A Supervisão Pedagógica se caracterizada,
entre outros aspectos, pela mediação técnicopedagógica.
Assim sendo, pode-se afirmar que é
específico desta função:
Ao considerarmos a realidade de ensino
presente nas escolas públicas, sabe-se que o
supervisor escolar encontra, em sua prática
cotidiana, inúmeros desafios. São exemplos de
tais desafios o que se menciona nas alternativas a
seguir, EXCETO pela alternativa:
A ação supervisora a serviço de um ensino de qualidade como direito de todos, explicitada pela Secretaria de Estado da Educação, envolve ação de:
Sobre os perfis, competências e habilidades dos profissionais de educação. Assinale a alternativa CORRETA:
Ainda considerando as funções do supervisor escolar, considere apenas aquela atividade, dentre as listadas a seguir, que faz parte de sua rotina cotidiana:
Ao serem observadas as especificidades da ação do supervisor escolar, pode-se destacar algumas que são consideradas desencadeadoras de mudanças, EXCETO por aquela situação presente na alternativa:
A área da Supervisão Educacional vem
ganhando diferentes contornos no decorrer do seu
processo histórico, suas funções/atribuições foram
sendo modificado de acordo com as
transformações ocorridas em âmbito social,
político, econômico e educacional. Logicamente o
supervisor escolar, em suas ações, pode delinear
o início de uma nova era educacional, onde haja
mais coletividade e o ensino seja buscado com
qualidade, priorizando o aluno e valorizando as
experiências significativas.
Analise as afirmativas:
I- ( ) No atual contexto da educação brasileira,
cresce a importância do supervisor educacional,
que representa uma das pessoas que procura
direcionar o trabalho pedagógico na escola em
que atua para que se efetive a qualidade em todo
o processo educacional. Sabe-se que o
Supervisor Escolar é um servidor especializado
em manter a motivação do corpo docente, deve
ser um idealista, definindo claramente que
caminhos tomar, que papéis se propõe a
desempenhar, buscando constantemente ser
transformador, trabalhando em parceria,
integrando a escola e a comunidade na qual se
insere.
II- ( ) Diante das perspectivas de inovação o
supervisor escolar representa uma figura de
inovação. Aquele profissional que assume o papel
fundamental de decodificar as necessidades, tanto
da administração escolar, a fim de fazer com que
sejam cumpridas as normas e como facilitador da
atividade docente, garantindo o sucesso do
aprendizado. Contudo, a ação supervisora tornarse-á
sem efeito se não for integrada com os
demais especialistas em educação, (Orientador
Escolar, Secretário Escolar e Administrador
Escolar) respectivamente.
III- ( ) A única função do supervisor de ensino se
resume em realizar reuniões mensais para discutir
as dificuldades em sala de aula, procurando
promover ações que viabilizem a recuperação dos
alunos que estão com dificuldades na
aprendizagem. O supervisor deverá confeccionar
uma ficha de acompanhamento individual do
aluno, onde os professores deverão mensalmente
analisar e preencher quadro de estatística de
desenvolvimento e evolução.
IV- ( ) Nos dias atuais percebe-se o uso dos
termos Supervisão Educacional e Coordenação
Pedagógica, estes são dois elementos
compreendidos por muitos sujeitos como termos
sinônimos, ou seja, na literatura que debate estes
temas, muitas vezes, encontra-se o mesmo
conceito para caracterizar a Coordenação e a
Supervisão Escolar
V- ( ) A função do supervisor escolar está
centrada na ação pedagógica, processos de
ensino e aprendizagem. Entendemos que o papel
do supervisor escolar é muito importante, junto ao
corpo docente e discente e toda equipe técnica
escolar; porém ele é apenas um solucionador de
problemas relacionados à prevenção da
indisciplina na escola.
Assinale a alternativa que contém a sequência
CORRETA, de cima para baixo.
De acordo com as funções que são recorrentes ao supervisor pedagógico, assinale a alternativa que NÃO convém:
Atualmente, o currículo tem sido intensamente questionado quando o assunto das discussões é a transformação vivenciada por nossa sociedade e, consequentemente, sua relação com o processo de ensino-aprendizagem. Baseando-se no exposto, sabe-se que o profissional da supervisão educacional tem como cerne de sua função:
Dentre as tarefas listadas a seguir, indique aquela que NÃO condiz com as funções pertinentes ao supervisor escolar:
Considere a seguinte situação: Alice, que é supervisora pedagógica de uma escola, tem o hábito de organizar uma semana pedagógica a cada início de semestre letivo, juntamente com seus professores. Nestas semanas de reuniões que marcam o início de uma nova leva de trabalhos, são realizados estudos das Diretrizes Curriculares além de esboços dos planejamentos de seus respectivos cursos. Neste período, Alice também aproveita para discutir sobre as metodologias e materiais didáticos. Levando em conta o desenvolvimento das atividades mencionadas neste exemplo, podemos definir como saberes do Supervisor Pedagógico:
Assinale a alternativa que NÃO convém com a função do supervisor pedagógico:
Sobre a Educação Básica na legislação Nacional, consolida e amplia o dever do poder público para com a educação em geral e em particular para com o ensino fundamental:
A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Através dela os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos a fim de constatar progressos, dificuldades, e reorientar o trabalho para as correções necessárias, assinale a alternativa CORRETA:
O uso do termo Supervisão Pedagógica refere-se à abrangência da função, cujo olhar sobre o pedagógico oferece condições de coordenação e orientação e, desta forma pressupõe: