“Na educação, o multiculturalismo surge como um novo campo de pesquisa no enriquecimento cultural e que precisa ser mais bem conhecido pelos professores. São muitos os processos de complexidades, conflitos e dúvidas inseridos na dinâmica da globalização, como; as lutas pela construção da cidadania, as relações multiculturais, práticas sociais educativas que devem ajudar no desenvolver da formação do educador multicultural".
A respeito da filosofia Multiculturalista como perspectiva de ensino, assinale a alternativa INCORRETA:
“São três as concepções de linguagem: a) linguagem como expressão do pensamento; b) linguagem como instrumento de comunicação; e c) linguagem como processo de interação". A respeito das concepções de linguagem, assinale a alternativa CORRETA:
“Como sabemos, os documentos de orientação pedagógica, na forma de diretrizes, elaborados pelo Governo Federal têm como finalidade direcionar e apresentar caminhos a serem seguidos no ensino como um todo. O interesse político do governo é o de promover diversas estratégias que visem a melhorar e a universalizar o ensino”. Ao ler esta passagem e considerando necessidades que existem para uma melhoria no ensino de língua portuguesa nas escolas, assinale a alternativa que apresenta uma estratégia que vai de encontro com as propostas apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais:
Mediante a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Art. 5º O acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo. § 1º O poder público, na esfera de sua competência federativa, deverá: EXCETO:
“Para produzir um texto, buscamos, na memória, os conhecimentos relativos ao tema, à organização e configuração dos textos, adotando gêneros textuais que, usualmente, estão presentes em situações comunicativas similares à determinada situação com a qual nos deparamos no momento. Precisamos, pois, gerar conteúdos; organizar tais conteúdos em sequências linguísticas, textualizando o que se quer dizer; e notar (registrar) o texto no papel”. A respeito do desenvolvimento dos educandos para a produção de texto na escola, assinale a alternativa CORRETA:
“As figuras de linguagem são recursos que tornam as mensagens que emitimos mais expressivas e subdividem-se em figuras de som, figuras de palavras, figuras de pensamento e figuras de construção”. Acerca das figuras de linguagem assinale a alternativa INCORRETA:
“O ensino de Língua Portuguesa e imprescindível à consolidação da capacidade crítica dos estudantes. Por isto, torna-se necessário o trabalho com textos de forma constante em sala de aula, enfatizando aspectos discursivos a fim de contribuir com a produção de seus conhecimentos”. Acerca da formação do leitor crítico, assinale a alternativa CORRETA:
Baseando-se na teoria enunciativo-discursiva de cunho bakhtiniano, enfocando o conceito de condições de produção e de recepção do discurso, assinale a alternativa CORRETA:
“Ao apresentar outro objetivo para o ensino de Língua Portuguesa estabelecido nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), além da Competência Comunicativa, o indivíduo deve desenvolver também a Competência Discursiva, compreendida como a capacidade de produzir discursos - orais ou escritos - adequados às situações enunciativas em questão, considerando todos os aspectos e decisões envolvidos nesse processo". Dessa maneira, o trabalho proposto para ensino de Língua Portuguesa nos PCNs visa:
“Reconhece-se a leitura também como atividade social, com evidência na presença do outro, daquele que é interlocutor do leitor. Assim, é possível postular que o significado não está nem no texto, nem no leitor, no entanto, nas convenções de interação social em que ocorre a leitura”. Considerando as três concepções de leitura foco no texto, foco no autor, foco na interação texto-autor-leitor, assinale a alternativa CORRETA:
"O ensino das estratégias de leitura ajuda o estudante a aplicar seu conhecimento prévio, a realizar inferências para interpretar o texto e a identificar e esclarecer o que não entende". A respeito das estratégias e técnicas de leitura, assinale a alternativa CORRETA: