Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 15 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Sabendo que a aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais. Assinale V (verdadeiro) e F(falso) nas afirmativas abaixo:
( ) A linguagem oral é apenas vocabulário, lista de palavras ou sentenças.
( ) A linguagem escrita possibilita comunicar ideias, pensamentos e intenções de diversas naturezas, influenciar o outro e estabelecer relações interpessoais.
( ) Para aprender a ler e a escrever, a criança precisa construir um conhecimento de natureza conceitual: precisa compreender não só o que a escrita representa, mas também de que forma ela representa graficamente a linguagem.
( ) Nas inúmeras interações com a linguagem oral, as crianças vão tentando descobrir as regularidades que a constitui, usando todos os recursos de que dispõem: histórias que conhecem, vocabulário familiar.
( ) Nas sociedades letradas, as crianças, desde os primeiros meses, estão em permanente contato com a linguagem escrita.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

De acordo com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica, no ensino fundamental a avaliação do aluno, a ser realizada pelo professor e pela escola, é redimensionadora da ação pedagógica e deve assumir um caráter processual, formativo e participativo, ser contínua, cumulativa e diagnóstica.
Assinale a alternativa CORRETA sobre avaliação contínua:

Segundo Piaget, o conhecimento é a equilibração/ reequilibração entre assimilação e acomodação, ou seja, entre os indivíduos e os objetos do mundo. Assinale a alternativa CORRETA sobre assimilação:

A psicologia do desenvolvimento traz uma compreensão sobre as transformações psicológicas que ocorrem no decorrer do tempo, com auxílio de algumas teorias e teóricos, Piaget foi o responsável pela introdução das fases sobre o desenvolvimento mental do indivíduo. Analise as afirmativas abaixo:
I-Período, sensório-motor- baseia-se em uma inteligência que trabalha as percepções e as ações através dos deslocamentos do próprio corpo.
II-Pré-operatório - melhor capacidade de representar, mentalmente, objetos que não estejam fisicamente presentes.
III-Operações concretas- a criança conhece e organiza o mundo de forma lógica ou operatória. IV-Operatório formal - o pensamento se torna concreto.
Estão CORRETAS as afirmativas:

Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira 9394/96 Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: Analise as afirmativas abaixo:
I - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
II- a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando,
III - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
IV - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
V- o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
VI - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
Estão CORRETAS as afirmativas:

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações ÉtnicoRaciais: A Educação das Relações Étnico-Raciais tem por objetivo:

A pesquisa é elemento essencial na formação profissional de professor, pois ensinar requer dispor e mobilizar conhecimentos para improvisar, intuir, atribuir valores e fazer julgamentos que fundamentem a ação mais pertinente e eficaz possível. Sendo assim em relação a pesquisa que se desenvolve no âmbito do trabalho de professor é INCORRETO afirmar:

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira 9394/96. Art. 4º O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de: Complete o inciso VII - oferta de educação escolar regular para jovens e adultos com...

Dentre as inteligências múltiplas de Gardner estão a Inteligência interpessoal e intrapessoal. Defina a Inteligência intrapessoal:

Para Vygotsky, existem três momentos importantes na aprendizagem da criança. Relacione as colunas em relação a esses momentos:
(I ) Zona de desenvolvimento potencial:
(II ) Zona de desenvolvimento real:
(III ) Zona de desenvolvimento proximal:
( ) é tudo que a criança somente realiza com o apoio de outras pessoas.
( ) é tudo que a criança ainda não domina mas que se espera que ela seja capaz de realizar.
( ) é tudo que a criança já é capaz de realizar sozinha.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Dentre as bases para a democratização do acesso, da permanência e do sucesso escolar, em todos os níveis e modalidades de educação, como instrumentos na construção da qualidade social da educação como direito social, destaca-se:

Para Wallon: A criança atravessa diferentes estágios que oscilam entre momentos de maior interiorização e outros mais voltados para o exterior, sendo possível demarcar alguns deles ao longo do desenvolvimento infantil. Analise as afirmativas abaixo referentes a esses estágios:
I- Estágio - Impulsivo – Emocional: O primeiro ano de vida da criança é predominantemente afetivo e é por meio da afetividade que a criança estabelece suas primeiras relações sociais e com o ambiente.
II- Estágio - Sensório-motor- Projetivo : Esse estágio se estende até por volta dos 3 anos de idade e tem predomínio das relações exteriores e da inteligência.
III- Estágio - Personalismo : Nesse estágio, forma-se a afetividade e auto psicologia do indivíduo, muitas vezes refletindo-se em oposições da criança em relação ao adulto e, ao mesmo tempo, com imitações motoras e de posturas sociais.
IV- Estágio - Categorial: Se estende até por volta dos onze anos de idade, a criança passa a pensar conceitualmente, avançando para o pensamento abstrato e raciocínio simbólico, favorecendo funções como a memória voluntária, a atenção e o raciocínio associativo.
V- Estágio – Adolescência: Conflitos internos e externos fazem o indivíduo voltar-se a si mesmo, para auto afirmar-se e poder lidar com as transformações de sua sexualidade.
Estão CORRETAS as afirmativas:

O uso de diferentes linguagens permitirá a criança comunicar-se e compreender ideias, sentimentos e a organizar seu pensamento. O desenho, a brincadeira, dentre outras, são formas de linguagem. Sobre o desenho é CORRETO afirmar:

Com base no Plano Nacional de Educação 2014-2024,assinale alternativa CORRETA que apresenta três diretrizes do Plano Nacional de Educação:

Uma política nacional de formação e valorização dos profissionais do magistério, pautada pela concepção de educação como processo construtivo e permanente, implica: EXCETO:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282