Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 23 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

“Todo o meu romance distribuído, provavelmente, em dez volumes, é feito, na maior parte, da gente mais comum, tão ninguém, que é a minha criaturada grande de Marajó, Ilhas e Baixo Amazonas. Fui menino de beira de rio, do meio do campo, banhista de igarapé. Passei a juventude no subúrbio de Belém, entre amigos, nunca intelectuais, nos salões da melhor linhagem que são os clubinhos da gente de estiva e das oficinas, das doces e brabinhas namoradas que trabalhavam na fábrica. Um bom intelectual de cátedra alta diria: são as minhas essências, as minhas virtualidades. Eu digo tão simplesmente: é a farinha d'água dos meus bijus. Sou um também daqueles lá, sempre fiz questão de não arredar o pé da minha origem e para isso, ou melhor, para enterrar o pé mais fundo, pude encontrar uma filiação ideológica que me dá razão. A esse pessoal miúdo que tento representar nos meus romances chamo aristocracia de pé no chão."

Dalcídio Jurandir, no texto acima, publicado na Folha do Norte, em 23 de outubro de 1960, explicitava não apenas o universo humano de onde provinha e que lhe interessava, mas também a existência de uma lente ideológica através da qual focava tal universo. Qual dos excertos abaixo é exemplo cristalino dessa perspectiva a que se filiou e do foco nos “pés descalços"?

Carregando...

A coesão textual diz respeito

Carregando...

Polissemia é a propriedade que um enunciado tem de

Carregando...

A linguagem coloquial apresenta

Carregando...

Para a semântica, duas palavras são consideradas sinônimas se

Carregando...

A porção textual que não está diretamente relacionada com o tópico discursivo precedente nem com o que lhe segue é chamada de

Carregando...

A um conjunto de variantes linguísticas dá-se o nome de

Carregando...

Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão.

O referente do elemento coesivo grifado NÃO está corretamente indicado em

Carregando...

Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão.

Contém expressão própria da linguagem informal o trecho

Carregando...

“Fatal foi teres chegado de manhãzinha, teus olhos de sono, quando ainda a cidade se espreguiçava e teres visto o casario, as ruelas tortuosas, os homens a gritar nomes e coisas.

[...]

Ao saltares dessas águas barrentas, ao abandonares sem saudade, rápido se perdeu o teu barco entre os tantos aportados naquele cais. Fatal foi tropeçares e seguires aos solavancos pelas ruas achando que eram de boas-vindas os olhares. Ao pé do casarão mal iluminado fatal foi pensares que ofereciam vida nova, pois ouviste os sinos.

A família dormia ainda. Soubeste logo que havia menino, que havia menina, um doutor e sua mulher a quem devias servir, branca e alta mulher.

[...]

Diante da mão espalmada, retorno ao meu ofício e aceito ler teu destino mas, te adianto, não vejo mais

- pesada hora - rastro sequer de fortuna, perdeu‐se a do coração.

Cheia de pejo e de dó vou te esconder, Ó senhora, que fatal foi te roubarem a linha da vida."

Sobre o trecho acima, retirado do conto “Velas. Por quem?", de Maria Lúcia Medeiros (1990, p. 11-13), pode-se afirmar que

Carregando...

Nos textos em que a progressão é estabelecida mediante o emprego das mesmas estruturas sintáticas preenchidas com itens lexicais diferentes ocorre

Carregando...

Costuma-se considerar como característica específica da linguagem culta

Carregando...

A paráfrase é um dos mecanismos de

Carregando...

Estudiosos da variação consideram que a fala e a escrita encontram-se em um continuum por se tratarem de modalidades linguísticas

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) D
  • 3) B
  • 4) E
  • 5) E
  • 6) E
  • 7) A
  • 8) E
  • 9) D
  • 10) C
  • 11) E
  • 12) D
  • 13) B
  • 14) D
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282