Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 6 de 6 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 6
Questões por página:
Q483083


As obras reproduzidas acima são representativas de um

importante movimento que mobilizou as artes plásticas no Rio de

Janeiro, em meados do século XX.

Esse movimento é identificado como

Carregando...
Q483070

Leia o fragmento a seguir. “O modernismo no Ensino da Arte se desenvolveu sob a influência de John Dewey. Suas ideias muitas vezes erroneamente interpretadas ao longo do tempo nos chegaram filosoficamente bem informadas através do educador brasileiro Anísio Teixeira, principal personagem do Movimento Escola Nova na década de 30.De Dewey a Escola Nova tomou principalmente a ideia de arte como experiência consumatória. Identificou este conceito com a ideia de experiência final, erro cometido não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos, nas Progressive Schools. A experiência consumatória para Dewey permeia, ilumina toda a experiência, não é apenas seu estágio final.” (BARBOSA, Ana Mae. “Arte Educação no Brasil: do modernismo ao pósmodernismo”. In: Revista Digital Art& - Número 0 - Outubro de 2003.) Com base no fragmento, analise os trechos a seguir. I.“Uma experiência estética só pode compactar-se em um momento se chegar em um movimento excepcional que abarque em si todas as outras coisas (...). É a conversão da resistência e das tensões, de excitações que em si são tentações para a digressão, em direção a um desfecho inclusivo e gratificante”. II.“A arte pode desenvolver o eu como importante ingrediente da experiência. Como quase todos os distúrbios emocionais ou mentais estão vinculados à falta de autoconfiança, a estimulação da capacidade criadora da criança pode fornecer salvaguarda para tais distúrbios”. III.“Realizar e consumar são funções contínuas, e não meros fins localizados apenas em um lugar. O gravador, o pintor ou o escultor encontram-se no processo de completar algo a cada etapa de seu trabalho”. Assinale a opção que identifica corretamente os trechos que expressam a concepção deweyana de experiência em arte.

Carregando...
Q483082

A partir dos anos 1990, o espaço museológico, à luz da renovação teórico metodológica ocorrida na arte educação, passou a exercer uma nova função educativa. Assinale a opção que identifica corretamente essa função.

Carregando...
Q483098

O professor de Artes, em colaboração com o docente de História, propõe a apreciação e análise do filme “300”, de Zack Snyder (2007). O filme se baseou na série homônima de história em quadrinhos de Frank Miller e trata da Batalha das Termópilas, durante as guerras grego-pérsicas. Em relação às possibilidades metodológicas de trabalhar a relação entre conhecimento histórico e linguagem cinematográfica em sala de aula, analise as afirmativas a seguir. I.O tratamento digital das imagens gera um efeito realista e reforça os estereótipos oriente-ocidente, transformando a batalha entre espartanos e persas em um confronto épico. II.O enquadramento, o movimento da câmera e a trilha sonora são aspectos a serem analisados para avaliar o efeito dramático da narrativa cinematográfica. III.O formato de documentário, ao utilizar uma narrativa realista e fidedigna, transmite maior veracidade sobre o processo histórico. Assinale:

Carregando...
Q483073

A imagem reproduz um quadro de Tarsila do Amaral, ao lado de um trabalho de um aluno, resultado da atividade proposta pelo docente de artes, tendo como base a obra da pintora paulista. imagem O objetivo desta atividade era

Carregando...
Q483096

Arquitetos modernos, como Alvar Aalto, Le Corbusier, Frank O.

Gehry e Mies Van Der Rohe, também se dedicaram ao design de

cadeiras, influenciados pelas diretrizes da Escola Bauhaus.


Assinale a opção que identifica corretamente o princípio que

norteia sua concepção formal.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) D
  • 3) E
  • 4) D
  • 5) A
  • 6) C
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282