Em relação ao modo como se deve ocorrer a
avaliação na educação infantil, são apontadas
pelas Diretrizes Curriculares Nacionais o seguinte:
Art. 10 As instituições de Educação Infantil devem
criar procedimentos para acompanhamento do
trabalho pedagógico e para avaliação do
desenvolvimento das crianças, sem objetivo de
seleção, promoção ou classificação, garantindo:
Assinale a alternativa que define o objetivo
garantido no Artigo 10 das Diretrizes Curriculares
Nacionais:
O Ministério da Educação – MEC –,
comprometido com a construção e a
disponibilização de referências para que a
professora da educação infantil seja autora de
uma prática pedagógica que respeite a criança e o
seu direito de frequentar creches e pré- escolas de
qualidade, elegeu como temas a serem
problematizados, a partir da Revisão das
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
Infantil (Parecer CNE/CEB 20/2009 e Resolução
CNE/CEB Nº05/2009 ), a leitura, a escrita e as
práticas pedagógicas destinadas a crianças de
zero a seis anos. Este texto foi elaborado a partir
de alguns encontros com especialistas da área
educacional, e esperam-se que sua discussão
incorpore, a partir de sua publicação no sítio
virtual do Ministério, mais contribuições, sobretudo
dos profissionais que atuam na educação básica.
Neste texto, a concepção que se pretende afirmar
como referência para o trabalho com a linguagem
escrita na educação infantil se baseia nos
seguintes pressupostos:
- A educação infantil tem uma identidade própria,
constituída a partir das características dos sujeitos
aos quais ela se destina ? as crianças e sua
forma de se relacionar com o mundo e de
construir sentido para o que experimentam.
II- O trabalho com a linguagem escrita deve
respeitar a criança como produtora de cultura. O
termo linguagem escrita refere-se, neste texto, às
produções que se realizam por meio da escrita e
aos resultados do uso social que se faz desse
objeto do conhecimento.
III- A brincadeira, forma privilegiada de a criança
se manifestar e produzir cultura, são o elemento
central para a constituição da ação educacional e
deve ser entendida como fonte de conhecimento
sobre a criança e sobre seu processo de
apropriação e de produção de cultura. Entendendo
a criança como um sujeito de direitos, a creche e a
pré-escola devem ser espaços de garantia do
direito à brincadeira.
De acordo com o apresentado acima assinale:
“Segundo Paulo Freire avaliar é o exercício de
um olhar sensível e cuidadoso ao outro, dito de
outro modo, é a parte do exercício de
“amorosidade” que o ato educativo encerra.”
No que se refere à Educação Infantil, a
importância dada ao processo avaliativo não deve
ser diferente.
Assinale a alternativa CORRETA:
Contemplar o cuidado na esfera da instituição
da Educação Infantil significa compreendê-lo
como parte integrante da educação, embora
possa exigir conhecimentos, habilidades e
instrumentos que extrapolam a dimensão
pedagógica. Ou seja, cuidar de uma criança em
um contexto educativo demanda a integração de
vários campos de conhecimentos e a cooperação
de profissionais de diferentes áreas. Segundo
Piaget (1978 ), “O conhecimento lógico-matemático
é uma construção que resulta da ação mental da
criança sobre o mundo, construído a partir de
relações que a criança elabora na sua atividade
de pensar o mundo, e também das ações sobre os
objetos”.
Julgue as afirmativas:
I- A organização espaço-temporal na Educação
Infantil é trabalhada por meio do calendário. Para
isso, os alunos deverão ser estimulados a fazer
perguntas e a dar respostas que distingam o dia e
a noite; o passado, o presente e o futuro; os dias
da semana; os meses do ano etc.
II- Para que o conhecimento matemático se efetive
na Educação Infantil, é necessário que, em toda
situação apresentada em sala de aula, o professor
teça comentários, formule perguntas, provoque
desafios e incentive a verbalização e a
representação escrita do aluno. Isso vai permitir
que este façam descobertas, exponha e
argumente ideias próprias, estabeleça relações,
organize o pensamento e localize-se
espacialmente.
III- Ao apresentar os recursos lógico-matemático
aos alunos, o professor deve explorá-los sozinho
para posteriormente possibilitar a aquisição de
saberes ás crianças como óbvio, desafiando-os a
descobrir conhecimentos relativos à organização
espaço-temporal.
IV- Ressaltamos que há um trabalho específico,
diferenciado e de acordo com a faixa etária a ser
feito com o calendário. E não se devem tratar os
conteúdos da Educação Infantil como únicos e
abstratos, os quais o professor deve simplesmente
transmitir aos alunos; ao contrário devemos
trabalhar desde a Educação Infantil a partir dos
conhecimentos que a criança possui, e por meio
desses realizar mediações pedagógicas que
possam auxiliar na [re] elaboração de conceitos
por parte das crianças.
Assinale a alternativa que indica todas as
afirmativas CORRETAS: