Sabendo que a aprendizagem da linguagem oral
e escrita é um dos elementos importantes para as
crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e
de participação nas diversas práticas sociais.
Assinale V (verdadeiro) e F(falso) nas afirmativas
abaixo:
( ) A linguagem oral é apenas vocabulário, lista de
palavras ou sentenças.
( ) A linguagem escrita possibilita comunicar ideias,
pensamentos e intenções de diversas naturezas,
influenciar o outro e estabelecer relações
interpessoais.
( ) Para aprender a ler e a escrever, a criança precisa
construir um conhecimento de natureza conceitual:
precisa compreender não só o que a escrita
representa, mas também de que forma ela representa
graficamente a linguagem.
( ) Nas inúmeras interações com a linguagem oral, as
crianças vão tentando descobrir as regularidades que
a constitui, usando todos os recursos de que
dispõem: histórias que conhecem, vocabulário
familiar.
( ) Nas sociedades letradas, as crianças, desde os
primeiros meses, estão em permanente contato com
a linguagem escrita.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA:
De acordo com as Diretrizes Curriculares da
Educação Básica, no ensino fundamental a avaliação
do aluno, a ser realizada pelo professor e pela escola,
é redimensionadora da ação pedagógica e deve
assumir um caráter processual, formativo e
participativo, ser contínua, cumulativa e diagnóstica.
Assinale a alternativa CORRETA sobre avaliação
contínua:
Segundo Piaget, o conhecimento é a equilibração/ reequilibração entre assimilação e acomodação, ou seja, entre os indivíduos e os objetos do mundo. Assinale a alternativa CORRETA sobre assimilação:
A psicologia do desenvolvimento traz uma
compreensão sobre as transformações psicológicas
que ocorrem no decorrer do tempo, com auxílio de
algumas teorias e teóricos, Piaget foi o responsável
pela introdução das fases sobre o desenvolvimento
mental do indivíduo. Analise as afirmativas abaixo:
I-Período, sensório-motor- baseia-se em uma
inteligência que trabalha as percepções e as ações
através dos deslocamentos do próprio corpo.
II-Pré-operatório - melhor capacidade de representar,
mentalmente, objetos que não estejam fisicamente
presentes.
III-Operações concretas- a criança conhece e
organiza o mundo de forma lógica ou operatória.
IV-Operatório formal - o pensamento se torna
concreto.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Brasileira 9394/96 Art. 32. O ensino
fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove)
anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6
(seis) anos de idade, terá por objetivo a formação
básica do cidadão, mediante: Analise as afirmativas
abaixo:
I - o desenvolvimento da capacidade de aprender,
tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura,
da escrita e do cálculo.
II- a preparação básica para o trabalho e a cidadania
do educando,
III - a compreensão do ambiente natural e social, do
sistema político, da tecnologia, das artes e dos
valores em que se fundamenta a sociedade.
IV - o desenvolvimento da capacidade de
aprendizagem, tendo em vista a aquisição de
conhecimentos e habilidades e a formação de
atitudes e valores.
V- o aprimoramento do educando como pessoa
humana, incluindo a formação ética e o
desenvolvimento da autonomia intelectual e do
pensamento crítico.
VI - o fortalecimento dos vínculos de família, dos
laços de solidariedade humana e de tolerância
recíproca em que se assenta a vida social.
Estão CORRETAS as afirmativas:
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações ÉtnicoRaciais: A Educação das Relações Étnico-Raciais tem por objetivo:
A pesquisa é elemento essencial na formação profissional de professor, pois ensinar requer dispor e mobilizar conhecimentos para improvisar, intuir, atribuir valores e fazer julgamentos que fundamentem a ação mais pertinente e eficaz possível. Sendo assim em relação a pesquisa que se desenvolve no âmbito do trabalho de professor é INCORRETO afirmar:
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira 9394/96. Art. 4º O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de: Complete o inciso VII - oferta de educação escolar regular para jovens e adultos com...
Dentre as inteligências múltiplas de Gardner estão a Inteligência interpessoal e intrapessoal. Defina a Inteligência intrapessoal:
Para Vygotsky, existem três momentos
importantes na aprendizagem da criança. Relacione
as colunas em relação a esses momentos:
(I ) Zona de desenvolvimento potencial:
(II ) Zona de desenvolvimento real:
(III ) Zona de desenvolvimento proximal:
( ) é tudo que a criança somente realiza com o apoio
de outras pessoas.
( ) é tudo que a criança ainda não domina mas que
se espera que ela seja capaz de realizar.
( ) é tudo que a criança já é capaz de realizar
sozinha.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA:
Dentre as bases para a democratização do acesso, da permanência e do sucesso escolar, em todos os níveis e modalidades de educação, como instrumentos na construção da qualidade social da educação como direito social, destaca-se:
Para Wallon: A criança atravessa diferentes
estágios que oscilam entre momentos de maior
interiorização e outros mais voltados para o exterior,
sendo possível demarcar alguns deles ao longo do
desenvolvimento infantil. Analise as afirmativas
abaixo referentes a esses estágios:
I- Estágio - Impulsivo – Emocional: O primeiro ano
de vida da criança é predominantemente afetivo e é
por meio da afetividade que a criança estabelece
suas primeiras relações sociais e com o ambiente.
II- Estágio - Sensório-motor- Projetivo : Esse estágio
se estende até por volta dos 3 anos de idade e tem
predomínio das relações exteriores e da inteligência.
III- Estágio - Personalismo : Nesse estágio, forma-se
a afetividade e auto psicologia do indivíduo, muitas
vezes refletindo-se em oposições da criança em
relação ao adulto e, ao mesmo tempo, com imitações
motoras e de posturas sociais.
IV- Estágio - Categorial: Se estende até por volta dos
onze anos de idade, a criança passa a pensar
conceitualmente, avançando para o pensamento
abstrato e raciocínio simbólico, favorecendo funções
como a memória voluntária, a atenção e o raciocínio
associativo.
V- Estágio – Adolescência: Conflitos internos e
externos fazem o indivíduo voltar-se a si mesmo, para
auto afirmar-se e poder lidar com as transformações
de sua sexualidade.
Estão CORRETAS as afirmativas:
O uso de diferentes linguagens permitirá a criança comunicar-se e compreender ideias, sentimentos e a organizar seu pensamento. O desenho, a brincadeira, dentre outras, são formas de linguagem. Sobre o desenho é CORRETO afirmar:
Com base no Plano Nacional de Educação 2014-2024,assinale alternativa CORRETA que apresenta três diretrizes do Plano Nacional de Educação:
Uma política nacional de formação e valorização dos profissionais do magistério, pautada pela concepção de educação como processo construtivo e permanente, implica: EXCETO: