Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 15 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q482996

Os terapeutas ocupacionais buscam, em suas práticas em saúde e trabalho, prevenir adoecimentos, tratar, reabilitar e criar condições para o retorno de indivíduos afastados por adoecimentos ligados ao trabalho. Considerando a atuação do terapeuta ocupacional com a análise das atividades profissionais e avaliação dos trabalhadores, é correto afirmar:

Carregando...
Q483002

As profissões da saúde passam atualmente pelo processo de reorientação da formação acadêmica em busca de um perfil de egresso mais capacitado a uma assistência humanizada, de alta qualidade e resolutividade. Neste contexto, um desafio central e comum a todas as profissões da saúde envolve a formação ética de seus estudantes para que desenvolvam competências profissionais e, ao mesmo tempo, de cidadãos prudentes, responsáveis e socialmente comprometidos. Em relação à Ética na atuação profissional no campo da saúde, avalie as afirmativas e assinale a correta: profissional às necessidades do paciente e coletivo social indica a necessidade de construção de uma nova solidariedade engajada para aumento do faturamento no atendimento privado. Uma produtividade voltada ao cuidado às necessidades/ interesses individuais e sociais em saúde solicita um novo engajamento autogestor e coletivo dos sujeitos.

Carregando...
Q483007

“A falta de perspectivas de futuro para o jovem no mundo contemporâneo, mesmo para o profissional qualificado, remete o jovem em situação de grande vulnerabilidade social para um aqui-agora ocupacional, em que apenas algumas atividades sociais e culturais ainda mantêm alguma forma de significado.” (BARROS, 2007). Em relação à atuação do terapeuta ocupacional no campo social, é correto afirmar: (re)experimentar e ressignificar sua relação com o fazer, ao mesmo tempo em que possam (re) estabelecer laços sociais mais voláteis.

Carregando...
Q482995

“O terapeuta ocupacional presta assistência ao ser humano, tanto no plano individual quanto no coletivo, participando da promoção, prevenção de agravos, tratamento, recuperação e reabilitação da sua saúde e cuidados paliativos, bem como estabelece a diagnose, avaliação e acompanhamento do histórico ocupacional de pessoas, famílias, grupos e comunidades, por meio da interpretação do desempenho ocupacional dos papéis sociais contextualizados, sem discriminação de qualquer forma ou pretexto, segundo os princípios do sistema de saúde, de assistência social, educação e cultura, vigentes no Brasil.” (Resolução nº 425/2013). Em relação às normativas do Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional, é correto afirmar que:

Carregando...
Q483001

A promoção da saúde, como uma das estratégias de produção de saúde, ou seja, como um modo de pensar e de operar articulado às demais políticas e tecnologias desenvolvidas no sistema de saúde brasileiro, contribui na construção de ações que possibilitam responder às necessidades sociais em saúde. No SUS, a estratégia de promoção da saúde é retomada como uma possibilidade de enfocar os aspectos que determinam o processo saúde-adoecimento em nosso País – como, por exemplo: violência, desemprego, subemprego, falta de saneamento básico, habitação inadequada e/ ou ausente, dificuldade de acesso à educação, fome, urbanização desordenada, qualidade do ar e da água ameaçada e deteriorada; e potencializam formas mais amplas de intervir em saúde. Em relação à Política Nacional de Promoção de Saúde, assinale a alternativa que apresente um de seus objetivos:

Carregando...
Q483006

O adoecimento é um fenômeno que implica o sujeito e o grupo, sendo um evento tanto social quanto individual. É correto afirmar sobre a atuação do terapeuta ocupacional com comunidades.

Carregando...
Q482999

A ciência do desenvolvimento refere-se ao conjunto de estudos interdisciplinares que se dedicam a entender os fenômenos relacionados com o desenvolvimento humano, englobando as áreas social, psicológica e biocomportamentais. Destacam-se as trajetórias no ciclo de vida do indivíduo, considerando-o como ser biológico inserido em determinado tempo e espaço, o que implica enfatizar as mudanças biológicas, temporais, culturais e sociais. Considerando o exposto, é correto afirmar sobre o desenvolvimento humano.

Carregando...
Q483000

Lançada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) busca pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. Em relação à PNH, assinale a afirmativa correta:

Carregando...
Q483005

Uma equipe pode ser composta por duas ou mais pessoas, que juntas dividem um propósito e trabalham para alcançar uma meta em comum. Sua constituição é diversificada, sendo formada por profissionais recrutados de acordo com a atividade específica a ser desenvolvida. O terapeuta ocupacional tem ampliado sua participação como membro integrante de equipes e frequentemente vem compondo o quadro de profissionais de saúde, de educação, de unidade de tratamento, de trabalho comunitário, de tecnologia assistiva ou de pesquisa. Em relação ao trabalho em equipe, assinale a afirmativa correta.

Carregando...
Q482998

No Brasil, a Atenção Primária em Saúde (APS) se configurou como principal porta de entrada dos usuários aos serviços de saúde, principalmente a partir do estabelecimento constitucional do Sistema Único de Saúde (SUS), e apresenta, como atributos, o acesso, a continuidade do cuidado, a integralidade, a coordenação, a centralidade na família, a orientação para a comunidade e a adequação cultural na atenção à saúde. Para aumentar a resolutividade da APS, foi proposta a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que compreende a família como foco de sua assistência em saúde e prioriza a busca ativa de casos para intervenções precoces, para facilitar o acesso dos usuários às Unidades Básicas de Saúde (UBS), aumentar a cobertura assistencial, proporcionar um acompanhamento longitudinal e integral das famílias, organizando atividades assistenciais baseadas no trabalho multiprofissional. O terapeuta ocupacional atua na ESF através dos NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e também ligadas a projetos de ensino e extensão de universidades. Diversos programas de ação podem ser elaborados pelo profissional visando atender os diferentes grupos populacionais atendidos pelas Unidades Básicas de Saúde. Considerando a atuação do terapeuta ocupacional através de um programa de promoção de saúde com Pessoas Com Deficiência (PCD), através da ESF, assinale a afirmativa correta.

Carregando...
Q483004

Trabalhando no sentido da emancipação e autonomia de pessoas que, por razões ligadas a problemáticas específicas (físicas, sensoriais, psicológicas, mentais e/ou sociais), apresentem, temporária ou definitivamente, dificuldades na inserção e participação na vida social, os terapeutas ocupacionais estão sempre lidando com as desvantagens sociais impostas a sujeitos ou grupos, decorrentes de uma diferença presente em suas existências. No caminho para desfazer ou minimizar essas desvantagens e abrir espaços de sociabilidade, de expressão da diversidade e de enriquecimento das vidas desses sujeitos e grupos, o terapeuta ocupacional participa da defesa por cidadania. Sobre intervenções da Terapia Ocupacional na Saúde Mental, é correto afirmar:

Carregando...
Q483009

A estimulação essencial é conjunto dinâmico de atividades e de recursos humanos e ambientais incentivadores que são destinados a proporcionar à criança, nos seus primeiros anos de vida, experiências significativas para alcançar pleno desenvolvimento no seu processo evolutivo. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, foi um marco na evolução da visão de deficiência pela sociedade, que passou a reconhecer a dignidade de todo ser humano, assegurando o direito de todos à educação pública e gratuita, apoiando o movimento mundial de integração de pessoas com deficiências, em defesa das oportunidades educacionais e sociais para todos. Considerando o exposto é correto afirmar:

Carregando...
Q482997

Um grupo de terapia ocupacional pode ser definido como aquele em que os participantes se reúnem na presença do terapeuta ocupacional, num mesmo local e horário, com o objetivo de realizar uma atividade. Um dos princípios que norteiam a prática desse profissional é a ideia de que o fazer tem efeito terapêutico. Portanto, no contexto grupal, os participantes experimentam outras formas de se relacionar e de vivenciar situações inéditas relativas ao fazer, possibilitando que a ação ganhe um sentido e um significado. Tendo isso em vista, assinale a alternativa correta sobre a atuação do terapeuta ocupacional com grupos.

Carregando...
Q483003

“A Política de Saúde Mental, em seu escorço teórico, no decorrer da última década, passou por importantes e significativas transformações, evoluindo em definitivo de um modelo centrado na referência hospitalar, para um modelo de atenção diversificada, de base territorial/comunitária. É dever de honestidade conceitual e política reconhecer que esse consenso político ainda não se encontra plenamente refletido no conjunto da atenção em saúde mental do SUS, que permanece despendendo parcela significativa de seus recursos com a área hospitalar. Mas, o rumo da Política de Saúde Mental, refletido aqui no conjunto de normas legais reguladoras, é inequívoco, e aponta para a contínua expansão e consolidação desta rede de atenção extra-hospitalar.” (BRASIL. Legislação em saúde mental: 1990-2004 Ministério da Saúde. Brasília, 2004). Com base no exposto, assinale a alternativa correta sobre atos normativos referentes à reestruturação da assistência em Saúde Mental no Brasil.

Carregando...
Q483008

Uma criança recém-nascida e que tem um diagnóstico de alguma desordem neuromotora pode apresentar atrasos ou um maior prejuízo em seu desenvolvimento neuropsicomotor e, portanto, necessita de experiências sensóriomotoras adequadas para dar oportunidade ao desenvolvimento de suas habilidades. Considerando o exposto, assinale a afirmativa correta.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) A
  • 3) B
  • 4) B
  • 5) D
  • 6) C
  • 7) B
  • 8) C
  • 9) D
  • 10) A
  • 11) A
  • 12) B
  • 13) D
  • 14) D
  • 15) A
  •  

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282