Os Parâmetros Curriculares Nacionais, Arte
tem uma função tão importante quanto à dos
outros conhecimentos no processo de ensino e
aprendizagem. A área de Arte está relacionada
com as demais áreas e tem suas especificidades.
Assinale a alternativa CORRETA, segundo a
proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais:
Em 1922 ocorreu uma das grandes aspirações
que buscava renovar o ambiente artístico e
cultural do Brasil, produzindo uma arte brasileira
afinada com as tendências vanguardistas
europeias, sem, contudo, perder o caráter
nacional; o que contou com a participação de
escritores, artistas plásticos, músicos, entre
outros.
Esse movimento ficou conhecido como:
Na década de 1920 e início da década de 1930 que encontramos as primeiras tentativas de escolas especializadas em arte para crianças e adolescentes, inaugurando o fenômeno da arte como atividade extracurricular. Em São Paulo, foi criada a Escola Brasileira de Arte conhecida através de Theodoro Braga5 seu mais importante professor. A Escola Brasileira de Arte funcionava em uma sala anexa ao grupo Escolar João Kopke e lá as crianças das escolas públicas de oito a catorze anos, com talento (havia provas de desenho), podiam gratuitamente estudar música, desenho e pintura e eram contra o método de copia de estampas e defendia assim um ensino de arte voltado para:
A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta
terça-feira (03 ) a lei n° 13.278/16, que incorpora
teatro, artes visuais e dança ao currículo do
ensino básico brasileiro – educação infantil e
ensinos fundamental e médio. As práticas agora
fazem parte do conteúdo obrigatório da disciplina
de artes, que, até então, contemplava apenas o
ensino de música. De acordo com a lei, escolas
públicas e privadas têm cinco anos para se
adequar aos novos parâmetros.
Assinale a alternativa CORRETA:
Os pressupostos teóricos para a valorização
da arte na ‘escola nova’ no Brasil foram
principalmente inspirados em John Dewey e
defendidos por seu ex-aluno Anísio Teixeira e
incorporados às Reformas Educacionais do
Distrito Federal de Fernando Azevedo e pelas
Reformas de Atílio Vivacqua no Espírito Santo, de
Carneiro Leão em Pernambuco e Francisco
Campos em Minas Gerais. As interpretações
diversificadas das ideias de John Dewey
conduziram a caminhos distintos o ensino da arte
no Brasil: à observação naturalista; à arte como
expressão de aula; como introjeção da apreciação
dos elementos do desenho (deturpada na prática
do desenho pedagógico). Os primeiro escritos de
Dewey sobre arte e ensino da arte foram
exatamente escritos que maior influência exerceu
sobre a arte na educação no Brasil.
E podem ser classificados como:
Artes plásticas que utilizam os elementos da
cultura de massa e da sociedade de consumo
surgem na década de 50. No Reino Unido ganha
força, e nos EUA usa a linguagem da publicidade
e da televisão, os ídolos populares são a base da
criação e o principal nome do movimento é Anoy
Warhol.
Assinale a alternativa CORRETA:
Julgue as afirmativas:
I- Nas escolas de Educação Infantil e de Ensino
Fundamental a organização do trabalho de
professores e alunos com a arte implica
necessariamente a explicação, do que se entende
por arte e por sua importância no cotidiano
escolar.
II- Com relação à arte, existem teorias que podem
contribuir para o desenvolvimento estético e crítico
dos alunos, principalmente no que se refere aos
processos de apreciação artística. São teorias que
incorporam o relacionamento com as práticas e o
acesso ao conhecimento da arte, mas sem a
pretensão de atingir uma verdade única.
III- A educação em arte propicia o
desenvolvimento do pensamento artístico, que
caracteriza um modo particular de dar sentido às
experiências das pessoas: por meio dele, o aluno
amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a
linguagem.
IV- Aprender arte envolve, unicamente, fazer
trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles.
Assinale a alternativa CORRETA:
A arte é uma criação humana com valores
estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta)
que sintetizam as suas emoções, sua história,
seus sentimentos e a sua cultura. É um conjunto
de procedimentos utilizados para realizar obras, e
no qual aplicamos nossos conhecimentos.
Apresenta-se sob variadas formas como: a
plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro,
a dança, a arquitetura etc. “Em fim do século XIX
surge um movimento artístico que defende a
liberdade de criação e valoriza a emoção, as
obras valorizaram a individualidade, o sofrimento
amoroso, a natureza e o passado”. O movimento é
influenciado pelo francês Jean-Jacques Roussean
e na pintura o ícone foi o espanhol Francisco
Goya.Trata-se do:
A arte, ou expressão artística, é um dos
maiores instrumentos de avaliação que o
educador pode contar. Através dela, pode-se
avaliar o grau de desenvolvimento mental das
crianças, suas predisposições, seus sentimentos,
além de estrutura a capacidade criadora,
desenvolver o raciocínio, imaginação, percepção e
domínio motor, assim podemos dizer que as artes
visuais representam um conjunto de
manifestações artísticas, por exemplo, a pintura,
escultura, desenho, arquitetura, artesanato, teatro,
fotografia, cinema, dança, design, arte urbana,
dentre outros. Nas últimas décadas, as artes
visuais passarem a ser importantes ferramentas
de aprendizagem desde a infância, posto que ela
desperta a sensibilidade estética e estimula a
criatividade e a reflexão dos estudantes, a partir
de outro tipo de linguagem “a linguagem visual”, a
qual agrega valor à linguagem escrita, mais
recorrente no âmbito escolar.
Assinale a alternativa CORRETA quanto ao
conceito de Arte Sacra:
"O Grito" é uma das obras mais importantes
do movimento artístico:
Assinale a alternativa que identifica esse
movimento: