Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 7 de 7 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 7
Questões por página:
Q483690

Na figura a seguir estão representados, de modo resumido, os

níveis de conhecimento químico e suas possíveis relações.



Na figura acima, I, II e III, correspondem, respectivamente,

Carregando...
Q483682

Leia o fragmento a seguir. “De acordo com a perspectiva _____, a aula de química é um espaço de _____ do pensamento químico e de (re)elaboração de _____.”
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

Carregando...
Q483687

Com relação às estratégias de ação propostas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para as aulas de Química no Ensino Médio, analise as afirmativas a seguir. I. A seleção e a organização de temas, conteúdos e habilidades, parte essencial dos processos de ensino e aprendizagem, são suficientes para alcançar as metas almejadas de formação e desenvolvimento de competências.
II. As atividades experimentais merecem especial atenção e tem como finalidade específica confirmar as ideias apresentadas anteriormente pelo professor.
III. O uso do computador no ensino é particularmente importante nos dias de hoje, mas a confiabilidade das fontes de informações deve ser objeto de atenção do professor.
Assinale:

Carregando...
Q483670

Leia o fragmento a seguir. “A Química como ciência tem um campo de sentidos histórico, cultural e discursivamente construído. Segundo Candela (1995), os estudos etnográficos que vêm sendo realizados pelos pesquisadores em Sociologia do Conhecimento Científico têm considerado que, para os cientistas, a ciência realiza-se nas práticas discursivas cotidianas e é uma reflexão e um debate sobre alternativas explicativas.”
(MACHADO, A.H. Aula de Química: discurso e conhecimento. Ed. UNIJUÍ, Ijuí, 3ª ed., 2014)
Entendendo a ciência como discurso, segundo Machado, é possível considerar que
I. a ciência é uma construção social que envolve versões diferentes sobre os temas abordados.
II. a linguagem científica pode possibilitar aos sujeitos uma maneira de pensar/falar sobre o mundo.
III. a linguagem científica possui características próprias como forma de registrar e ampliar o conhecimento científico.
Está correto o que se afirma em

Carregando...
Q483681

Relacione os conceitos que têm sido utilizados por pesquisadores para refletir sobre o ensino de Química/Ciências aos respectivos idealizadores/fundamentos. 1- Construtivismo
2- Aprendizagem significativa
3- Processo de internalização
4- Teoria da enunciação
( ) Constructo fundamental na obra de Vygotsky que aponta para questões relacionadas com a constituição do sujeito.
( ) Foi proposta por Bakhtin que, juntamente com outras noções como as de dialogia e das vozes, considera as interações verbais orais e escritas na produção do conhecimento.
( ) Noção marcada por uma variedade de visões e abordagens, as vezes contraditórias, que busca a valorização das contribuições dos estudantes no processo ensinoaprendizagem. ( ) Admite que a aprendizagem ocorre por meio da “ancoragem” de um novo conhecimento a um conceito já existente na estrutura cognitiva do sujeito.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

Carregando...
Q483686

No ensino de Química, os conteúdos abordados e as atividades desenvolvidas devem ser propostas de forma a promover o desenvolvimento de competências dentro de três domínios, com suas características e especificidades próprias.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, esses três domínios são:

Carregando...
Q483678

Com relação à abordagem histórico-cultural nas aulas de Química, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) As ideias de Vygotsky e Bakhtin constituem-se como referenciais teóricos coerentes.
( ) A linguagem assume, nessa perspectiva, um papel constitutivo na elaboração conceitual.
( ) A história das ciências assume, nesta perspectiva, um papel constitutivo na elaboração conceitual.
As afirmativas são, respectivamente,

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) C
  • 3) C
  • 4) E
  • 5) B
  • 6) A
  • 7) D
  •  

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282