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De acordo com o artigo 4º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos:

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( v ) e as falsas ( f ).

( ) A orientação proposta nos Parâmetros Curriculares Nacionais reconhece a importância da participação construtiva do estudante e, ao mesmo tempo, da intervenção do professor para a aprendizagem de conteúdos específicos que favoreçam o desenvolvimento das capacidades necessárias à formação do indivíduo.

( ) Os PCNs propõem uma concepção de ensino e aprendizagem como um processo que se desenvolve por etapas.

( ) Consta no texto dos PCNs que o objeto de conhecimento é complexo e que o processo cognitivo não acontece por justaposição, senão por reorganização do conhecimento.

( ) De acordo com os PCNs o conhecimento é provisório, uma vez que não é possível chegar de imediato ao conhecimento correto, mas somente por aproximaçõ es sucessivas que permitem sua reconstrução.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Consta no artigo 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) que o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

1.igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

2.liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.

3.pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

4.respeito à liberdade e apreço à tolerância.

5.existência exclusiva de instituições públicas de ensino.

6.gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais que a educação básica tem a função de garantir condições para que o estudante construa instrumentos que o capacitem para um processo de educação permanente.

Para tanto, é necessário que, no processo de ensino e aprendizagem, sejam exploradas(os):

1.a aprendizagem de metodologias capazes de priorizar a construção de estratégias de verificação e comprovação de hipóteses na construção do conhecimento.

2.o desenvolvimento do espírito crítico capaz de favorecer a criatividade, a compreensão dos limites e alcances lógicos das explicações propostas.

3.a autonomia do sujeito, desenvolvendo o sentimento de segurança em relação às suas próprias capacidades, interagindo de modo orgânico e integrado num trabalho de equipe e, portanto, sendo capaz de atuar em níveis de interlocução mais complexos e diferenciados.

4.as habilidades manuais capazes de formar estudantes capacitados para competir no mercado de trabalho.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A pedagogia , que surge no final dos anos 1970 e início dos 1980, se põe como uma reação de alguns educadores que não aceitam a pouca relevância que a pedagogia libertadora dá ao aprendizado do chamado saber elaborado, historicamente acumulado, que constitui parte do acervo cultural da humanidade.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Complete a frase abaixo de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996).

A educação abrange __________________________________ que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

De acordo com os PCNs, a análise das tendências pedagógicas no Brasil deixa evidente a influência dos grandes movimentos educacionais internacionais, da mesma forma que expressa as especificidades de nossa história política, social e cultural, a cada período em que são consideradas.

Pode-se identificar, na tradição pedagógica brasileira, a presença das seguintes tendências:

Está expresso no artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:

1.participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.

2.participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

3.participação das crianças a partir dos seis anos de idade na definição das regras de avaliação.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, tanto nos objetivos educacionais que propõem quanto na conceitualização do significado das áreas de ensino e dos temas da vida social contemporânea que devem permeá-las, adotam como eixo:


De acordo com artigo 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), os docentes incumbir-se-ão de:

1.participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

2.elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

3.zelar pela aprendizagem dos alunos.

4.estabelecer regras punitivas para os alunos indisciplinados.

5.ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.

6.colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Consta no artigo 24 da Lei de Diretrizes e Bases:

A carga horária mínima anual será de ____________________ horas para ____________________ e para ____________________ , distribuídas por um mínimo de ______________ dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( v ) e as falsas ( f ) com relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais.

( ) Os PCNs constituem o primeiro nível de concretização curricular.

( ) São uma referência nacional para o ensino fundamental.

( ) Estabelecem uma meta educacional para a qual devem convergir as ações políticas do Ministério da Educação e do Desporto, tais como os projetos ligados à sua competência na formação inicial e continuada de professores, à análise e compra de livros e outros materiais didáticos e à avaliação nacional.

( ) São referências que precisam ser avaliadas a cada cinco anos.

( ) Têm como função subsidiar a elaboração ou a revisão curricular dos Estados e Municípios, dialogando com as propostas e experiências já existentes, incentivando a discussão pedagógica interna das escolas e a elaboração de projetos educativos, assim como servir de material de reflexão para a prática de professores.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

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