A produção de um programa radiofônico jornalístico precisa de músicas para a composição de vinhetas e demais trilhas. Um dos produtores sugeriu, então, que se levantasse por intermédio de pesquisa em sites especializados, quais eram as músicas mais tocadas nas rádios da cidade. A partir daí, seria organizada uma biblioteca de áudio com os arquivos a serem utilizados nas montagens de características, vinhetas, cortinas e BG, por exemplo. Entretanto, como não há qualquer verba disponível para pagamento de direitos autorais, recomenda-se:
O conceito de jornalismo colaborativo tem sido bastante discutido atualmente por conta do grande número de blogs e websites alimentados por usuários não-jornalistas. A origem do jornalismo colaborativo remonta ao período da mídia:
Diversas iniciativas de comunicação cidadã e mídia independente são viáveis economicamente hoje em razão das redes de contato feitas no ambiente digital, que permitem o uso de ferramentas coletivas como:
O uso de mídias sociais por empresas e organizações permite que os usuários, ao contrário do que acontece com as mídias tradicionais, possam:
Uma rede social interna de uma organização, que conta com a participação exclusiva de seus funcionários, constitui um caso de Comunicação:
A premissa dicotômica entre língua e fala foi abordada por
diversos autores, dentre os quais se destaca Roland Barthes.
Segundo ele, “Língua é uma instituição, um corpo abstrato de
coerções; Fala é a parte momentânea dessa instituição, que o
indivíduo extrai e atualiza para atender às necessidades da
comunicação; a Língua é oriunda da massa de falas emitidas, no
entanto toda Fala é extraída da Língua: em história, essa dialética
é a dialética entre estrutura e acontecimento; em teoria da
comunicação, dialética entre código e mensagem" (BARTHES,
Roland. Sistema da Moda, pg. 41, 2009). O teórico e jornalista
Nilson Lage, por sua vez, ao discorrer sobre a linguagem
jornalística, explica que a Língua nacional abriga pelo menos dois
registros de linguagem: o formal e o coloquial. Segundo ele, o
registro formal é uma imposição de ordem política e que o
manejo correto dessa linguagem serve como índice de ascensão
social. Já o registro coloquial é espontâneo e permite maior
expressividade. A partir daí, pode-se inferir que a linguagem
jornalística:
Uma pequena emissora de rádio localizada na periferia de uma capital brasileira faz jus ao rótulo de comunitária. Isso porque ela transmite programação de interesse social vinculada à realidade local, não tem fins lucrativos e tem como meta levar conhecimento e melhorar o nível cultural dos ouvintes. Outro ponto a destacar é que existem mecanismos que garantem a participação da audiência no planejamento da programação e na gestão da rádio. Por fim, é importante destacar que as emissoras radiofônicas comunitárias devem:
Por intermédio de clipping eletrônico, a Assessoria de Imprensa coleta dados sobre a exposição do cliente na mídia. Posteriormente, é organizado um dossiê mensal que tem, dentre outros objetivos, detalhar as empresas jornalísticas que mais noticiaram o cliente a partir das ações da Assessoria de Imprensa. Com relação aos instrumentos de aferição de resultados, é correto afirmar que:
Para realizar uma reportagem, um jornalista acessa a base de
dados da secretaria de segurança de um estado brasileiro, que
disponibiliza informações não tabuladas. Com a ajuda de um
especialista em informática, o jornalista utiliza um programa para
analisar e contextualizar os dados, sem necessidade de tabulação
manual. Esse processo de reportagem se denomina:
Para a realização de uma reportagem assistida por computador (CAR) foi utilizado o Google Spreadsheets. Ao contrário de ferramentas como o Open Office e o Microsoft Excel, o programa utilizado tem como característica ser:
Uma comunidade de usuários, clientes e colaboradores de um órgão público foi formada para compartilhar informações a partir de um fórum de discussão. A forma mais adequada de a gerência de comunicação do órgão em questão atuar junto a essa comunidade é através de táticas para:
As principais características da comunicação do ambiente digital que devem ser levadas em conta na gestão de crises de organizações são:
O YouTube, plataforma pertencente ao Google, permite a distribuição e o compartilhamento de produtos audiovisuais. De acordo com dados de 2015, fornecidos pela própria empresa, o YouTube é uma rede social com um bilhão de usuários ativos na rede, sendo ainda que ela atinge mais adultos, na faixa etária compreendida entre 18 e 34 anos, nos Estados Unidos da América, do que qualquer rede a cabo naquele país. Séries exclusivas, músicas, documentários e entrevistas, por exemplo, podem ser acessados a qualquer momento. O consumo de produtos midiáticos de modo fragmentado é, de certa forma, reflexo da transformação do público a partir do advento de novas tecnologias digitais. Deste modo, é correto afirmar que:
A presidente de uma grande empresa do setor de petróleo e gás foi convidada por uma revista nacional a conceder uma entrevista exclusiva. A pauta estava centrada na tecnologia de prospecção de gás em grandes profundidades e poderia ajudar na consolidação da marca da empresa perante a opinião pública e os investidores. Contudo, no decorrer da entrevista, começaram a ser feitas perguntas que diziam respeito, única e exclusivamente, ao foro privado da presidente. A Assessoria de Imprensa interveio e interrompeu a entrevista, com o aval da entrevistada. Ao agir dessa maneira, a Assessoria:
A primeira referência para a criação de uma Política de Comunicação deve ser a análise do(a):