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Perlin (1998) em seu texto Identidade Surda e Inclusão

defende a existência de diferentes identidades surdas

tendo em vista que o sujeito se constrói quando

estabelece contatos com o meio e vive situações

diferenciadas de representação. Estas identidades

são: Identidades surdas flutuantes – Identidades

surdas inconformadas – Identidades surdas de

transição – Identidades surdas híbridas – Identidades

surdas. Analise as proposições e, a seguir, assinale a

alternativa que contém apenas proposições

verdadeiras sobre as identidades surdas

inconformadas ou socialmente incapazes:

I.São identidades presentes nos surdos

que foram mantidos sob o cativeiro da

hegemônica representação da identidade

ouvinte e que passam para a comunidade

surda.

II.São identidades em que os ouvintes

veem o surdo como deficiente e os

surdos não conseguem captar a

representação da identidade ouvinte.

III.São identidades em que é visível o

domínio determinante do ouvinte, sendo

os surdos forçados a viverem a situação

imposta como que conformados a ela.

IV.São identidades em que os ouvintes

determinam comportamentos, vida e

aprendizados dos surdos.

Em uma proposta inclusiva, para o aluno com surdez,

o Atendimento Educacional Especializado (AEE)

requer o desenvolvimento de três momentos didáticopedagógicos.

Quais são esses momentos? Analise as

proposições abaixo e, a seguir, assinale a alternativa

que contém a( s) resposta(s ) CORRETA(S ):

I.Momento do Atendimento Educacional

Especializado em Libras na escola

comum, em que todos os conhecimentos

dos diferentes conteúdos curriculares

são explicados nessa língua por um

professor, sendo este preferencialmente

surdo.

II.Momento do Atendimento Educacional

Especializado para o ensino de Libras na

escola comum, no qual os alunos com

surdez terão aulas de Libras, favorecendo

o conhecimento e a aquisição,

principalmente, de termos científicos.

III.Momento do Atendimento Educacional

Especializado para o ensino da Língua

Portuguesa, no qual são trabalhadas as

especificidades dessa língua para

pessoas com surdez.

IV.Momento do Atendimento Educacional

Especializado para o ensino da Língua

Portuguesa em sua modalidade oral, para

que pessoas com surdez possam se

comunicar com mais facilidade com os

ouvintes, facilitando, assim, o processo

de inclusão.

Estudos linguísticos da Libras mostram ser ela um sistema de comunicação que utiliza vários tipos de pronomes, entre eles os pronomes que representam as pessoas do discurso. Qual o sistema pronominal utilizado em LIBRAS para representar essas pessoas, ou seja, que sistema é esse?

Em 2008, o MEC, por meio da Secretaria de Educação Especial, lançou a nova política nacional de educação especial. Nesta política, foi corroborada a educação bilíngue para surdos. Analise as proposições e, a seguir, assinale a alternativa que contém apenas proposições contidas na redação desta política: I.O atendimento educacional especializado para alunos surdos é ofertado tanto na modalidade oral e escrita, quanto na Língua de Sinais. II.Devido à diferença linguística, orienta-se que o aluno surdo esteja com outros surdos em turmas comuns na escola regular. III.Para o ingresso dos alunos surdos nas escolas comuns, a educação bilíngue – Língua Portuguesa/Libras desenvolve o ensino escolar na Língua Portuguesa e na Língua de Sinais, o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para alunos surdos, os serviços de tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa e o ensino de Libras para os demais alunos da escola. IV.Devido à diferença linguística, orienta-se que o aluno surdo seja sempre único em turmas comuns na escola regular.

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