Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 4 de 4 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 4
Questões por página:
Q733399

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( v ) e as falsas ( f ).

( ) A orientação proposta nos Parâmetros Curriculares Nacionais reconhece a importância da participação construtiva do estudante e, ao mesmo tempo, da intervenção do professor para a aprendizagem de conteúdos específicos que favoreçam o desenvolvimento das capacidades necessárias à formação do indivíduo.

( ) Os PCNs propõem uma concepção de ensino e aprendizagem como um processo que se desenvolve por etapas.

( ) Consta no texto dos PCNs que o objeto de conhecimento é complexo e que o processo cognitivo não acontece por justaposição, senão por reorganização do conhecimento.

( ) De acordo com os PCNs o conhecimento é provisório, uma vez que não é possível chegar de imediato ao conhecimento correto, mas somente por aproximaçõ es sucessivas que permitem sua reconstrução.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Carregando...
Q733393

Consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais que a educação básica tem a função de garantir condições para que o estudante construa instrumentos que o capacitem para um processo de educação permanente.

Para tanto, é necessário que, no processo de ensino e aprendizagem, sejam exploradas(os):

1.a aprendizagem de metodologias capazes de priorizar a construção de estratégias de verificação e comprovação de hipóteses na construção do conhecimento.

2.o desenvolvimento do espírito crítico capaz de favorecer a criatividade, a compreensão dos limites e alcances lógicos das explicações propostas.

3.a autonomia do sujeito, desenvolvendo o sentimento de segurança em relação às suas próprias capacidades, interagindo de modo orgânico e integrado num trabalho de equipe e, portanto, sendo capaz de atuar em níveis de interlocução mais complexos e diferenciados.

4.as habilidades manuais capazes de formar estudantes capacitados para competir no mercado de trabalho.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Carregando...
Q733396

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, tanto nos objetivos educacionais que propõem quanto na conceitualização do significado das áreas de ensino e dos temas da vida social contemporânea que devem permeá-las, adotam como eixo:


Carregando...
Q733395

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( v ) e as falsas ( f ) com relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais.

( ) Os PCNs constituem o primeiro nível de concretização curricular.

( ) São uma referência nacional para o ensino fundamental.

( ) Estabelecem uma meta educacional para a qual devem convergir as ações políticas do Ministério da Educação e do Desporto, tais como os projetos ligados à sua competência na formação inicial e continuada de professores, à análise e compra de livros e outros materiais didáticos e à avaliação nacional.

( ) São referências que precisam ser avaliadas a cada cinco anos.

( ) Têm como função subsidiar a elaboração ou a revisão curricular dos Estados e Municípios, dialogando com as propostas e experiências já existentes, incentivando a discussão pedagógica interna das escolas e a elaboração de projetos educativos, assim como servir de material de reflexão para a prática de professores.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) B
  • 3) D
  • 4) B
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282