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As manifestações artísticas são exemplos vivos da diversidade cultural dos povos e expressam a riqueza criadora dos artistas de todos os tempos e lugares. Em contato com essas produções, o aluno do ensino fundamental pode exercitar suas capacidades cognitivas, sensitivas, afetivas e imaginativas, organizadas em torno da aprendizagem artística e estética. Ao mesmo tempo, seu corpo se movimenta, suas mãos e olhos adquirem habilidades, o ouvido e a palavra se aprimoram, enquanto desenvolve atividades nas quais relações interpessoais perpassam o convívio social o tempo todo. Muitos trabalhos de arte expressam questões humanas fundamentais: falam de problemas sociais e políticos, de relações humanas, de sonhos, medos, perguntas e inquietações de artistas, documentam fatos históricos, manifestações culturais particulares e assim por diante. Sobre o que é necessário para que exista essa manifestação cultural, assinale a alternativa CORRETA.

A educação ganha maior importância quando direcionada ao pleno desenvolvimento humano e às suas potencialidades e a elevação da autoestima dos grupos socialmente excluídos, de modo a efetivar a cidadania plena para a construção de conhecimentos, no desenvolvimento de valores, crenças e atitudes em favor dos direitos humanos, na defesa do meio ambiente, dos outros seres vivos e da justiça social. A educação, nessa perspectiva, contribui também para a criação de uma cultura universal dos direitos humanos direcionada a: assinale a alternativa CORRETA. I. Ao fortalecimento do respeito aos direitos e necessidades fundamentais do ser humano; II. Ao desenvolvimento da personalidade humana e senso de diversidade; III. À prática da tolerância, do respeito à diversidade de gênero e cultura, da amizade entre todas as nações, povos indígenas e grupos raciais, étnicos, religiosos e linguísticos; IV. À possibilidade de todas as pessoas participarem efetivamente de uma sociedade livre; V. À ampliação e a concretização dos direitos humanos;

O professor deve conhecer as etapas de desenvolvimento da linguagem dramática da criança e como ela está relacionada ao processo cognitivo. Por volta dos sete anos, a criança se encontra na fase do faz de conta, em que a realidade é retratada da maneira que é entendida e vivenciada. Ela ainda não é capaz de refletir sobre temas gerais, distantes do seu cotidiano. O teatro no ensino fundamental proporciona experiências que contribuem para o crescimento integrado da criança sob vários aspectos. No plano individual, o desenvolvimento de suas capacidades expressivas e artísticas. Sobre o Teatro, assinale a alternativa que apresente CORRETAMENTE os benefícios dessa prática. I. Incentivar a participação e desenvolvimento nos jogos de atenção, observação, improvisação, etc, reconhecimento e utilização dos elementos da linguagem dramática: espaço cênico, personagem e ação dramática. II. Incentivar a experimentação e articulação entre as expressões corporal, plástica e sonora, além da experimentação na improvisação a partir de estímulos diversos (temas, textos dramáticos, poéticos, jornalísticos, etc., objetos, máscaras, situações físicas, imagens e sons). III. Incentivar a improvisação a partir do estabelecimento de regras, incentivo à pesquisa, elaboração e utilização de cenário, figurino, maquiagem, adereços, objetos de cena, iluminação e som apenas durante os horários de aula. IV. Elaborar e utilizar máscaras, bonecos e outros modos de apresentação teatral, aprender a selecionar e organizar os objetos a serem usados no teatro e a obrigação da participação de cada um dos envolvidos na atividade. V. Exploração das competências corporais e de criação dramática, além do reconhecimento, utilização da expressão e comunicação na criação teatral.

O ensino de Ciências Naturais, ao longo de sua curta história na escola fundamental, tem se orientado por diferentes tendências, que ainda hoje se expressam nas salas de aula. Ainda que resumidamente, vale a pena reunir fatos e diagnósticos que não perdem sua importância como parte de um processo. Numa sociedade em que se convive com a supervalorização do conhecimento científico e com a crescente intervenção da tecnologia no dia-a-dia, não é possível pensar na formação de um cidadão crítico à margem do saber científico. Mostrar a Ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o homem como parte do universo e como indivíduo, é a meta que se propõe para o ensino da área na escola fundamental. De acordo com os PCNS, o ensino de Ciências Naturais deverá então se organizar de forma que, ao final do ensino fundamental, os alunos tenham as seguintes capacidades: assinale a alternativa CORRETA.

A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. Aprender arte envolve, basicamente, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve, também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas. Sobre a área de conhecimento de Artes, assinale o que for CORRETO.

A Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996 estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Presente no título I da educação art. 1º a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. § 1º esta lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias. § 2º a educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. De acordo com o Capítulo 2 seção V sobre a educação de jovens e adultos assinale a alternativa CORRETA. I. Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames. II. O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si. III. Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular. IV. Os exames a que se refere este artigo realizar-se-ão: no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de 12 anos; e no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de 16 anos. V. Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames.

A escola, sendo uma das facilitadoras do processo educacional, tem por finalidade possibilitar espaços onde sujeitos possam desenvolver-se, mediante um processo dialético que se estabelece entre a socialização e individuação de cada estudante, objetivando a construção da autonomia, através da formação de indivíduos capazes de assumir uma postura crítica frente ao mundo. O ser humano, nas diversas esferas relacionais no qual participa – sejam elas na família, na escola, na igreja, nos clubes – está sempre aprendendo algo, mediada pelos mais variados motivos. Sobre educação e sua concepção, assinale a alternativa CORRETA. I. Todo local é espaço de educação, ou seja, não existe um único local para que a educação seja oferecida e acessível, e o aprendizado aconteça. Viver é um processo constante entre educar e ser educado. O educador deveria afastar a criança dos vícios da sociedade permitindo abrir-se espontaneamente, o que lhe não é inato. II. A função final da educação é desenvolver nos indivíduos toda a perfeição que este seja capaz, sendo que educação deve pensar no sujeito como um todo, e não o fragmentar à apenas uma dimensão –como exclusivamente para o trabalho, por exemplo, contato da criança com o mundo que a rodeia é que irá despertá-la. III. A educação é tida em nossa sociedade como uma oportunidade para o desenvolvimento, não só porque permite a apropriação dos conceitos científicos, mas também pela ampliação das redes de relação que ela proporciona, e que por isso deve ser de qualidade. IV. É um conjunto de conhecimentos, valores, costumes, que a criança vai incorporando ao longo de sua vida e incorporando ao seu modo de pensar e agir, tornando-a um ser autônomo e feliz.

O projeto político pedagógico é um processo democrático, onde são organizados os trabalhos pedagógicos, um processo de melhoria contínua da realidade. Construído por todos os interessados, sejam eles: equipe administrativa, equipe pedagógica, funcionários e alunos, pais, comunidade em geral. O processo de elaboração e implantação do projeto político-pedagógico é complexo e alguns aspectos básicos devem estar presentes na elaboração do mesmo. Antes de tudo, é preciso que todos conheçam bem a realidade da comunidade em que se inserem para, em seguida, estabelecer o plano de intenções - um plano de fundo para o desenvolvimento da proposta. Sobre o projeto político pedagógico, assinale a alternativa CORRETA.

Aprender a Língua Portuguesa é bastante complexo, por isso o PCN: Língua Portuguesa ressalta o quão importante é o papel do professor como mediador, durante o processo de aprendizagem da língua, pois cabe a ele mostrar ao aluno a importância que, no processo de interlocução, a consideração real da palavra do outro assume. Principalmente, porque as opiniões do outro apresentam possibilidades de análise e reflexão sobre as suas próprias. Os sujeitos se apropriam dos conteúdos, transformando-os em conhecimento próprio, por meio da ação sobre eles, mediado pela interação com o outro. Sobre o ensino da língua portuguesa e os parâmetros nacionais curriculares, assinale o que for CORRETO.

O planejamento está presente no dia-a-dia de praticamente todos os contextos, sendo imprescindível na educação, onde o ato de planejar norteia as ações que o professor irá desenvolver, de modo que, para tal, o mesmo poderá ser útil e funcional, com objetivos claros e previsão de ações conscientes. Não é possível pensar no planejamento como um roteiro pré-estabelecido inflexível. Sabe-se que em cada sala de aula existe uma realidade diferente, com problemas e soluções específicos, de modo que cabe ao educador, frente a realidade diária, adaptar seu planejamento de modo a conduzir adequadamente as ações que correspondem às práticas docentes a serem desenvolvidas. Tendo como base as vivências escolares, assinale a alternativa CORRETA.

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