Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 7 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Como Assistente de Alunos, sabe-se que as pessoas também podem aprender observando e ouvindo o que acontece com os outros, assim como pela experiência. Aprender pela observação e pela experiência direta é chamado de Aprendizagem Social. Muitos alunos respondem à forma como percebem e definem as consequências, e não as consequências em si, sendo a influência dos modelos o centro da abordagem da aprendizagem social. Quatro processos determinam a influência que um modelo tem sobre o indivíduo. Podemos afirmar que é um Processo da Aprendizagem Social, EXCETO:

Carregando...

Considere a situação a seguir: Um assistente de alunos acompanha uma turma de 25 alunos em uma visita técnica a um museu. Ele é uma pessoa séria e que não gosta de tumulto e de bagunça. Para evitar que os alunos fiquem muito agitados, ele observa o grupo todo e os reagrupa de forma a minimizar possíveis exaltações. Analise as correlações entre termo e exemplo abaixo sobre as simplificações no julgamento dos alunos pelo assistente e marque (V ) para verdadeiro ou (F ) para falso: ( )Efeito Halo: o assistente, ao observar o grupo de alunos, distingue informações que mais lhe chamam a atenção, podendo a partir daí redirecionar os grupos corretamente. ( ) Similaridade assumida: um pequeno grupo de alunos estava mais isolado do restante da turma e mantinha uma conversa em tom ameno. Ao se identificar com esses alunos, o assistente considerou que esse grupo não precisaria ser desfeito. ( ) Estereotipagem: o grupo de alunos estilo “roqueiro” lembrou-lhe de alguns colegas que gostavam de arruaças em seu tempo de escola, por isso deveriam ser rapidamente separados, pois causariam problemas. ( ) Percepção seletiva: o aluno que chegou atrasado e todo desalinhado não deveria ir à visita, certamente, ele é irresponsável. A sequência correta é

Carregando...

Atualmente, há várias discussões acerca da importância da avaliação

escolar e das mudanças necessárias, em que a avaliação

na escola seja um instrumento de transformações, contribuindo

com a aprendizagem.

Relacione a segunda coluna de acordo com primeira.

COLUNA I

1.Forma de avaliação

2.Conteúdo de

avaliação

3.Intencionalidade

da avaliação

4.Vínculo pedagógico

COLUNA II

( ) enfrentar a terrível disputa de sentidos

da avaliação, ou seja, premiar/punir

versus garantir aprendizagem.

( ) avaliar não somente o aluno, ênfase ao

essencial do conteúdo: menos taxionomias

e metalinguagem.

( ) recuperar a significação dos conteúdos,

propiciar metodologia participativa em

sala de aula.

( ) fazer avaliação mais processual; diminuir

a ênfase na avaliação classificató-

ria; desprezar os resultados superados,

produzir aprendizagem, usar erro do

aluno como forma de interação.

A sequencia correta é

Carregando...

Considerando, então, que quem gere a prática pedagógica de

sala de aula é o professor, o assistente de alunos, para ajudá-lo,

deve estabelecer uma dinâmica interativa que facilite o avanço.

Analise as afirmativas abaixo e marque (V ) para verdadeiro ou ( F)

para falso:

( )Acolher o professor em sua realidade, em suas angústias, reconhecimento

das necessidades e das dificuldades.

( )Fazer a crítica dos acontecimentos, ajudando a compreender

a própria participação do professor no problema, a perceber

as suas contradições.

( )Buscar ter pseudo-superações e inserção na ideologia dominante.

( )Engendrar disponibilizando subsídios para resoluções de problemas

A sequência correta é

Carregando...

Práticas objetivas podem ajudar a Coordenação e o Assistente de Alunos na consolidação de uma educação emancipatória. De acordo com essas práticas, I- comprometer-se com a busca de melhores condições de trabalho na escola, tanto do ponto de vista pedagógico quanto comunitário e administrativo. II- comprometer-se em conquistar (e ocupar bem) o espaço de trabalho coletivo constante na escola, sendo que um dos grandes entraves colocados pelos coordenadores é o tempo. III- ter presente que o trabalho coletivo pode se dar no mesmo nível, ou seja, somente no interior da escola, entre os funcionários. IV- empenhar-se interna e externamente à escola para diminuir a rotatividade dos professores, a fim de que possa se constituir efetivamente num grupo de trabalho na instituição. Estão corretas as afirmativas

Carregando...

Entende-se que uma pedagogia para a autonomia se constitui em uma direção defensável para a supervisão, promovendo nos professores e nos seus alunos 'a competência para se desenvolverem como participantes autodeterminados, socialmente responsáveis e criticamente conscientes em (e para além de) ambientes educativos, por referência a uma visão da educação como espaço de emancipação (inter)pessoal e de transformação social'. (Jiménez Raya et al., 2007, p. 1). VIEIRA, Flávia. Para uma visão transformadora da supervisão pedagógica. Educ. Soc. vol.30 no.106 Campinas Jan./Apr. 2009. De acordo com o excerto acima, sabe-se que somente esta visão de educação garantirá que a autonomia do educador se construa em estreita ligação com a autonomia dos educandos e não à sua margem, instituindo a autonomia como interesse coletivo. No cenário proposto, podemos avançar alguns princípios reguladores de uma prática supervisiva de natureza transformadora e orientação emancipatória, EXCETO:

Carregando...

Algumas iniciativas da coordenação pedagógica, com o apoio do

Assistente de Alunos, podem ajudar na elaboração e na realiza-

ção interativa do Projeto de Ensino-Aprendizagem, EXCETO:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) E
  • 3) C
  • 4) C
  • 5) E
  • 6) B
  • 7) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282