Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 19 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Uma solução tampão é usualmente constituído pela combinação de um ácido ou base fraco e um sal originado do mesmo ácido ou base. Entretanto, é possível constituir-se uma solução tampão a partir de um único componente. Um exemplo de um composto que, sozinho em solução, é capaz de agir como um tampão, é

Carregando...

As quantidades máximas de oxigênio molecular gasoso e de água líquida que podem ser produzidas na reação de decomposição de 1 litro de uma solução aquosa 0,4 mol.L-1 de peróxido de hidrogênio é:

Carregando...

Uma reação de precipitação a partir da mistura de duas soluções pode ser escrita representando-se todos os íons envolvidos ou somente os íons que realmente participam da reação, omitindo-se os íons espectadores. Assim, a reação de precipitação de cromato de prata a partir de uma solução de cromato de potássio e de uma solução de nitrato de prata pode ser escrita na forma completa e na forma resumida, respectivamente, como:

Carregando...

Sobre os volumes ocupados por 1 mol de NaCl sólido (densidade = 2 g/mL), 1 mol de H2O líquida (densidade = 1 g/mL) e 1 mol de H2 gasoso, a 25 ºC e 1 atm, pode-se afirmar que

Carregando...

Com relação à limpeza de vidrarias calibradas (volumétricas ou graduadas), assinale a alternativa correta.

Carregando...

A concentração aproximada de uma solução de H2SO4 50%, apresentando uma densidade de 1,40 g/mL, pode ser expressa como:

Carregando...

No que se refere ao uso adequado de vidrarias, considere os itens abaixo. I - Bureta. II - Cadinho. III- Erlenmeyer. IV - Pipeta graduada. V - Pera de separação. Quais itens apresentam as vidrarias que devem ser obrigatoriamente empregadas durante uma titulação de neutralização?

Carregando...

Os compostos 1-butanol e etoxietano são isômeros. Sobre esses compostos, assinale a alternativa correta.

Carregando...

Considere a figura abaixo que apresenta a variação de uma propriedade periódica em função do número atômico.

De acordo com a tendência geral das propriedades periódicas, a propriedade apresentada na figura acima poderia ser

Carregando...

Considere os procedimentos de laboratoristas abaixo. I - Usar jaleco fechado, de manga longa e com comprimento abaixo do joelho. II - Usar lentes de contato. III- Aquecer o líquido volátil em recipiente fechado e de vidro. IV - Rotular todos os frascos de reagentes. V - Dispensar o uso de óculos de segurança após terminar a sua manipulação de reagentes. Quais são procedimentos adequados para um laboratorista lidando com solventes orgânicos?

Carregando...

Bases de Schiff, ou iminas, são compostos obtidos através da reação de desidratação entre moléculas que contenham o grupo carbonila, como aldeídos ou cetonas, e moléculas que contenham a função amina. Um esquema da formação de uma base de Schiff é

Carregando...

Uma mistura que consiste de 12,0 g de Sb 2S3, K2S e Bi2S3 reage completamente com oxigênio molecular, formando-se óxido de antimônio (III), óxido de potássio e óxido de bismuto (III). Sobre esse processo, assinale as afirmações abaixo com V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) A massa de óxidos obtida é maior do que 12 g.

( ) Ocorre oxidação dos cátions causada pelo oxigênio molecular.

( ) Ocorre redução do oxigênio molecular.

( ) Formam-se 4 g de cada óxido.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Carregando...

Um determinado elemento X tem a configuração eletrônica [Kr]4d105s1 . As configurações dos elementos à esquerda, acima, à direita e abaixo desse elemento são, respectivamente:

Carregando...

A reação de epoxidação de olefinas é uma reação em que uma ligação dupla é convertida em epóxido. Um exemplo está apresentado na figura abaixo:


Qual das figuras abaixo representa a técnica mais adequada para quantificar esta reação?

Carregando...

Assinale a alternativa que apresenta, de forma correta, a fórmula unitária e a classificação para os seguintes óxidos, respectivamente: óxido de cálcio, dióxido de carbono, e óxido de alumínio.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) B
  • 3) C
  • 4) D
  • 5) D
  • 6) B
  • 7) A
  • 8) E
  • 9) D
  • 10) A
  • 11) A
  • 12) A
  • 13) D
  • 14) C
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282