Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 4 de 4 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 4
Questões por página:
Q740267

Ao avaliar o conhecimento da equipe que está sob sua responsabilidade, você presencia dois estagiários estudando sistemas de controle lineares invariantes no tempo.

Analise as citações que um deles fez para o outro.

I. Se um sistema linear é próprio, mas não é estritamente próprio, então sua representação em Espaço de Estados tem a matriz de transmissão direta (D) nula.

II. A representação em Espaço de Estados na forma canônica controlável de um sistema de segunda ordem cuja função de transferência tem o numerador igual ao real k, tem a matriz de saída dada por C = [k 0].

III. Um sistema discreto representado em Espaço de Estados é assintoticamente estável se a norma da matriz de estado (A) é menor que 1.

Sobre essas citações, está correto o que se afirma em

Carregando...
Q740258

A figura a seguir apresenta a tabela verdade de duas portas lógicas.


As portas lógicas 1 e 2 são, respectivamente,

Carregando...
Q740269

Você e sua equipe modelam uma planta (física) obtendo sistemas lineares invariantes no tempo, em Espaço de Estados, com uma entrada e uma saída. As matrizes de estado (A), de entrada (B), de saída (C) e de transmissão direta (D) de sua modelagem são, respectivamente:

Dentre os demais modelos obtidos pelos integrantes de sua equipe, apresentados a seguir e com dimensões compatíveis com a modelagem que você realizou, é equivalente, do ponto de vista de entrada e de saída, ao seu modelo aquele descrito na opção:

Carregando...
Q740268

Em sua empresa, você é o engenheiro eletricista responsável por estabilizar um equipamento experimental. O fabricante do equipamento informa que a modelagem da dinâmica do mesmo é dada pela seguinte representação no espaço de estados:

As variáveis de entrada, de saída e o vetor de estado são, respectivamente, u(t) , y(t) e x(t) , tendo componentes reais e de dimensões compatíveis com as matrizes do sistema.

Utilizando-se uma realimentação negativa, com o vetor x(t) pré multiplicada pela matriz de ganho K = [k 1 k2] ∈ R1x2 , deseja-se um sistema subamortecido e assintoticamente estável.

Esse desempenho é obtido para os reais, se k1 e k 2, se

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) A
  • 3) B
  • 4) B
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282