Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 10 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d

Em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: Assinale a alternativa CORRETA referente ao artigo citado acima:

Analise o relato a seguir :A partir de um projeto maior – Resgatando Brincadeiras Infantis – busquei uma forma diferenciada de trabalhar com jogos ebrincadeiras em sala de aula. Para isso, selecionei três reproduções de pinturas de dois artistas nacionais e um estrangeiro que apresentam brincadeiras infantis como tema para que as crianças fizessem suas leituras a partir dessas imagens. Na sala de aula com as crianças sentadas em roda, apresentei as reproduções das três obras para as crianças, cada uma delas em um momento diferente do projeto. Primeiro eu mostrava a obra ao mesmo tempo para todas as crianças e deixava que elas falassem suas impressões sobre a mesma. Em seguida, eu passava a imagem para que cada criança olhasse-a em suas mãos e, individualmente, fizesse comentários sobre ela. Nesse momento, todas as crianças presentes falavam sobre a imagem. Nenhum dos alunos negou-se a expressar suas opiniões sobre as pinturas, o que possibilitou que esses momentos fossem riquíssimos. Nesse sentido a citação apresenta uma ação docente que possibilitou o que?

Assinale a alternativa CORRETA.

O planejamento inclui diagnóstico e fundamentação, ou seja, para planejar é preciso conhecer o contexto ao qual o planejamento se aplica e é preciso estudar, fundamentar o planejamento. [...] A prática, a realização do método, inicia-se pela sua explicação, esclarecendo seu encaminhamento, para que realizem as técnicas (procedimentos, estratégias) e atividades (ações, “exercícios", questões) pertinentes ao conteúdo e ao contexto. [...] A avaliação é feita sobre o contexto, os processos e os resultados do método, sobre a sua prática, sobre o seu desempenho e a participação de professores e alunos, observando-se, sobretudo, a garantia da aprendizagem do conhecimento e seus aspectos e conceitos essenciais. Sendo assim é possível compreender que o planejamento é constituído.

Assinale a alternativa CORRETA.

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica. Assinale a alternativa CORRETA, sobre a finalidade da educação infantil:

Sobre os princípios Educativos na Educação Infantil: Diversidade e singularidade, Democracia, sustentabilidade e participação, Indissociabilidade entre educar e cuidar, Ludicidade e brincadeira e Estética como experiência individual e coletiva. Sobre Ludicidade e brincadeira é CORRETO afirmar:

Para a criança, a arte é algo muito diferente e constitui, primordialmente, um meio de expressão. Não existem duas crianças iguais e, de fato, cada criança difere até do seu anterior, à medida que constantemente cresce que percebe que compreende e interpreta o seu ambiente. A criança é um ser dinâmico: para ela, a arte é uma comunicação do pensamento. Vê o mundo de forma diferente daquela como representa e, enquanto desenvolve sua expressão muda. Assinale a alternativa CORRETA referente a citação acima:

A linguagem não depende necessariamente do som. Há, por exemplo, a linguagem dos surdos-mudos e a leitura dos lábios, que é também interpretação de movimentos. Na linguagem dos povos primitivos, os gestos têm um papel importante e são usados juntamente com o som. Em princípio, linguagem não depende da natureza do material que utiliza (VIGOTSKI). Nesse sentido é possível classificar os distúrbios da linguagem, tais como:

Assinale a alternativa CORRETA.

Observe os transtornos da aprendizagem apresentados abaixo e assinale a alternativa que representa a definição CORRETA: o transtorno da leitura, o transtorno da matemática e o transtorno da expressão escrita.

Com base no desenvolvimento da aprendizagem e as funções cognitivas: percepção, memória, funções executivas e da linguagem. É possível afirmar que a criança realiza as quatro etapas durante o processo da aprendizagem. Sendo assim qual é a ordem desse processo na aquisição da aprendizagem? Assinale a alternativa CORRETA.

Os projetos de trabalho como postura pedagógica, devem apresentar alguns aspectos fundamentais: EXCETO:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282