Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 13 de 13 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 13
Questões por página:
Q482802

A aplicação de crioterapia não deve ser realizada em:

Carregando...
Q482826

O funcionamento dos sistemas tegumentar,

cardiovascular, linfático e imunológico sofre

influência direta de nossa conduta clínica. A este

respeito, considere as afirmativas abaixo e assinale

a alternativa correta:

I.Linfedema é um aumento de fluído tecidual

decorrente da inflamação ou obstrução causada

por tecido cicatricial, parasitas ou trauma.

II.A imunidade inespecífica pode envolver ações

como expirar ou tossir.

III.Resposta inflamatória é uma sequência de

eventos que envolve a ativação química e celular,

destrói patógenos e ajuda a reparação dos tecidos.

IV.Bradicardia é a FC em repouso também

encontrada em atletas, batimentos de 50-60 BTM.

Carregando...
Q482818

A Resolução nº 424/13 estabelece o Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia. Tendo como base o seu Capítulo II, sobre as responsabilidades fundamentais, e o seu Capítulo X, sobre a divulgação profissional, considere as frases fictícias abaixo e indique aquela que não desrespeita o Código de Ética.

Carregando...
Q482820

Em atendimento a uma idosa, ela refere ter dor “que anda”, a qual se inicia na região lombar, passa pelas nádegas e vai até a parte mais baixa de uma ou das duas pernas, as vezes chegando no hálux. Não foi identificada alteração radiológica nos exames que ela realizou quando começaram as dores intensas (RM e RX). O diagnóstico provável é de ciatalgia (dor ciática), e o teste para comprovação desta patologia é a:

Carregando...
Q482805

As condições ortopédicas mais frequentes no período neonatal relacionam-se com afecções de etiologia congênita, traumatismos obstétricos e infecções. Dentre elas, a Displasia do Desenvolvimento do Quadril (DDQ), em seu grau mais intenso, é chamada de luxação congênita do quadril. Qual teste é realizado para confirmar esse diagnóstico?

Carregando...
Q482812

A gravidade do quadro de pacientes queimados requer minuciosa avaliação, mas os tratamentos iniciais não são diferentes dos realizados para qualquer outro paciente traumatizado. Cuidados com as funções vitais (vias aéreas, respiração, circulação) permanecem sendo prioritários. Embora muito discutida, a fisioterapia respiratória em pacientes queimados tem sido muitas vezes aplicada nesses casos. Em relação ao tratamento e à conduta do profissional de fisioterapia, avalie as afirmações abaixo e julgue se estão corretas a incorretas. I.O profissional deve, em todos os casos, realizar o maior número de manobras de higiene brônquica. Entre elas, a tapotagem, manobras de drenagem postural, pressão manual torácica, facilitação da tosse e aspiração de vias aéreas superiores, com a técnica de Aumento do Fluxo Expiratório (AFE) na SpO2. II.O Peep deve ser utilizado com altos valores para promover uma melhora da oxigenação arterial, através do recrutamento de alvéolos colapsados, porém perfundidos, ou seja, através da diminuição do shunt intrapulmonar. III.O profissional de fisioterapia não deve nunca realizar manobras de tapotagem e vibrocompressão em pacientes queimados, devido à fragilidade do caso.

Carregando...
Q482824

Quanto a dispositivos respiratórios utilizados em reabilitação, faça a correlação do descritivo com o tipo de equipamento: I.Sua função é promover a desobstrução brônquica, auxiliando pacientes hipersecretivos. Semelhante a um cachimbo, no seu interior possui uma bilha de metal acima do cone. Durante a expiração, oferece uma resistência oscilatória ao fluxo. II.É um dispositivo que permite uma carga pressórica linear. Tubo com orifício na extremidade, obstruído por um diafragma e uma válvula com mola regulável. III.É um incentivador respiratório classificado como orientado a fluxo, que possui três cilindros e esferas com diferentes cores, representando dificuldade progressiva na sua elevação. IV.Incentivador de carga pressórica Linear a Volume, possui uma câmara que abriga um disco e permite alcançar o volume desejado, quando o paciente gera um fluxo médio ou lento. Assinale a alternativa que abrange a correlação correta:

Carregando...
Q482800

O Teste de Trendelenburg tem como objetivo avaliar a força de qual musculatura?

Carregando...
Q482791

É considerada desmielinizante a doença causada pela degeneração da mielina, causando fraqueza, coordenação diminuída, dificuldades na marcha e incontinência. Qual das doenças abaixo pode ser caracterizada como doença desmielinizante?

Carregando...
Q482808

RN com IG=32 semanas está em ventilação

mecânica na UTIN. Todos os parâmetros (FC,

FR, saturação periférica de oxigênio) estão sendo

monitorados, e o quadro geral permite realização de

fisioterapia respiratória. Analise os protocolos abaixo

e verifique se são indicados ou contraindicados.

I.Vibração torácica, compressão torácica (CT) e

reequilíbrio toracoabdominal.

II.Vibrador torácico mecânico (VTM), aplicado sob

uma fralda no tórax: 1 minuto no hemitórax direito

(HTD) e 1 minuto no hemitórax esquerdo (HTE),

seguido de 30 segundos na região lateral de cada

hemitórax

III.Manobras de drenagem postural, pressão

manual torácica, facilitação da tosse e aspiração de

vias aéreas superiores, com a técnica de aumento

do fluxo expiratório (AFE) na SpO2.

Carregando...
Q482810

Menina de nove anos é encaminhada para ambulatório de fisioterapia. Estão em uso antiinflamatórios, e há dor intensa na mão direita. A mãe relata que a filha não gosta de atividades físicas e fica muitas horas seguidas no uso de computador, tablet ou celular. O possível diagnóstico é a Tenossinovite Estenosante De Quervain, que abrange o primeiro compartimento dorsal (tendões do abdutor longo e do extensor curto do polegar). Qual será o teste adequado para a sua confirmação?

Carregando...
Q482815

Um paciente de 23 anos teve amputação transfemoral bilateral, após um acidente de moto, e está em alta hospitalar após setenta e seis dias de internação. Quais dos itens a seguir deverão ser considerados para prescrição de uma cadeira de rodas? I.Peso, altura, largura do quadril, profundidade da perna e altura do encosto e apoio de braços removíveis, anti-tombo. II.Ajuste e deslocamento de centro de gravidade e ajuste de mancal. III.Almofada anti escara e de conforto. IV.Rodas com cambagem esportiva. Assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q482822

Com base na anatomia do quadril, qual dos itens está INCORRETO?

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) A
  • 3) C
  • 4) B
  • 5) C
  • 6) D
  • 7) C
  • 8) A
  • 9) A
  • 10) D
  • 11) D
  • 12) A
  • 13) D
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282