A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. (LIBANEO, 1994)
Analise as afirmativas abaixo em relação à avaliação escolar segundo o autor:
I - A avaliação é uma tarefa complexa que não se resume a realização de provas e atribuição de notas.
II - A mensuração apenas proporciona dados que devem ser submetidos a uma apreciação qualitativa.
III - A avaliação cumpre funções pedagógico-didáticas, de diagnóstico e de controle em relação às quais se recorrem a instrumentos de verificação do rendimento escolar.
IV - A avaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor como dos alunos.
V - A avaliação cumpre a função exclusiva de detectar o nível de rendimento realizando um balanço geral, no final de um período de aprendizagem, podendo classificar de acordo com o nível de aprendizagem.
Está correto o que se afirma em:
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo:
Os PCNs constituem um referencial para fomentar a reflexão sobre os currículos estaduais e municipais. Configuram uma proposta ____________ a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e sobre programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores.
“Vygotsky estabelece uma relação estreita entre o jogo e a aprendizagem, atribuindo-lhe uma grande importância”. Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao jogo para Vygotsky.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo: Nos PCNs os conteúdos são abordados em três grandes categorias. Os conteúdos _________________ permeiam todo o conhecimento escolar, envolvem a abordagem de valores, normas e atitudes.
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais as problemáticas sociais são integradas na proposta educacional como:
Para Piaget, os humanos passam por quatro fases de desenvolvimento de sua inteligência. São características do Período das operações concretas, EXCETO:
O projeto pedagógico é um dos instrumentos mais importantes para a realização do processo educativo no interior da escola e começou a ser objeto de estudos e debates mais sistemáticos nesta última década. De acordo com Orsolon (2006), o coordenador é o agente de transformação no cotidiano escolar, o responsável pela construção e reconstrução da ação pedagógica, com vistas à construção e articulação coletiva do Projeto Político Pedagógico. Analise as afirmativas sobre o Projeto Político Pedagógico:
I - O Projeto Político Pedagógico está fundamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, em seu art. 3º, inciso VIII, que contempla o princípio da gestão democrática.
II - O Projeto Político pedagógico vê a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica.
III - O Projeto Político Pedagógico representa a vida da unidade escolar e visa, sobretudo, enfrentar com organização o cotidiano escolar e por isso não pode ser entendido como uma tarefa simples a cumprir, num prazo estipulado.
IV - O Projeto Político Pedagógico envolve a estrutura organizacional e a estrutura pedagógica.
V - O Projeto Político Pedagógico exige apenas o envolvimento e comprometimento da equipe técnica, que são os únicos agentes educativos responsáveis pela sua elaboração.
Está correto o que se afirma em:
Em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais assinale a alternativa incorreta:
Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna:
1ª Coluna:
1 - Hipótese Pré-silábica.
2 - Hipótese Silábica.
3 - Silábico-Alfabético.
2ª Coluna:
( ) Pode usar muitas letras para escrever e ao fazer a leitura, apontar uma letra para cada fonema.
( ) Usa as letras do nome para escrever tudo.
( ) Reproduz traços típicos da escrita de forma desordenada.
( ) Compreende que a escrita representa os sons da fala.
( ) Usa as letras do nome para escrever tudo.
A sequência CORRETA de cima para baixo é:
As Tendências Pedagógicas Liberais surgiram no século XIX, sob forte influência das ideias da Revolução Francesa (1789), de “igualdade, liberdade, fraternidade”. A Tendência Pedagógica que propõe defender a autogestão como sendo uma concepção que vai de encontro às concepções essencialistas e existencialistas e questionar a realidade das relações sociais e políticas através de temas geradores é a:
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo:
Segundo Piaget, no estágio ____________________ o declínio do egocentrismo passa a ser mais visível. A linguagem se torna mais socializada, a criança é capaz de levar em conta o ponto de vista do outro, assim objetos e pessoas passam a ser mais bem explorados nas interações das crianças. Surge a capacidade de fazer análises lógicas. A criança começa sucessivamente a compreender a conservação das quantidades, do peso e do volume.
De acordo com a LDB nº 9394/96 marque a alternativa incorreta:
As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade. A tendência pedagógica inspirada em John Dewey e Anísio Teixeira no momento em que o país passava de uma sociedade rural para a industrializada, guiados pelo ideário de uma sociedade democrática e que teve grande penetração no Brasil na década de trinta e ainda influencia, na atualidade, muitas práticas pedagógicas, onde a escola cabe suprir as experiências que permitam ao aluno educar-se, num processo ativo de construção e reconstrução do objeto, numa interação entre estruturas cognitivas do indivíduo e estruturas do ambiente é a:
A finalidade dos Parâmetros Curriculares Nacionais é:
São fatores que podem desencadear um problema ou distúrbio de aprendizagem. Assinale a alternativa INCORRETA: