Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 29 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q566101

Em relação aos níveis de linguagem, há um direto, imediato, encontrado no dicionário e outro figurado, poético, imaginativo.” Indique abaixo a resposta CORRETA que apresenta estes dois níveis.

Carregando...
Q566098

Antes de inventar a escrita, o homem já se comunicava utilizando palavras. A língua escrita é empregada em condições muito diferentes da falada. Indique abaixo a resposta correta que apresenta uma destas diferenças entre a fala e a escrita.

Carregando...
Q566086

Ao se interpretar um texto, devemos considerar que os pressupostos apoiam-se diretamente, no sentido das palavras presentes no enunciado, o que permite ao leitor extrair inferências óbvias. Observe o exemplo: “João começou a lecionar nessa escola nesse ano.” Indique abaixo a resposta correta que apresenta a inferência CORRETA da frase.

Carregando...
Q566093

Nossa língua portuguesa não é estática,

encontra-se em constante evolução e atualização.

O seu uso pelos falantes faz a regras

comunicativas. Como a vida social é complexa,

formada por distintos grupos sociais, com

diferentes hábitos linguísticos, graus de

escolarização diferenciados, ocorrem variações na

língua, principalmente de caráter local, social e

temporal. Indique abaixo a resposta certa que

apresenta a conceituação de variedades regionais

ou geográficas.

Carregando...
Q566092

Em relação aos critérios para correção de um texto, elenca- se 5 critérios que geralmente são utilizados na correção dos textos, da seguinte forma assim descritos: as ideias são pertinentes?
O texto apresenta lógica interna? É um todo unido por conectivos? Obedece às normas da língua culta? É adequado à abordagem e ao gênero pedido? Aponte abaixo a resposta CORRETA que dá nome às conceituações do questionamento, ou seja, apontam os cinco critérios apresentados.

Carregando...
Q565645

Apresenta- se os seguintes tipos de frases: declarativas, interrogativas e imperativas. Aponte abaixo a resposta CORRETA que apresenta o conceito de frase imperativa.

Carregando...
Q566100

Ao tratar de coesão conectiva, elenca-se os seguintes operadores argumentativos: oposição, causa, fim, condição, conclusão, adição, disjunção, exclusão e comparação. Aponte abaixo a resposta CORRETA que exemplifica o operador argumentativo que estabelece conclusão.

Carregando...
Q566085

Um dos elementos da interpretação textual pode ser conceituado como o resultado do processo cognitivo do leitor. O leitor identifica elementos claramente expressos no texto, bem como também implícitos, que numa leitura compreensiva devem ser depreendidos por ele.
Essa é a definição de... Indique abaixo a resposta CORRETA.

Carregando...
Q566097

Há diferenças entre as interações face a face e a interação via texto: “Na interação face a face, elementos do contexto ajudam a compreensão: gestos, os objetos ao redor, bem como o conhecimento mútuo entre as partes. Por outro lado a interação via texto é descontextualizada.”
Aponte abaixo a resposta CORRETA que justifica e confirma essa descontextualização da interação via texto.

Carregando...
Q565652

A NGB (Nomenclatura Gramatical Brasileira) divide as palavras da língua portuguesa em dez classes, chamadas de classes gramaticais: substantivo, adjetivo, verbo, pronome, numeral, artigo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição. Aponte abaixo a resposta CORRETA que apresenta um exemplo de interjeição.

Carregando...
Q566096

Para comunicar-se, o homem dispõe, de uma série de recursos: palavras, gestos, expressões fisionômicas, símbolos, sinais e sons. A esse sistema organizado de sinais que serve como meio de comunicação entre os indivíduos, dá-se o nome de... Indique abaixo a resposta CORRETA que completa o parágrafo acima.

Carregando...
Q566091

Um dos defeitos apresentados em um texto, quando o redigimos é a capacidade de utilizar mais palavras do que o necessário para exprimir uma ideia. É alongar-se, e não ir direto ao assunto. É “encher linguiça”. Isso é o antônimo de concisão e objetividade. A essa característica (que deverá ser evitada a todo custo) no gênero escrito damos o nome de... Indique abaixo a resposta CORRETA que completa a questão acima proposta.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) B
  • 3) C
  • 4) B
  • 5) C
  • 6) B
  • 7) A
  • 8) B
  • 9) A
  • 10) C
  • 11) C
  • 12) C
  • 13) C
  • 14) B
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282