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Leia o texto a seguir. Após a posse, o presidente do Peru, Ollanta Humala, fez um aceno ao Brasil: anunciou que promoverá a construção de hidrelétricas em parceria com "estatais regionais". Frisou, contudo, que a demanda doméstica terá prioridade. Brasil e Peru assinaram em 2010 acordos para a construção de ao menos seis grandes hidrelétricas na Amazônia peruana. Alguns dos projetos sofrem resistência de populações indígenas e comunidades locais. O texto ainda está pendente de ratificação pelo Congresso peruano. (http://www.brasilagro.com.br/index.php?noticias/detalhes/4/37547) O conteúdo da notícia pode servir de base para o professor de Geografia abordar, no Ensino Médio,

Observe a imagem


Com base no conteúdo da imagem, o professor de Geografia pode abordar, junto aos alunos do Ensino Fundamental, o tema

Observe a charge.

Com base no conteúdo da charge, o professor de Geografia do Ensino Fundamental pode iniciar o tema das redes de

circulação, discutindo

Leia o texto a seguir. É a área onde os acréscimos de ciência e tecnologia ao território se verificam de modo contínuo. Expressão mais intensa do meio técnico-científico-informacional, essa região abrange os estados do Sudeste (Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo), os estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e dois estados do Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul e Goiás), tendo como polo as metrópoles de São Paulo e do Rio de Janeiro. (Adaptado de http://www.tecsi.fea.usp.br) O conteúdo do texto exprime alguns dos critérios que identificam uma nova região no território brasileiro, denominada

Leia o texto a seguir, sobre a festa de Reis e o Boi-Bumbá de São Tomé de Paripe, em Salvador (BA). Como a festa surgiu, eu não sei, pois é uma coisa que existe há mais de 100 anos. Então é uma coisa que vem passando de pai pra filho, se pressupõe que tenha começado com os escravos, porque aqui era um reduto de escravos e pescadores. Hoje a festa está acabando pela urbanização do local, hoje o que tentamos fazer é resgatar esses valores, nós estamos tentando resgatar isso através do Boi-Bumbá Estrela. (http://www.nepec.com.br/serpa_Espaco_e_cultura22.pdf) Abordando o tema “urbanização e mudanças na vida das cidades”, o professor de Geografia pode usar o conteúdo do texto para exemplificar

Leia o texto a seguir.

A última reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC) não chegou a consenso algum entre os países membros, mas

estabeleceu uma nova relação entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento − até então passivos às regras

estabelecidas pelas grandes potências. Liderado pelo Brasil, Índia e China, o chamado G20+, grupo de países emergentes e em

desenvolvimento, foi criado durante a reunião de Cancún, no México, em 2003, como um basta à tímida participação que esses

países vinham tendo nas negociações comerciais internacionais.

(http://www.comciencia.br)

Um dos principais motivos que levou à formação do G20 foi

Desde, pelo menos, a década de 1980, a China vem ganhando espaço no comércio mundial. No início do século XXI, ela até pode ser denominada a “oficina do mundo”, tamanha a participação dos produtos fabricados na China no comércio mundial. Dentre as razões para o sucesso desse país no comércio mundial, destaca-se

Observe a charge a seguir.

A partir da leitura da charge o professor de Geografia pode destacar que

Observe as imagens do centro de Belo Horizonte.

Trabalhando o tema da espacialidade com os alunos do Ensino Fundamental, o professor de Geografia poderia destacar, nas

fotos, o fenômeno da

Observe as imagens a seguir.

O professor de Geografia, trabalhando no Ensino Fundamental, pode utilizar-se das imagens para abordar o tema

Observe a imagem a seguir.

A imagem destaca uma paisagem agrícola característica

Observe a figura a seguir.

O conteúdo da imagem faz referência

Observe as imagens.


Com base nas imagens, o professor de Geografia pode abordar a relação entre

Observe o gráfico a seguir.

Com base nos conhecimentos sobre as transformações no campo brasileiro, está correto afirmar que as legendas I e II do

gráfico referem-se a

Leia o texto a seguir. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), até a década de 1970, a atividade econômica neste domínio baseava-se na criação extensiva de gado, produção de carvão vegetal e extração de madeira. Ao longo dos últimos 30 anos, a ocupação agrícola tem apresentado desenvolvimento excepcional. Atualmente, são cerca de 98,5 milhões de hectares explorados, dos quais 50 em pastagens cultivadas, 30 em pastos naturais, 15 em cultivos anuais e 3,5 em perenes e florestais. A velocidade na substituição da cobertura vegetal original, a retirada de matas ciliares e o uso intensivo de agrotóxicos e fertilizantes são alguns dos problemas que ameaçam o domínio morfoclimático. (EMBRAPA) O texto apresenta problemas ambientais no domínio

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