dedutivas e acomoda essas estruturas aos dados da experiência.

Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9394/96, determina que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão seus sistemas de ensino em regime de colaboração.

No que se refere ao que caberá à União, analise as afirmativas a seguir.

I. A coordenação da política nacional de educação.

II. A segmentação dos diferentes níveis e sistemas.

III. O exercício das funções normativa, redistributiva e supletiva em relação às demais instâncias educacionais.

Está correto o que se afirma em

Leia o fragmento a seguir.

Os professores do Ensino Fundamental da Escola Bem-te-vi estão reunidos estudando as fases do desenvolvimento cognitivo.

Entre as atividades pedagógicas inerentes ao exercício do magistério elencadas a seguir, assinale a opção que corresponde à atividade exemplificada acima.

Vygotsky considera a relação entre aprendizagem e desenvolvimento como

Laia o fragmento a seguir.

“Os novos currículos concentram-se em torno das competências que os alunos deverão adquirir, para que possam vir a ser cidadãos de pleno direito, informados e capazes de operar mudanças sociais que se vislumbrem necessárias."

Para a organização do currículo por competências é necessário

Segundo a Lei nº 9394/96, que estabeleceu as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o dever do Estado com a educação escolar pública deve ser efetivado mediante a garantia

Cada uma das etapas e modalidades que compõem o sistema educacional brasileiro possui suas especificidades, objetivos e finalidades.

Com relação às finalidades do Ensino Médio, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O EM deve fornecer condições para a continuidade dos estudos.

( ) O EM visa o desenvolvimento integral, complementando a ação da família e da comunidade.

( ) O EM deve ser estruturado para gerar as condições básicas para o exercício de uma atividade produtiva.

As afirmativas são, respectivamente,

O trabalho com a metodologia de projetos exige uma série de rupturas com paradigmas presentes nos modelos de educação. Assinale a opção que contempla as características desse tipo de trabalho.

“O currículo é sempre o resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai construir, precisamente, o currículo. (...) Afinal, um currículo busca precisamente modificar as pessoas que vão 'seguir' aquele currículo."

Em relação ao currículo e a organização curricular, considerando o fragmento acima, assinale a afirmativa correta.

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