Com base na charge, assinale a opção que caracteriza
corretamente a relação entre conhecimento sociológico e senso
comum.
Em 1835, Alexis de Tocqueville regressou de uma viagem aos
Estados Unidos e publicou suas reflexões sobre a vida política na
nova nação: “O gradual desenvolvimento da igualdade é uma
realidade providencial. Dessa realidade, tem ele as principais
características: é universal, é durável, foge dia a dia à
interferência humana; e, para seu progresso, contribuíram todos
os acontecimentos, assim como todos os homens. Seria prudente
imaginar que um movimento social de tão remotas origens
pudesse ser detido por uma geração? Pode-se conceber que, após
ter destruído o sistema feudal e vencido os reis, ele irá recuar
ante a burguesia e a classe rica? Agora que se tornou tão forte, e
tão frágeis os seus adversários, deter-se-á ainda?”
Neste trecho o autor descreve um processo igualitário por ele
considerado um movimento social cuja marcha está associada à
história da humanidade.
Esse movimento social corresponde à
“Na sociedade aristocrática de corte, a vida sexual era por certo
muito mais escondida do que na sociedade medieval. O que o
observador de uma sociedade industrializada-burguesa amiúde
interpreta como ‘frivolidade’ da sociedade de corte nada mais é
do que essa orientação rumo à privacidade. Não obstante,
medidos pelo padrão de controle dos impulsos na própria
sociedade burguesa, o ocultamento e a segregação da
sexualidade na vida social, tanto quanto na consciência, foram
relativamente sem importância nessa fase. Aqui, também, o
julgamento de fases posteriores é com frequência induzido em
erro porque os padrões, da pessoa que julga e da aristocracia de
corte, são considerados como absolutos e não como opostos
inseparáveis, e também porque o padrão próprio é utilizado como
medida de todos os demais.”
(ELIAS, N. O Processo Civilizador: Uma história dos costumes.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994, v. 1, p. 178)
Em O Processo Civilizador, Norbert Elias analisa a história dos
costumes, buscando compreender o curso das transformações
gerais da sociedade ocidental que, na longa duração,
contribuíram para um processo civilizatório.
A esse respeito, com base no fragmento acima, assinale V para a
afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O autor examina a dinâmica civilizadora, entendida como as
reações dos indivíduos às condições materiais de vida.
( ) O autor estuda os processos de naturalização de hábitos e
costumes, como os processos de controle das emoções
individuais.
( ) O autor identifica representações sociais e hábitos analisando
o processo cognitivo pelo qual lhe são atribuídos significados.
As afirmativas são, respectivamente,
A Sociologia é um corpo organizado de conceitos e metodologias científicas que se ocupa de
Assim como o organismo, a sociedade deve ser estudada em duas dimensões: a da estática e a da dinâmica social. A primeira – fator de coesão e harmonia – analisa as suas condições de existência; ao passo que a segunda – fator de progresso – examina o seu movimento.
Assinale a opção que identifica corretamente a doutrina sociológica à qual o trecho se refere.
Os estudos de David Harvey sobre a condição pós-moderna
oferecem uma análise do fenômeno da compressão espaçotemporal,
ilustrada pelo autor com a imagem a seguir.
A respeito da compressão espaço-temporal, com base na
imagem, analise as afirmativas a seguir.
I. Esta compressão é característica do período posterior às
crises europeias de 1848 e passou por dois momentos de
aceleração: em 1910, com a afirmação do taylorismo e do
fordismo, e após a crise de 1973, com a passagem pósmoderna
para um sistema de acumulação flexível.
II. A história do capitalismo venceu progressivamente as
barreiras espaciais, de modo que o espaço foi reduzido à
“aldeia global" das telecomunicações e à “astronave terra",
caracterizadas pela interdependência econômica e ecológica.
III. A relação entre espaço geográfico, tempos econômicos e
capital é o objeto da reflexão do autor, para quem a
compressão espaço-temporal resulta de fenômenos
psicológicos e subjetivos, que determinam a representação
pós-moderna do mundo.
Está correto o que se afirma em
“O trabalho e a produção, a organização e o convívio sociais, a
construção do "eu" e do “outro” são temas clássicos e
permanentes das Ciências Humanas e da Filosofia. Constituem
objetos de conhecimentos de caráter histórico, geográfico,
econômico, político, jurídico, sociológico, antropológico,
psicológico e, sobretudo, filosófico. Já apontam, por sua própria
natureza, uma organização interdisciplinar. Agrupados e
reagrupados, a critério da escola, em disciplinas específicas ou em
projetos, programas e atividades que superem a fragmentação
disciplinar, tais temas e objetos, ao invés de uma lista infindável
de conteúdos a serem transmitidos e memorizados, constituem a
razão de ser do estudo das Ciências Humanas no Ensino Médio.”
(MINISTÉRIO DA EDUCAÇAO. PCNEM. Brasília: Semted MEC, 1999, p. 9)
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
(PCNEM) introduziram o ensino da Sociologia na área de Ciências
Humanas e suas Tecnologias e propuseram a organização de seus
conteúdos e práticas pedagógicas a partir de competências e
habilidades.
Com relação aos PCNEM, assinale V para a afirmativa verdadeira
e F para a falsa.
( ) A interdisciplinaridade ocupa uma função inovadora e de
destaque, pois é o meio indicado para promover o diálogo
entre as disciplinas listadas na área de Ciências Humanas e
suas Tecnologias.
( ) A opção pelo princípio das “competências e habilidades”
indica o objetivo de superar um modelo de ensino
conteudístico, a favor de um modelo de ensino orientado
para o “aprender a fazer e a conhecer”.
( ) Os temas clássicos indicados permitem introduzir os alunos
nas principais questões e abordagens enfocadas pela História,
pela Sociologia e pela Antropologia, entre outras disciplinas..
As afirmativas são, respectivamente,
O desenvolvimento de uma ciência da sociedade está relacionado à descoberta das relações entre homem, natureza e sociedade. Os filósofos iluministas contribuem para esse processo na medida em que
Com relação às condições para o surgimento da Sociologia como
campo de conhecimento, no século XIX, assinale V para a
afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A percepção de uma ordem e de uma lógica na história
humana desvinculadas do caráter causal dos fenômenos
sociais.
( ) A percepção da história humana como produto imanente da
ação dos fenômenos sociais.
( ) A percepção dos fatos da história humana como pertencentes
a um processo dotado de uma ordenação específica.
As afirmativas são, respectivamente,
As opções a seguir identificam caraterísticas do pós-modernismo, à exceção de uma. Assinale-a.
Analise os fragmentos a seguir.
I. O progresso social consiste, como se crê, em produzir uma
quantidade crescente de artigos mais e mais variados, para
satisfazer as necessidades dos homens; para aumentar a
segurança das pessoas e das propriedades; para estender
nossa liberdade de ação; mas, para quem o compreende bem,
o fundo do progresso social, são as mudanças da estrutura do
organismo social, as quais trouxeram essas consequências.
(Herbert Spencer. Lei e causa do progresso, 1857)
II. Em certo estágio do seu desenvolvimento, as forças
produtivas materiais entram em contradição com as relações
de produção existentes ou, o que é apenas sua expressão
jurídica, com as relações de propriedade, no interior das quais
se tinham movido até então. De formas de desenvolvimento
das forças produtivas, estas relações transformam-se em
entraves das mesmas. Inaugura-se então uma época de
revolução social. Com a alteração da base econômica, alterase
mais lentamente ou mais rapidamente toda a imensa
superestrutura.
(Karl Marx. Contribuição à crítica da economia política, 1859)
O pensamento sociológico do século XIX se fundamentou em
conceitos das ciências naturais e da filosofia da história para
produzir modelos explicativos sobre a interação entre os
fenômenos sociais.
Assinale a opção que identifica corretamente os conceitos
absorvidos pela sociologia presentes, respectivamente, nos
trechos I e II.
A sociedade da informação, para usar a expressão de Manuel
Castells, corresponde às transformações técnicas, organizacionais
e administrativas que têm como principal fator os insumos
baratos de informação propiciados pelos avanços tecnológicos na
microeletrônica e telecomunicações. As transformações em
direção à sociedade da informação definem um novo paradigma,
o da tecnologia da informação, que expressa a transformação
tecnológica em curso e suas implicações com a economia e a
sociedade.
Em relação às características do paradigma da tecnologia da
informação, analise as afirmativas a seguir.
I. Graças às novas tecnologias, predomina a lógica das redes,
uma vez que pode ser implementada em qualquer tipo de
processo.
II. A tecnologia digital favorece a flexibilidade, já que permite
modificar os processos em função de sua alta capacidade de
reconfiguração.
III. A convergência das tecnologias mostra a interligação entre
diversas áreas de saber, graças, por exemplo, à
microeletrônica, à robótica e à inteligência artificial.
Assinale:
“A sociologia nasceu como reflexão crítica sobre uma sociedade
lacerada e contraditória, industrial e capitalista, dividida entre a
ciência e o dinheiro, entre o organicismo e o individualismo.
Todavia, a sociologia que se pode chamar de clássica se definiu
pelo seu otimismo: ela considerou como necessária e possível a
complementaridade da ordem social e da liberdade pessoal
através da interiorização de normas sociais que, por sua vez,
repousam sobre uma concepção ao mesmo tempo universalista e
individualista do ser humano. O conceito central desta sociologia
é o de instituição.”
(Adaptado de TOURAIN, A. Sociologia. Milão: Jaca Book, 1998, p. 25)
Para Alain Tourain, a sociologia clássica conceituou instituição,
em termos de organização social, como
“Um sistema de disposições duráveis e transponíveis que, integrando todas as experiências passadas, funciona a cada momento como uma matriz de percepções, de apreciações e de ações – e torna possível a realização de tarefas infinitamente diferenciadas, graças às transferências analógicas de esquemas”. A definição acima se refere ao conceito sociológico de
Analise os trechos a seguir.
I. Formas de poder exercidas pelos sujeitos dominantes sem a
ação física direta, mas pela imposição de uma visão de
mundo, dos papéis sociais, das categorias cognitivas, das
estruturas mentais por meio das quais o mundo é percebido
e pensado.
II. Mecanismo de poder no qual técnicas disciplinares de
controle concorrem para o estabelecimento de um padrão de
normalidade que é, ao mesmo tempo, um dispositivo de
poder e uma forma de saber.
Os trechos citados descrevem, respectivamente, dois conceitos
sociológicos definidos como