Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 3 de 3 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 3
Questões por página:
Q483094
Provas: FGV - 2016 - SME - SP - Professor - Arte
Disciplina: Artes - Assuntos: Dança

"A criança humana não vive dentro do corpo como uma lesma em sua concha. O ser humano vive no mundo com seu corpo". Langeveld, apud MARQUES, Isabel, "Notas sobre o corpo e o ensino da dança". Caderno Pedagógico, Lajeado, 2011, p. 31. Isabel Marques lança um desafio para os professores de dança: educar “pessoas lesmas, corpos conchas” que eventualmente sabem dançar? Ou "educar cidadãos" que se apropriam da dança para fazer alguma diferença no corpo/mundo em que vivemos? Para a autora, a segunda opção pode ser realizada ao usarmos a dança/arte para educar corpos lúdicos, relacionais e críticos. A respeito da proposta de uma educação lúdica, relacional e crítica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A situação educacional lúdica está relacionada à capacidade de criar e transformar, pois brincar abre a possibilidade de desenvolver outro mundo e outro jeito de ser e de viver, de capacitar os corpos a criar suas danças. ( ) A dança é reflexo ou espelho da sociedade e, por isso, pode abrir espaços para que corpos se relacionem consigo mesmos, entre si e com o mundo, reproduzindo as relações estabelecidas em sociedade. ( ) Criticar é a possibilidade de se distanciar e, na dança, é a capacidade de criticar por meio de nossa expressão corporal, o que nos capacita a construir e desconstruir o mundo em que vivemos dançando. As afirmativas são, respectivamente,

Carregando...
Q483093
Provas: FGV - 2016 - SME - SP - Professor - Arte
Disciplina: Artes - Assuntos: Dança

No processo de ensino aprendizagem, o professor deve considerar a dança como

Carregando...
Q483092
Provas: FGV - 2016 - SME - SP - Professor - Arte
Disciplina: Artes - Assuntos: Dança

O docente de artes selecionou as imagens acima e estimulou o

debate sobre a linguagem da dança com algumas perguntas: o

movimento individual obedece algum tipo de coreografia? Existe

uma sequência compartilhada nos movimentos ou eles são

aleatórios? Qual a função da dança nos dois casos?

Com relação aos objetivos desta atividade, analise as afirmativas

a seguir.

I.Despertar o interesse pela dança como atividade coletiva,

capaz de gerar identidade e promover a interação.

II.Compreender e apreciar as diversas danças como

manifestações culturais, sem hierarquizá-las.

III.Estudar a estrutura e o funcionamento do corpo em

movimento para entender o valor dos exercícios físicos.

Assinale:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) B
  • 3) D
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282