Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 22 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

De acordo com o artigo 4º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos:

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( v ) e as falsas ( f ).

( ) A orientação proposta nos Parâmetros Curriculares Nacionais reconhece a importância da participação construtiva do estudante e, ao mesmo tempo, da intervenção do professor para a aprendizagem de conteúdos específicos que favoreçam o desenvolvimento das capacidades necessárias à formação do indivíduo.

( ) Os PCNs propõem uma concepção de ensino e aprendizagem como um processo que se desenvolve por etapas.

( ) Consta no texto dos PCNs que o objeto de conhecimento é complexo e que o processo cognitivo não acontece por justaposição, senão por reorganização do conhecimento.

( ) De acordo com os PCNs o conhecimento é provisório, uma vez que não é possível chegar de imediato ao conhecimento correto, mas somente por aproximaçõ es sucessivas que permitem sua reconstrução.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

São elementos constitutivos para a organização das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica:

1.Projeto Político-Pedagógico

2.Regimento Escolar

3.Avaliação da aprendizagem

4.Avaliação institucional (interna e externa)

5.Avaliação de redes da Educação Básica

6.Gestão democrática e organização da escola

7.Formação inicial e continuada

8.Plano diretor do município

Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos.

De acordo com a Teoria Histórico-Cultural, a aprendizagem ocorre:

Consta no artigo 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) que o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

1.igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

2.liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.

3.pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

4.respeito à liberdade e apreço à tolerância.

5.existência exclusiva de instituições públicas de ensino.

6.gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais que a educação básica tem a função de garantir condições para que o estudante construa instrumentos que o capacitem para um processo de educação permanente.

Para tanto, é necessário que, no processo de ensino e aprendizagem, sejam exploradas(os):

1.a aprendizagem de metodologias capazes de priorizar a construção de estratégias de verificação e comprovação de hipóteses na construção do conhecimento.

2.o desenvolvimento do espírito crítico capaz de favorecer a criatividade, a compreensão dos limites e alcances lógicos das explicações propostas.

3.a autonomia do sujeito, desenvolvendo o sentimento de segurança em relação às suas próprias capacidades, interagindo de modo orgânico e integrado num trabalho de equipe e, portanto, sendo capaz de atuar em níveis de interlocução mais complexos e diferenciados.

4.as habilidades manuais capazes de formar estudantes capacitados para competir no mercado de trabalho.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A pedagogia , que surge no final dos anos 1970 e início dos 1980, se põe como uma reação de alguns educadores que não aceitam a pouca relevância que a pedagogia libertadora dá ao aprendizado do chamado saber elaborado, historicamente acumulado, que constitui parte do acervo cultural da humanidade.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Complete o excerto abaixo extraído dos Parâmetros Curriculares Nacionais:

Na organização e gestão do currículo, as abordagens________________, ________________, e ________________ requerem a atenção criteriosa da instituição escolar, porque revelam a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

A teoria Humanista tem como precursor:

Complete a frase abaixo de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996).

A educação abrange __________________________________ que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

De acordo com os PCNs, a análise das tendências pedagógicas no Brasil deixa evidente a influência dos grandes movimentos educacionais internacionais, da mesma forma que expressa as especificidades de nossa história política, social e cultural, a cada período em que são consideradas.

Pode-se identificar, na tradição pedagógica brasileira, a presença das seguintes tendências:

São objetivos das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica:

1.Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, execução e avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica.

2.Orientar os cursos de formação inicial e continuada de profissionais da Educação Básica.

3.Formular princípios que considerem a formação humana de sujeitos concretos, que vivem em determinado meio ambiente, contexto histórico e sociocultural, com suas condições físicas, emocionais e intelectuais.

4.Prescrever linearmente atividades de ensino ou estabelecer parâmetros ou diretrizes curriculares que atendam à demanda do mercado financeiro.

Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos.

Dentre as teorias de educação, quais delas são consideradas Teorias não críticas?

1.Tradicional

2.Nova

3.Histórico-cultural

4.Tecnicista

5.Libertária

Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos.

Está expresso no artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:

1.participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.

2.participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

3.participação das crianças a partir dos seis anos de idade na definição das regras de avaliação.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, tanto nos objetivos educacionais que propõem quanto na conceitualização do significado das áreas de ensino e dos temas da vida social contemporânea que devem permeá-las, adotam como eixo:


© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282