De acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos Art. 3º A Educação em Direitos Humanos, com a finalidade de promover a educação para a mudança e a transformação social, fundamenta-se nos seguintes princípios: Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os princípios:
Assinale a alternativa CORRETA relacionada a escola, no desempenho de sua função social de formadora de sujeitos históricos:
No ensino fundamental a organização do currículo por áreas de conhecimento assumiu a seguinte configuração: EXCETO:
Conforme as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos complete com a alternativa CORRETA o Art.2º A Educação em Direitos Humanos, um dos eixos fundamentais do direito à educação, refere-se ao uso de concepções e práticas educativas fundadas nos Direitos Humanos e em seus processos de:
A principal função da forma de avaliação é verificar o que o aluno aprendeu e tomar uma base de decisão para aperfeiçoar subsequentemente o processo ensino-aprendizagem na busca de melhores resultados. Assinale V(verdadeiro) e F(falso) sobre avaliação diagnóstica e formativa: ( )A avaliação formativa permite ao professor detectar e identificar deficiências na forma de ensinar. ( )A avaliação formativa identifica a realidade dos alunos que irão participar do processo aprendizagem. ( )A avaliação diagnóstica identifica as causas de dificuldades recorrentes na aprendizagem. ( )A avaliação diagnóstica é aquela que tem como função controlar. ( )A avaliação formativa o aluno toma conhecimento dos seus erros e acertos e encontra estimulo para continuar os estudos de forma sistemática. Assinale a sequência CORRETA:
O Projeto Político Pedagógico da escola possui princípios, dimensões e estrutura. São princípios do Projeto Político Pedagógico:
Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica A entrada de crianças de 6 (seis) anos no Ensino Fundamental implica assegurar-lhes garantia de aprendizagem e desenvolvimento pleno, atentando para a grande diversidade social, cultural e individual dos alunos, o que demanda espaços e tempos diversos de aprendizagem. Sendo assim os três anos iniciais do Ensino Fundamental devem assegurar: EXCETO:
A estrutura básica de um Projeto Político Pedagógico compreende os seguintes componentes. Analise as afirmativas sobre esses componentes: I- Marco Referencial: Representa um conjunto dos valores nos quais a comunidade escolar acredita e das aspirações que têm em relação à aprendizagem dos alunos. II- Marco Operacional: Caracterização da escola e da comunidade escolar. III- Marco Conceitual: Corresponde à definição dos pressupostos e à fundamentação teórica que nortearão o trabalho pedagógico da escola. IV- Marco Situacional: Ações a serem desenvolvidas. Estão CORRETAS as afirmativas:
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, complete as lacunas a seguir: Os conhecimentos escolares podem ser compreendidos como o conjunto de conhecimentos que a escola seleciona e transforma, no sentido de torná-los passíveis de serem ensinados, ao mesmo tempo em que servem de elementos para a formação_________,__________e_________do aluno.
O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. Diante dessa proposição analise as afirmativas abaixo: I- A educação especial é uma modalidade de ensino que atende alguns níveis, etapas e modalidades de ensino. II- O atendimento educacional especializado disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular. III- Do nascimento aos dez anos, o atendimento educacional especializado se expressa por meio de serviços de estimulação precoce, que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os serviços de saúde e assistência social. IV- Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo oferta obrigatória dos sistemas de ensino. Estão CORRETAS as afirmativas.
Os sistemas de ensino devem regulamentar a gestão democrática por meio de dois instrumentos fundamentais. EXCETO:
Existem diferenças entre os processos alfabetização e letramento. Assinale a alternativa CORRETA que define letramento: