Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 10 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, Arte tem uma função tão importante quanto à dos outros conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem. A área de Arte está relacionada com as demais áreas e tem suas especificidades.
Assinale a alternativa CORRETA, segundo a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais:

Em 1922 ocorreu uma das grandes aspirações que buscava renovar o ambiente artístico e cultural do Brasil, produzindo uma arte brasileira afinada com as tendências vanguardistas europeias, sem, contudo, perder o caráter nacional; o que contou com a participação de escritores, artistas plásticos, músicos, entre outros.
Esse movimento ficou conhecido como:

Na década de 1920 e início da década de 1930 que encontramos as primeiras tentativas de escolas especializadas em arte para crianças e adolescentes, inaugurando o fenômeno da arte como atividade extracurricular. Em São Paulo, foi criada a Escola Brasileira de Arte conhecida através de Theodoro Braga5 seu mais importante professor. A Escola Brasileira de Arte funcionava em uma sala anexa ao grupo Escolar João Kopke e lá as crianças das escolas públicas de oito a catorze anos, com talento (havia provas de desenho), podiam gratuitamente estudar música, desenho e pintura e eram contra o método de copia de estampas e defendia assim um ensino de arte voltado para:

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta terça-feira (03 ) a lei n° 13.278/16, que incorpora teatro, artes visuais e dança ao currículo do ensino básico brasileiro – educação infantil e ensinos fundamental e médio. As práticas agora fazem parte do conteúdo obrigatório da disciplina de artes, que, até então, contemplava apenas o ensino de música. De acordo com a lei, escolas públicas e privadas têm cinco anos para se adequar aos novos parâmetros.
Assinale a alternativa CORRETA:

Os pressupostos teóricos para a valorização da arte na ‘escola nova’ no Brasil foram principalmente inspirados em John Dewey e defendidos por seu ex-aluno Anísio Teixeira e incorporados às Reformas Educacionais do Distrito Federal de Fernando Azevedo e pelas Reformas de Atílio Vivacqua no Espírito Santo, de Carneiro Leão em Pernambuco e Francisco Campos em Minas Gerais. As interpretações diversificadas das ideias de John Dewey conduziram a caminhos distintos o ensino da arte no Brasil: à observação naturalista; à arte como expressão de aula; como introjeção da apreciação dos elementos do desenho (deturpada na prática do desenho pedagógico). Os primeiro escritos de Dewey sobre arte e ensino da arte foram exatamente escritos que maior influência exerceu sobre a arte na educação no Brasil.
E podem ser classificados como:

Artes plásticas que utilizam os elementos da cultura de massa e da sociedade de consumo surgem na década de 50. No Reino Unido ganha força, e nos EUA usa a linguagem da publicidade e da televisão, os ídolos populares são a base da criação e o principal nome do movimento é Anoy Warhol.
Assinale a alternativa CORRETA:

Julgue as afirmativas: I- Nas escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental a organização do trabalho de professores e alunos com a arte implica necessariamente a explicação, do que se entende por arte e por sua importância no cotidiano escolar.
II- Com relação à arte, existem teorias que podem contribuir para o desenvolvimento estético e crítico dos alunos, principalmente no que se refere aos processos de apreciação artística. São teorias que incorporam o relacionamento com as práticas e o acesso ao conhecimento da arte, mas sem a pretensão de atingir uma verdade única.
III- A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a linguagem.
IV- Aprender arte envolve, unicamente, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles.
Assinale a alternativa CORRETA:

A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura. É um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos.
Apresenta-se sob variadas formas como: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura etc. “Em fim do século XIX surge um movimento artístico que defende a liberdade de criação e valoriza a emoção, as obras valorizaram a individualidade, o sofrimento amoroso, a natureza e o passado”. O movimento é influenciado pelo francês Jean-Jacques Roussean e na pintura o ícone foi o espanhol Francisco Goya.Trata-se do:

A arte, ou expressão artística, é um dos maiores instrumentos de avaliação que o educador pode contar. Através dela, pode-se avaliar o grau de desenvolvimento mental das crianças, suas predisposições, seus sentimentos, além de estrutura a capacidade criadora, desenvolver o raciocínio, imaginação, percepção e domínio motor, assim podemos dizer que as artes visuais representam um conjunto de manifestações artísticas, por exemplo, a pintura, escultura, desenho, arquitetura, artesanato, teatro, fotografia, cinema, dança, design, arte urbana, dentre outros. Nas últimas décadas, as artes visuais passarem a ser importantes ferramentas de aprendizagem desde a infância, posto que ela desperta a sensibilidade estética e estimula a criatividade e a reflexão dos estudantes, a partir de outro tipo de linguagem “a linguagem visual”, a qual agrega valor à linguagem escrita, mais recorrente no âmbito escolar.
Assinale a alternativa CORRETA quanto ao conceito de Arte Sacra:

"O Grito" é uma das obras mais importantes

do movimento artístico:



Assinale a alternativa que identifica esse

movimento:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282