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A Supervisão Pedagógica se caracterizada, entre outros aspectos, pela mediação técnicopedagógica.
Assim sendo, pode-se afirmar que é específico desta função:

Ao considerarmos a realidade de ensino

presente nas escolas públicas, sabe-se que o

supervisor escolar encontra, em sua prática

cotidiana, inúmeros desafios. São exemplos de

tais desafios o que se menciona nas alternativas a

seguir, EXCETO pela alternativa:

A ação supervisora a serviço de um ensino de qualidade como direito de todos, explicitada pela Secretaria de Estado da Educação, envolve ação de:

Sobre os perfis, competências e habilidades dos profissionais de educação. Assinale a alternativa CORRETA:

Ainda considerando as funções do supervisor escolar, considere apenas aquela atividade, dentre as listadas a seguir, que faz parte de sua rotina cotidiana:

Ao serem observadas as especificidades da ação do supervisor escolar, pode-se destacar algumas que são consideradas desencadeadoras de mudanças, EXCETO por aquela situação presente na alternativa:

A área da Supervisão Educacional vem ganhando diferentes contornos no decorrer do seu processo histórico, suas funções/atribuições foram sendo modificado de acordo com as transformações ocorridas em âmbito social, político, econômico e educacional. Logicamente o supervisor escolar, em suas ações, pode delinear o início de uma nova era educacional, onde haja mais coletividade e o ensino seja buscado com qualidade, priorizando o aluno e valorizando as experiências significativas.
Analise as afirmativas:
I- ( ) No atual contexto da educação brasileira, cresce a importância do supervisor educacional, que representa uma das pessoas que procura direcionar o trabalho pedagógico na escola em que atua para que se efetive a qualidade em todo o processo educacional. Sabe-se que o Supervisor Escolar é um servidor especializado em manter a motivação do corpo docente, deve ser um idealista, definindo claramente que caminhos tomar, que papéis se propõe a desempenhar, buscando constantemente ser transformador, trabalhando em parceria, integrando a escola e a comunidade na qual se insere.
II- ( ) Diante das perspectivas de inovação o supervisor escolar representa uma figura de inovação. Aquele profissional que assume o papel fundamental de decodificar as necessidades, tanto da administração escolar, a fim de fazer com que sejam cumpridas as normas e como facilitador da atividade docente, garantindo o sucesso do aprendizado. Contudo, a ação supervisora tornarse-á sem efeito se não for integrada com os demais especialistas em educação, (Orientador Escolar, Secretário Escolar e Administrador Escolar) respectivamente.
III- ( ) A única função do supervisor de ensino se resume em realizar reuniões mensais para discutir as dificuldades em sala de aula, procurando promover ações que viabilizem a recuperação dos alunos que estão com dificuldades na aprendizagem. O supervisor deverá confeccionar uma ficha de acompanhamento individual do aluno, onde os professores deverão mensalmente analisar e preencher quadro de estatística de desenvolvimento e evolução.
IV- ( ) Nos dias atuais percebe-se o uso dos termos Supervisão Educacional e Coordenação Pedagógica, estes são dois elementos compreendidos por muitos sujeitos como termos sinônimos, ou seja, na literatura que debate estes temas, muitas vezes, encontra-se o mesmo conceito para caracterizar a Coordenação e a Supervisão Escolar
V- ( ) A função do supervisor escolar está centrada na ação pedagógica, processos de ensino e aprendizagem. Entendemos que o papel do supervisor escolar é muito importante, junto ao corpo docente e discente e toda equipe técnica escolar; porém ele é apenas um solucionador de problemas relacionados à prevenção da indisciplina na escola.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

De acordo com as funções que são recorrentes ao supervisor pedagógico, assinale a alternativa que NÃO convém:

Atualmente, o currículo tem sido intensamente questionado quando o assunto das discussões é a transformação vivenciada por nossa sociedade e, consequentemente, sua relação com o processo de ensino-aprendizagem. Baseando-se no exposto, sabe-se que o profissional da supervisão educacional tem como cerne de sua função:

Dentre as tarefas listadas a seguir, indique aquela que NÃO condiz com as funções pertinentes ao supervisor escolar:

Considere a seguinte situação: Alice, que é supervisora pedagógica de uma escola, tem o hábito de organizar uma semana pedagógica a cada início de semestre letivo, juntamente com seus professores. Nestas semanas de reuniões que marcam o início de uma nova leva de trabalhos, são realizados estudos das Diretrizes Curriculares além de esboços dos planejamentos de seus respectivos cursos. Neste período, Alice também aproveita para discutir sobre as metodologias e materiais didáticos. Levando em conta o desenvolvimento das atividades mencionadas neste exemplo, podemos definir como saberes do Supervisor Pedagógico:

Assinale a alternativa que NÃO convém com a função do supervisor pedagógico:

Sobre a Educação Básica na legislação Nacional, consolida e amplia o dever do poder público para com a educação em geral e em particular para com o ensino fundamental:

A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Através dela os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos a fim de constatar progressos, dificuldades, e reorientar o trabalho para as correções necessárias, assinale a alternativa CORRETA:

O uso do termo Supervisão Pedagógica refere-se à abrangência da função, cujo olhar sobre o pedagógico oferece condições de coordenação e orientação e, desta forma pressupõe:

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