“É na aparência que os galos brigam ali – na verdade, são os
homens que se defrontam (...). Os homens balineses, ou grande
maioria deles pelo menos, despendem um tempo enorme com
seus favoritos, aparando–os, alimentando–os, discutindo sobre
eles, experimentando–os uns contra os outros, ou apenas
admirando–os, com um misto de admiração embevecida ou
uma auto–absorção sonhadora”.
(GEERTZ, C. “Um jogo absorvente: notas sobre a briga de galos balinesa” In. A
Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1989, pp. 283,285.)
Com relação à concepção de cultura aplicada na análise da
briga de galos, de Clifford Geertz, analise as afirmativas a
seguir.
I. A briga de galos é um costume insólito.
II. A briga de galos é um cálculo hedonista.
III. A briga de galos é um modelo total de vida social.
Assinale:
Analise o fragmento a seguir.
“Este conceito sociológico é utilizado para descrever as desigualdades presentes em qualquer sociedade, tendo sido concebido como “ uma desigualdade configurada entre agrupamentos sociais diferentes”. As diferenças sociais que se apresentam hierarquizadas com base em critérios de riqueza, poder e rpestígio, entre outros, se apoiam uma sobre a outra, sistematizando a sociedade ”.
O fragmento apresenta o conceito de:
Leia o fragmento a seguir.
“A imaginação sociológica exige que pensemos fora das rotinas
familiares de nossas vidas cotidianas, a fim de que as
observemos de modo renovado. Considere o simples ato de
tomar uma xícara de café. Ele não é somente um refresco. Ele
possui valor simbólico como parte de nossas atividades sociais
diárias. Frequentemente, o ritual associado a beber café é
muito mais importante do que o ato de consumir a bebida
propriamente dita. Em segundo lugar, o café é uma droga, por
conter cafeína. O café é uma substância que cria dependência,
mas os viciados em café não são vistos pela maioria das
pessoas na cultura ocidental como usuários de drogas. Como o
álcool, o café é uma droga socialmente aceita, enquanto a
maconha, por exemplo, não o é.” No entanto, há sociedades
que “toleram o consumo da maconha ou, até mesmo, da
cocaína, mas desaprovam o café e o álcool. Os sociólogos estão
interessados no porquê da existência de tais contrastes”.
(Adaptado de GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 24.
Grifos do autor.)
O exercício de análise baseado na imaginação sociológica,
proposto por Anthony Giddens, é um exemplo da adoção de
uma orientação denominada
Leia o texto a seguir, que analisa um aspecto da convivência de diplomatas neófitos durante o período inicial de suas trajetórias na carreira, momento em que passam por um curso de formação no Instituto Rio Branco:
“Vejamos, em primeiro lugar, o questão dos trajes. O regulamento do IRBr diz que as pessoas devem se vestir com traje “passeio completo”, nada mais. Não diz nada em relação a cabelos, acessórios, cores de vestimenta ou outros aspectos da apresentação física. Contudo, esse é um aspecto de grande relevância na casa. Há casos de alunos do IRBr que são repreendidos por vestir camisas escuras, gravatas “coloridas demais”, roupas muito apertadas ou decotadas, brincos ou colares muito grandes. Os casos de repreensão explícita por um superior hierárquico, no entanto, são bastante raros. A repreensão mais comum é silenciosa, feita com um olhar diferente, sentida nas pequenas coisas. Ademais, os próprios alunos controlam uns aos outros, fazendo comentários sobre as vestimentas alheis. É interessante como, principalmente entre os homens, um comentário sobre qualquer peça de vestuário gerava grande incômodo na pessoa. Ao cabo de dois meses no iRBr, é possível perceber um processo de homogeneização no vestuário dos alunos.”.
Ao investigar metodicamente os problemas da vida social, o sociólogo contribui para distinguir entre o conhecimento do senso comum e o conhecimento científico.
As alternativas a seguir apresentam corretamente os temas e procedimentos de pesquisa das principais correntes sociológicas, à exceção de uma. Assinale–a:
O professor propõe uma atividade de pesquisa de opinião
dividindo a turma em três grupos. O primeiro irá fazer uma
pesquisa de opinião na escola perguntando aos entrevistados
qual a importância do sistema de cotas na educação brasileira.
O segundo grupo fará uma pesquisa de opinião pelo bairro, a
partir de um questionário, em que o entrevistado deverá
responder se é a favor ou contra o sistema de cotas. Por fim, o
terceiro grupo promoverá um encontro para discutir o tema
das cotas a partir de um vídeo.
As pesquisas são, respectivamente,
(...) Diferentemente das outras disciplinas escolares, a
Sociologia não chegou a um conjunto mínimo de conteúdos
sobre os quais haja uma unanimidade, sequer há consenso
sobre alguns tópicos ou perspectivas (...). Essa aparente
desvantagem da Sociologia em relação a outras disciplinas
escolares – não ter um corpus definido e consensual – pode
revelar uma vantagem (...) a não existência de conteúdos
consagrados favoreceria uma liberdade do professor não
permitida em outras disciplinas (...).
(BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – Sociologia, 2002.)
As opções a seguir descrevem particularidades do ensino da
Sociologia em sintonia com o texto dos PCNs, à exceção de
uma. Assinale–a.
Analise a imagem a seguir, que reproduz um trecho da Cartilha
do Centro de Cultura Negra (CCN) que circulou em vários
estados brasileiros na década de 1980.
A respeito das reivindicações históricas do Movimento Negro
no Brasil, exemplificadas na Cartilha do CCN e contempladas na
Lei n. 10.639/2003, analise as afirmativas a seguir.
I. A imagem critica o enfoque tradicional pelo qual o papel do
negro na História do Brasil ficava restrito à função de mão–
de–obra e era destituído de capacidade organizativa e
propositiva.
II. A imagem problematiza o caráter eurocêntrico da disciplina
de História, reivindicando um currículo plural com a
inserção de diferentes histórias e culturas no cotidiano
escolar.
III. A imagem incorpora as relações étnico?raciais na educação,
reavaliando o papel do negro na História do Brasil e
reconhecendo as diferenças resultantes do nosso processo
de formação nacional.
Assinale:
Identifique a opção que caracteriza corretamente as relações estabelecidas entre o ethos econômico moderno e a ética racional do protestantismo, segundo Max Weber, em sua obra A ética protestante e o espírito do capitalismo.
Leia o texto a seguir, que têm por objetivo divulgar uma rede social na internet, e analise a figura.
Relacione as características da rede social, descritas no texto ou na imagem, aos respectivos conceitos sociológicos.
I. Avatar (personagem virtual em 3D).
II. Conviver com outras pessoas.
III. Festas Virtuais.
( ) Lugar de sociabilidade
( ) Identidade.
( ) Socialização.
Assinale a opção que apresenta a associação correta entre as características dessa rede social e os conceitos sociológicos pertinentes para sua análise, na ordem de cima para baixo.
Em uma escola de Guarulhos (SP), o professor de Sociologia mobiliza seus alunos para pensar a respeito das possíveis formas de ampliar a representação política na escola. Para tanto, solicita que eles façam uma pesquisa de opinião sobre a experiência política e administrativa que a sua cidade vivencia desde 2001, o Orçamento Participativo (OP). As opções a seguir listam vantagens reportadas pelos entrevistados que vivenciaram efetivamente o funcionamento do OP, à exceção de uma. Assinale–a.
Com o objetivo de despertar o interesse dos alunos, o professor de Sociologia planejou uma atividade com recursos didáticos mais interessantes do ponto de vista do universo dos seus alunos, tomando–os como sujeitos da construção do conhecimento. O professor dividiu a turma em grupos que ficaram responsáveis por selecionar recortes de jornais de ampla circulação.
Um dos grupos apresentou o seguinte recorte:
Analise os fragmentos a seguir.
“A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade
de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da
incolumidade das pessoas e do patrimônio (...)”
(Artigo 144 da Constituição federal de 1988. In
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm)
“O foco unilateral no diagnóstico (...) tem refletido e alimentado
a visão corrente: a segurança pública como sintoma e causa de
determinações estruturais, de natureza socioeconômica. (...)
Nas condições brasileiras, (...) ou haverá segurança para todos,
ou não haverá para ninguém”.
(Luiz Eduardo Soares, In http://carceraria.org.br/wp?
content/uploads/2012/07/Seguranca_Publica_Politicas_Socias.pdf)
Com base nos fragmentos, assinale a opção que identifica
corretamente a relação entre violência e segurança pública
tematizada a partir dos documentos.