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Embora predomine, na maioria das situações, o prazer como distintivo do jogo, há casos em que o desprazer é o elemento que o caracteriza. Ao postular a natureza livre do jogo, coloca-se o mesmo como atividade voluntária do ser humano; se imposto, deixa de ser jogo. Quando brinca, a criança toma certa distância da vida cotidiana, entra no mundo imaginário. Ainda sobre ‘’jogo’’ assinale a alternativa CORRETA.

O termo desenvolvimento motor diz respeito à interação existente entre o pensamento consciente e inconsciente e os movimentos efetuados pelos músculos, com o auxílio do sistema nervoso. Dessa maneira, estudar o desenvolvimento motor implica em compreender as transformações contínuas que ocorrem por meio da interação dos indivíduos entre si e com o meio em que vivem. O desenvolvimento motor está relacionado às áreas cognitiva e afetiva do comportamento humano, sendo influenciado por muitos fatores. Sobre estas influencias, assinale o que for CORRETO.

A ciência mostra que o período que vai da gestação até o sexto ano de vida, particularmente de 0 a 3 anos de idade, é o mais importante na preparação das bases das competências e habilidades no curso de toda a vida humana. Nesse aspecto, os extraordinários avanços da neurociência têm permitido entender um pouco melhor como o cérebro humano se desenvolve. Sendo assim, assinale o que for CORRETO a respeito do processo de desenvolvimento do ensino e aprendizagem na educação infantil.

A concepção de infância se modifica constantemente, a criança, ora foi considerada um adulto em miniatura, ora um ser frágil, ora um ser que tem necessidades próprias. Entretanto, partindo da ideia de que, a criança ao longo da história da humanidade, sempre brincou. O que mudou foi a maneira de brincar, de jogar e os brinquedos em si. Se analisarmos ao longo dos anos, podemos perceber que cada época tem seu brinquedo. Sobre a importância das condutas lúdicas e as possibilidades de construção de brinquedos, assinale a alternativa CORRETA.

Tentar definir o jogo não é tarefa fácil. Quando se diz a palavra ‘’jogo’’ cada um pode entendê-Ia de modo diferente. A variedade de fenômenos considerados como jogo mostra a complexidade da tarefa de defini-lo. A dificuldade aumenta quando se percebe que um mesmo comportamento pode ser visto como jogo ou não-jogo. Se para um observador externo a ação da criança indígena, que se diverte atirando com arco e flecha em pequenos animais, é uma brincadeira, para a comunidade indígena nada mais é que uma forma de preparo para a arte da caça necessária à subsistência da tribo. Sobre a definição de jogo, assinale a alternativa CORRETA.

O respeito e a dignidade estão diretamente relacionados quando se pensa em elaborar um conceito de liberdade. Portanto, o ECA, por si só, não é capaz de garantir a vida digna, com liberdade e respeito às crianças, mas é preciso, fundamentalmente, que as relações sejam humanizadas, com condições sociais mais igualitárias. Ainda de acordo com o ECA, assinale a alternativa CORRETA.

A educação e o cuidado na primeira infância vêm sendo tratados como assuntos prioritários de governo, organismos internacionais e organizações da sociedade civil, por um número crescente de países em todo o mundo. No Brasil, a Educação Infantil - isto é, o atendimento a crianças de zero a seis anos em creches e pré-escolas - é um direito assegurado pela Constituição Federal de 1988. A partir da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1996, a Educação Infantil passa a ser definida como a primeira etapa da Educação Básica. Desta forma, sobre a Educação Infantil na Constituição, assinale a alternativa CORRETA.

As concepções acerca da criança se exprimem em discursos e práticas que perpassam as políticas públicas, as ações pedagógicas e os processos de educação e cuidados dispensados às crianças nos ambientes educativos. É possível pensar um processo educativo que considere as crianças em sua dignidade humana? De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente assinale a alternativa CORRETA.

A psicomotricidade tem como objetivo desenvolver a motricidade relacionando a mente e a afetividade facilitando a estruturação do seu esquema corpóreo. Através de atividades como brincadeiras e jogos, percebe-se que a psicomotricidade é cada vez mais necessária no cotidiano escolar das crianças, pois além de ter um caráter lúdico, e proporcionar entretenimento, a atividade psicomotora faz com que a criança tenha o intermédio entre a brincadeira e a realidade. Compreendendo que a má formação psicomotora pode acarretar dificuldades na aprendizagem, qual o papel da escola na prevenção desse quadro? Assinale a alternativa CORRETA.

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica indicam três dimensões básicas de avaliação: avaliação da aprendizagem, avaliação institucional interna e externa e avaliação de redes de Educação Básica. Sobre as mesmas citadas acima, assinale o que for CORRETO.

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