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A Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional é a lei

orgânica e geral que estabelece as bases da organização

do sistema educacional brasileiro. A versão de 1996, Lei n.

9.394/96, apresenta alguns ganhos em relação à versão

anterior, exceto:

A Emenda Constitucional n. 53, de 19 de dezembro de

2006, deu nova redação aos arts. 7º, 23, 30, 206, 208,

211 e 212 da Constituição Federal e ao art. 60 do Ato

das Disposições Constitucionais Transitórias. Analise e

classifique como V (Verdadeira) ou F (Falsa) as alterações

propostas pela nova redação que deram origem ao

Fundeb.



( ) Valorização dos profi ssionais da educação escolar

pública, garantidos, na forma da lei, planos de carreira,

com ingresso exclusivamente por concurso público.

( ) Piso salarial profissional nacional para os profissionais

da educação escolar pública, nos termos de lei federal.

( ) Manutenção, com a cooperação técnica e financeira

da União e do Estado, de programas de capacitação

docente voltados para educação infantil, ensino

fundamental, ensino médio e educação superior.

( ) Oferta de educação infantil, em creche e pré–escola,

às crianças até 5 (cinco) anos de idade.

( ) A educação básica pública terá como fonte adicional

de financiamento a contribuição social do salárioeducação,

recolhida pelas empresas na forma da lei.



Assinale a sequência correta.

A declaração do Direito à Educação aparece no artigo

6º : “São direitos sociais a educação, [...] na forma desta

Constituição", em que pela primeira vez em nossa história

constitucional, explicita–se a declaração dos Direitos

Sociais, destacando–se, com primazia, a educação. A

respeito dos artigos da Constituição que garantem e

determinam a oferta de ensino, visando ao direito social à

educação, assinale a opção incorreta.

Analisando o quadro abaixo que relaciona assuntos pertinentes às Conferências Nacionais realizadas nos últimos 20

anos, percebemos um grande número de eventos que revelam a participação da sociedade em relação a diversos temas.

Relacionando–se diretamente à educação, assinale a opção correta.

O Projeto Político Pedagógico – PPP reúne o conjunto de

aspirações de uma unidade escolar, envolvendo objetivos

que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar.

A respeito deste assunto, classifi que as afirmativas abaixo

em Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a opção correta.



( ) É um guia que indica a direção a seguir para o grupo de gestores escolares.

( ) É um documento importante e por isto pouco modificável.

( ) Revela as intenções da escola e sua forma de educar.

( ) É pedagógico porque defi ne e organiza as atividades e os projetos educativos.

( ) É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar.

A respeito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação

Superior – Sinaes, classifi que os itens em Verdadeiro (V)

ou Falso (F) e, em seguida, assinale a opção correta.



( ) Criado pela Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004, é

formado por três componentes principais: a avaliação

das instituições, dos cursos e do desempenho dos

estudantes.

( ) O sistema possui uma série de instrumentos

complementares: autoavaliação, avaliação externa,

Enade, Avaliação dos cursos de graduação e

instrumentos de informação (censo e cadastro).

( ) Os resultados das avaliações revelam um padrão da

qualidade dos cursos de educação superior no país e

apontam caminhos para a manutenção do perfil atual.

( ) A avaliação dos cursos está centrada em duas

dimensões: organização didático–pedagógica e perfi l

do corpo docente.

( ) A coleta de informações é feita pelo censo e pelo

cadastro de cursos e instituições.

Sobre o Plano de Metas Compromisso Todos pela

Educação, podemos afirmar que:

Após a análise do gráfi co abaixo e com base nos

conhecimentos sobre os indicadores de avaliação da

Educação Superior, assinale (V) para as afi rmativas

verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) O Conceito Preliminar de Curso (CPC) faz parte do

Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior

(Sinaes).

( ) Além do desempenho dos discentes no Enade, são

levados em conta para formar o CPC a infraestrutura

e a organização didático–pedagógica das graduações

e a avaliação do corpo docente.

( ) O indicador varia em escala de 1 a 5, sendo o

desempenho 1 (insatisfatório); 2 (razoável); 3 (bom);

4 e 5 (ótimo).

( ) O desempenho das instituições privadas melhorou no

período 2008 – 2011 na avaliação do Ministério da

Educação sobre o ensino superior.

( ) A quantidade de cursos de graduação da rede privada

com notas 4 subiu 22 pontos percentuais em relação

à avaliação de 2008.



Assinale a sequência correta.

Sobre a Rede de Educação Profi ssional, Científi ca e

Tecnológica, é incorreto afirmar que:

Com relação ao Programa de Apoio a Planos de

Reestruturação e expansão das Universidades Federais –

Reuni, assinale a opção correta.

Entre os itens apresentados a seguir, não confi gura

objetivo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a

Educação Ambiental:

Tendo em vista a restrição de recursos e a capacidade

em ofertar uma educação em extensão e qualidade

desejáveis, o Plano Nacional de Educação – PNE 2000

a 2012 estabeleceu, segundo o dever constitucional e

necessidades sociais, como uma de suas prioridades:

A respeito do papel do Estado no contexto da educação na Constituição Federal, julgue os itens a seguir, classificando–os como Verdadeiro (V) ou Falso (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

( ) É garantida pelo Estado a educação básica obrigatória e gratuita dos 5 (cinco) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada sua oferta àqueles que não tiveram acesso em idade adequada.
( ) É garantida a Educação Infantil, em creche e pré– escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade. ( ) Os Municípios manterão programas de educação infantil e ensino fundamental com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado.
( ) Um dos princípios do ensino é o piso salarial profi ssional nacional para os profi ssionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal.
( ) A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração.

A respeito do Sistema de Avaliação da Educação Básica, assinale a opção correta.

Segundo material disponibilizado pelo Ministério da Educação: “Qualidade é um conceito dinâmico, reconstruído constantemente. Cada escola tem autonomia para refl etir, propor e agir na busca da qualidade da educação.” Para proporcionar uma análise da qualidade, foram criados indicadores e ofertados às escolas para uma avaliação do processo; o uso depende da escola. Acerca da gestão da qualidade e da forma de uso dos indicadores, assinale a opção correta.

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