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De acordo com o artigo 4º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos:

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( v ) e as falsas ( f ).

( ) A orientação proposta nos Parâmetros Curriculares Nacionais reconhece a importância da participação construtiva do estudante e, ao mesmo tempo, da intervenção do professor para a aprendizagem de conteúdos específicos que favoreçam o desenvolvimento das capacidades necessárias à formação do indivíduo.

( ) Os PCNs propõem uma concepção de ensino e aprendizagem como um processo que se desenvolve por etapas.

( ) Consta no texto dos PCNs que o objeto de conhecimento é complexo e que o processo cognitivo não acontece por justaposição, senão por reorganização do conhecimento.

( ) De acordo com os PCNs o conhecimento é provisório, uma vez que não é possível chegar de imediato ao conhecimento correto, mas somente por aproximaçõ es sucessivas que permitem sua reconstrução.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

De acordo com a visão de criança expressa nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs), o desafio que se coloca para a elaboração curricular e para sua efetivação cotidiana é:


Com relação ao processo de avaliação, conta nos Indicadores de Qualidade na Educação Infantil que:

1.As observações e os registros devem ser contextualizados, isto é, tomando as crianças concretas, em suas histórias de vida, seus ambientes sociais e culturais e co-construtoras de um processo dinâmico e complexo de desenvolvimento pessoal e social.

2.Variados devem ser os registros, tais como a escrita, a gravação de falas, diálogos, fotografias, vídeos, os trabalhos das crianças etc.

3.As professoras anotam, por exemplo, o que observam, as impressões e ideias que têm sobre acontecimentos; descrevem o envolvimento das crianças nas atividades, as iniciativas, as interações entre as crianças etc. E usam esses registros para refletir e tirar conclusões, visando aperfeiçoar a prática pedagógica.

4.As crianças não devem ser envolvidas na avaliação das atividades, pois essa é uma demanda exclusiva das professoras.

5.O objetivo da avaliação é melhorar a forma de mediação do professor para que o processo de aprendizagem alcance níveis sempre mais elevados.

6.A avaliação será sempre da criança em relação às outras crianças.

7.A avaliação ocorre permanentemente e sempre de maneira formal com comprovação, atribuição de conceitos e atitudes que sinalizem punição e correção dos comportamentos indevidos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Consta no artigo 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) que o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

1.igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

2.liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.

3.pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

4.respeito à liberdade e apreço à tolerância.

5.existência exclusiva de instituições públicas de ensino.

6.gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais que a educação básica tem a função de garantir condições para que o estudante construa instrumentos que o capacitem para um processo de educação permanente.

Para tanto, é necessário que, no processo de ensino e aprendizagem, sejam exploradas(os):

1.a aprendizagem de metodologias capazes de priorizar a construção de estratégias de verificação e comprovação de hipóteses na construção do conhecimento.

2.o desenvolvimento do espírito crítico capaz de favorecer a criatividade, a compreensão dos limites e alcances lógicos das explicações propostas.

3.a autonomia do sujeito, desenvolvendo o sentimento de segurança em relação às suas próprias capacidades, interagindo de modo orgânico e integrado num trabalho de equipe e, portanto, sendo capaz de atuar em níveis de interlocução mais complexos e diferenciados.

4.as habilidades manuais capazes de formar estudantes capacitados para competir no mercado de trabalho.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A pedagogia , que surge no final dos anos 1970 e início dos 1980, se põe como uma reação de alguns educadores que não aceitam a pouca relevância que a pedagogia libertadora dá ao aprendizado do chamado saber elaborado, historicamente acumulado, que constitui parte do acervo cultural da humanidade.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Qual teoria de aprendizagem e desenvolvimento humano defende que o brincar é a atividade principal da criança?

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( v ) e as falsas ( f ), tendo como base os Indicadores de Qualidade na Educação Infantil.

( ) A proposta pedagógica não deve ser apenas um documento que se guarda na prateleira. Ao contrário, deve ser um instrumento de trabalho, periodicamente revisto, com base nas experiências vividas na instituição, nas avaliações do trabalho desenvolvido e nos novos desafios que surgem.

( ) É muito importante que as diversas atividades desenvolvidas com as crianças sejam registradas e documentadas, de forma a permitir troca de informações entre a equipe pedagógica, acompanhamento dos progressos realizados pelas crianças e comunicação com as famílias.

( ) Os profissionais que atuam na Educação Infantil precisam elaborar propostas que desenvolvam preferencialmente a dimensão cognitiva.

( ) Para elaborar a proposta pedagógica, a equipe de uma instituição de educação infantil deve se atualizar sobre as orientações legais vigentes e sobre os conhecimentos já acumulados a respeito da educação infantil.

( ) Livros, revistas, materiais acessíveis pela internet, entre outros recursos, são importantes subsídios para fundamentar o planejamento do trabalho pedagógico, a formação em serviço e o relacionamento com as famílias.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Complete a frase abaixo de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996).

A educação abrange __________________________________ que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

De acordo com os PCNs, a análise das tendências pedagógicas no Brasil deixa evidente a influência dos grandes movimentos educacionais internacionais, da mesma forma que expressa as especificidades de nossa história política, social e cultural, a cada período em que são consideradas.

Pode-se identificar, na tradição pedagógica brasileira, a presença das seguintes tendências:

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs) indicam que as instituições de Educação Infantil precisam assegurar as seguintes condições:

1.Garantir a Educação de modo integral, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo.

2.Combater o racismo e as discriminações de gênero, sócio-econômicas, étnico-raciais e religiosas.

3.Conhecer as culturas plurais que constituem o espaço da creche e da pré-escola, a riqueza das contribuições familiares e da comunidade, suas crenças e manifestações, e fortalecer formas de atendimento articuladas aos saberes e às especificidades étnicas, linguísticas, culturais e religiosas de cada comunidade.

4.Dar atenção cuidadosa e exigente às possíveis formas de violação da dignidade da criança.

5.Assegurar o dever da família com a garantia de uma experiência educativa com qualidade a todas as crianças na Educação Infantil.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece os seguintes direitos:

1.Livre expressão (art. 4º).

2.Votar e ser votado (art. 5º).

3.Vida e saúde (arts. 7º a 14).

4.Liberdade, respeito e dignidade (arts. 15 a 18).

5.Convivência familiar e comunitária (arts. 19 a 52).

6.Educação, cultura, esporte e lazer (arts. 53 a 59).

7.Profissionalização e proteção no trabalho (arts. 60 a 69).

Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos.

Está expresso no artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:

1.participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.

2.participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

3.participação das crianças a partir dos seis anos de idade na definição das regras de avaliação.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, tanto nos objetivos educacionais que propõem quanto na conceitualização do significado das áreas de ensino e dos temas da vida social contemporânea que devem permeá-las, adotam como eixo:


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