Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 6 de 6 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 6
Questões por página:
Q483088
Provas: FGV - 2016 - SME - SP - Professor - Arte
Disciplina: Artes - Assuntos: Música

Paisagem sonora - corredor é uma instalação de Pedro Palhares

Fernandes, realizada na Cidade Universitária de São Paulo (2005-

2007), inspirada no conceito de paisagem sonora de R. M.

Schafer. O corredor sonoro é formado por canos de PVC

alinhados e suspensos em uma sequência determinada, de modo

a formar uma frase musical.

A respeito desta instalação, de acordo com as propostas do

musicólogo Schafer, assinale V para a afirmativa correta e F para

a falsa.

( ) O objeto dessa instalação sonora é o som do ambiente

expositivo, que resulta das diferentes combinações dos tubos

de PVC.

( ) A música é produzida pelo caminhar do ouvinte e somente

será ouvida se ele passar pelo corredor.

( ) O ritmo da música depende da velocidade com que o fruidor

atravessa o corredor.

As afirmativas são, respectivamente,

Carregando...
Q483090
Provas: FGV - 2016 - SME - SP - Professor - Arte
Disciplina: Artes - Assuntos: Música

Para M. Schafer, “a música é uma organização de sons - ritmo, intensidade, melodia e timbre - com a intenção de ser ouvida”. As afirmativas a seguir indicam ações pedagógicas derivadas desse pressuposto, à exceção de uma. Assinale-a.

Carregando...
Q483087
Provas: FGV - 2016 - SME - SP - Professor - Arte
Disciplina: Artes - Assuntos: Música

Assinale a afirmativa que descreve corretamente um dos objetivos pedagógicos da educação em arte musical, a partir das propostas de R. Murray Schafer e Marisa Fonterrada.

Carregando...
Q483086
Provas: FGV - 2016 - SME - SP - Professor - Arte
Disciplina: Artes - Assuntos: Música

Um docente adaptou a proposta didática de Raymond M. Schafer, apresentada em seu livro “O ouvido pensante”, organizando uma atividade de escuta no supermercado, na qual todos os alunos estariam com os olhos vendados. Esta atividade tinha como objetivo principal

Carregando...
Q483085
Provas: FGV - 2016 - SME - SP - Professor - Arte
Disciplina: Artes - Assuntos: Música

A respeito da relação figura-fundo na escuta musical, leia as

afirmativas a seguir.

I.Por trás de cada peça musical, se oculta outra peça musical,

formada por um mundo de eventos sonoros aceitos como

“silenciosos".

II.Distinguir entre figura e fundo na escuta implica ouvir uma

execução musical, concentrando-se não na música em si, mas

em todos os sons não-musicais exteriores a ela.

III.A atividade de percepção sonora precisa ser realizada em

ambiente acusticamente isolado, de modo que a música

ressoe sobre um fundo neutro.

As teses de Schafer são confirmadas

Carregando...
Q483089
Provas: FGV - 2016 - SME - SP - Professor - Arte
Disciplina: Artes - Assuntos: Música

Relacione os elementos da paisagem sonoro-musical às suas

respectivas definições.

1.Amplitude.

2.Melodia.

3.Ritmo.

4.Timbre.

( ) Característica de um som que distingue um instrumento de

outro, na mesma frequência e intensidade.

( ) Variação de intensidade do som usada em música como um

recurso expressivo.

( ) Mudança de altura obtida pelo movimento do som por

diferentes frequências.

( ) Divisão do som em partes, regulares ou irregulares, articulada

durante o transcorrer do tempo.

Assinale a opção que inidca a relação correta, de cima para baixo.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) D
  • 3) B
  • 4) A
  • 5) D
  • 6) E
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282