Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 2 de 2 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 2
Questões por página:
Q251801

“Outro ponto ajuda a ampliar a interpretação sobre a sociedade colonial. Documentos trouxeram à luz uma vasta camada populacional, situada entre os grandes senhores e os escravos, que se inseria de forma decisiva na dinâmica do setor exportador. (...) A grande lavoura, portanto, não era auto– suficiente. Havia um importante mercado interno que relacionava os mais diversos setores de produção e de serviços aos negociantes que faziam a vez de patrocinadores da empresa colonial agroexportadora.” (FARIA, Sheila de Castro. “A colônia é mais embaixo”. Revista de História da Biblioteca Nacional. in: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/educacao/a– colonia–e–mais–embaixo)
Uma das atividades econômicas da América Portuguesa voltadas prioritariamente para o abastecimento do mercado interno foi

Carregando...
Q251800

Ao trabalhar em sala de aula com imagens de cidades coloniais, o professor apresenta uma gravura holandesa produzida em 1624, no contexto das invasões em Salvador.
Em meio à baía, estão representadas as naus holandesas, contra as quais os canhões das fortalezas portuguesas disparam, envoltos em fumaça.



Em relação aos processos de ocupação, uso e apropriação do espaço urbano na América Portuguesa, representados na fonte iconográfica acima, analise as afirmativas a seguir.
I. A gravura mostra algumas das funções atribuídas ao espaço urbano durante o período colonial, tais como a função comercial e militar.
II. A gravura identifica, para os conquistadores holandeses, os pontos estratégicos de Salvador, como as estruturas de defesa e a topografia do terreno.
III. A gravura retrata as fortificações, característica da ocupação territorial litorânea, construídas para assegurar a exploração de produtos extrativos.
Assinale:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) D
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282