Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 20 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Para promover uma apreciação significativa

em Artes Visuais, é necessário:

A partir dos anos 30, o Canto Orfeônico foi dominante na educação musical brasileira, tendo à frente o compositor:

Quanto à tecnologia e redes midiáticas, fortemente presentes em nossa época, e seu uso na arte-educação, assinale a alternativa CORRETA:

Sobre o cinema brasileiro, assinale a

alternativa CORRETA:

O Grupo Fluxus foi um movimento que teve origem nos anos 1960. Faziam parte deste grupo artistas como Joseph Beuys (conhecido principalmente por suas performances), Nam June Paik (artista pioneiro da videoarte) e John Cage (pioneiro da música aleatória e da música eletroacústica ). Sobre o Grupo Fluxus, é INCORRETO o que se afirma em:

São orientações didáticas para o trabalho docente do professor de Artes:
I- A organização dos materiais a serem utilizados dentro do espaço de trabalho.
II- O registro e a documentação das atividades dos alunos.
III- A orientação para que os alunos percebam as qualidades das formas artísticas.
Está CORRETO somente o que se afirma em:

A Proposta Triangular, sintetizada por Ana Mae Barbosa, é uma das principais referências para o ensino da arte no Brasil hoje. Por meio dela, busca-se fazer com que o aluno compreenda a obra de arte, o contexto em que foi criada e seja capaz de comparar com os dias atuais. A Proposta Triangular é comporta, assim, pela construção de três conhecimentos em Arte. Seriam eles:

O conceito de Indústria Cultural foi formado pelos filósofos e sociólogos Adorno e Horkheimer e carrega em si uma crítica à “cultura industrializada”, ou seja, aos objetos culturais criados em massa, com intenções comerciais e objetivando um consumo passivo e acrítico por parte do público. Neste sentido, invenções do início do século XX influenciaram a opinião dos autores. Leia as alternativas abaixo sobre as referidas invenções e assinale a CORRETA:

Observe a imagem abaixo:


Trata-se da obra Les Demoiselles d'Avignon, de

Pablo Picasso, realizada em 1907. Sobre a obra,

leia as afirmativas abaixo:

I- A obra é considerada precursora do Cubismo e

da pintura abstrata. Podemos observar em sua

composição planos angulosos e geométricos,

assim como figuras femininas em posições

inverossímeis.

II- A influência da arte africana na obra é evidente

mediante o uso de máscaras tribais.

III- A composição foi realizada predominantemente

com o uso do contraste entre luz e sombra, sendo

o foco da luz dentro do cenário elemento

importante para a definição das formas.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Observe a imagem a seguir:


A foto mostra o décimo minuto da obra Between

You and I, de Anthony McCall, em uma exibição

de 2006 . A instalação consistiu em um jogo de

luzes que projetava linhas em formatos retos,

curvos e ovais no chão da galeria. O público podia

se colocar debaixo da projeção. Sobre a obra, é

CORRETO afirmar que ela é um exemplo:

Leia as alternativas abaixo e assinale a que apresenta somente aspectos considerados para a realização de uma leitura de imagem:

Quando tratamos da psicologia das cores, bastante aplicada em design e publicidade, há cores que são consideradas quentes e com grande capacidade de expansão das formas, devido à força visual. Estamos falando das cores:

Quanto ao ensino e aprendizagem de Arte, avalie as afirmativas abaixo:
I- Para aprender arte, deve-se desenvolver um percurso de criação pessoal cultivado, interagindo com o ambiente sociocultural e natural.
II- Deve-se não apenas fazer arte, mas também refletir sobre o trabalho artístico realizado, assim como se pensar nos contextos históricos em que se deram as realizações de obras consagradas.
III- Os conteúdos podem ser ensinados nos três eixos da experiência de aprendizagem significativa, ou seja: o fazer, o apreciar e o contextualizar.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Observe a imagem a seguir


A obra Shadow Line, da artista contemporânea

brasileira Regina Silveira, foi exposta em Nova

York, em 2011. Leia as afirmações a seguir sobre

a obra:

I- A artista, em sua instalação, aproveita a relação

com o espaço da galeria, criando um site-specific,

ou seja, a obra somente pode existir naquele

espaço.

II- A composição da obra foi realizada em um

único plano linear, com uma linha contínua e

espiralada, que cria a sensação de perspectiva da

obra.

III- A ausência de um suporte formal, o

aproveitamento do espaço arquitetônico e o

caráter impermanente da obra podem ser

consideradas características da arte

contemporânea.

Está CORRETO somente o que se afirma em:

Sobre a teoria das cores, leia as afirmativas abaixo e assinale (V ) para Verdadeiro e (F ) para Falso:
( ) Pela síntese aditiva, utilizada, por exemplo, para fotografia, e que considera a cor luz, as cores primárias seriam verde, vermelho e azul.
( ) Pela síntese subtrativa, utilizada, por exemplo, para pintura, e que considera a cor pigmento, as cores primárias seriam vermelho, amarelo e azul.
( ) Na síntese subtrativa, a mistura das cores primárias resulta nas cores secundárias.
( ) Na síntese subtrativa, a cor complementar de uma cor primária resulta da mistura de três cores secundárias.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282