Os profissionais da educação têm por função auxiliar os educandos em sua melhoria intelectual. Contudo, o estado, o Estado também tem o papel de responsabilidade quanto aos investimentos na educação. Diante deste contexto, analise as sentenças a seguir:
I – O estado deve investir numa educação de qualidade para que a escola realize sua função, é preparar as crianças para a participação social.
II – As propostas educacionais oferecidas pelo governo devem garantir a formação de cidadãos competentes para resolverem os problemas da sociedade.
III – O docente deve ser o mediador deste movimento, proporcionando que o aluno exerça sua cidadania.
IV – Exercer a cidadania é algo apenas destinado e de responsabilidade dos agentes que representam a vida política do país.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
d) Somente a sentença I está correta.
O processo de atualização da Proposta Curricular orienta-se por três fios condutores que se colocam como desafios no campo educacional:
1) perspectiva de formação integral, referenciada numa concepção multidimensional de sujeito;
2) concepção de percurso formativo visando superar o etapismo escolar e a razão fragmentária que ainda predomina na organização curricular e
3) atenção à concepção de diversidade no reconhecimento das diferentes configurações identitárias e das novas modalidades da educação. Foi feita no ano:
Assinale a alternativa CORRETA.
A Secretaria de Educação Fundamental e a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação publicaram o documento Parâmetros Curriculares Nacionais – Adaptações Curriculares (Brasil, 1999), que trata especificamente das estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Com base no texto acima assinale a alternativa INCORRETA:
A incorporação da educação infantil à educação básica constituiu-se em medida de política pública, o que lhe permitiu passar a contar com o financiamento advindo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) desde 2007. Outra medida importante foi o estabelecimento da sua obrigatoriedade em conjunto com o ensino fundamental, o ensino médio (e as modalidades concernentes), fato que ocorreu com a aprovação da Emenda Constitucional nº 59/2009, que estendeu a educação obrigatória para a faixa etária de: Assinale a alternativa CORRETA:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, em sua série de Adaptações Curriculares, Saberes e Práticas da Inclusão (Brasil, 2004), publicada pela Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação, atribui traços como comuns aos:
Assinale a alternativa CORRETA:
A criança desenha desde de cedo, ao tempo em que brinca, aprende a escrever, e conhece o mundo. O ambiente externo em que ela vive oferece diversos estímulos visuais, sonoros, e isso faz com que ela seja influenciada pela cultura em que está inserida. Sobre o
desenho infantil, analise as sentenças a seguir:
I- Meios como livros, gibis, vídeos e produções artísticas modificam a maneira como as crianças enxergam o mundo.
II- A criança é completamente dependente do meio em que vive, por isso seus desenhos são sempre o resultado dessa vivência.
III- O ensino tradicional influenciou a maneira de entender o desenho infantil no século XIX, sendo extremamente rigorosa a avaliação.
V- De acordo com o ensino tradicional, a criança é livre para expressar suas ideias e concepções por meio do desenho.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Maria Montessori em seu método destaca que toda atividade tem um papel importante e que a organização do ambiente deve ser adequada para atrair a atenção das crianças.
Assinale a alternativa INCORRETA:
Segundo o Histórico-Cultural de Vygotsky, considera o sujeito um ser histórico, que se constrói através de suas relações com o mundo. Nessa perspectiva a apreensão do conhecimento se dá na interação de: Assinale a alternativa CORRETA:
Elaborar um plano de educação no Brasil, hoje, implica assumir compromissos com o esforço contínuo de eliminação de desigualdades que são históricas no País. Portanto, as metas são orientadas para enfrentar as barreiras para o acesso e a permanência; as igualdades educacionais em cada território com foco nas especificidades de sua população; a formação para o trabalho, identificando as potencialidades das dinâmicas locais; e o exercício da cidadania. O PNE foi elaborado com esses compromissos, largamente debatidos e apontados como estratégicos pela sociedade na CONAE 2010, os quais foram aprimorados na interação com o Congresso Nacional. A elaboração de um plano de educação não pode:
Assinale a alternativa CORRETA:
Os principais pressupostos da teoria epistemológica de Jean Piaget revolucionaram a maneira de conceber o desenvolvimento humano e contribuíram na construção de novas teorias pedagógicas na medida em que o sujeito passa a ser visto. Assinale a alternativa CORRETA:
Os parâmetros Curriculares – PCN – são documentos norteadores, que possibilitam ao professor criar a sua própria metodologia, respeitando a diversidade e o contexto no qual a criança está inserida. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
A Emenda Constitucional nº 59/2009 (EC nº 59/2009) mudou a condição do Plano Nacional de Educação (PNE), que passou de uma disposição transitória da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) para uma exigência constitucional com periodicidade decenal, o que significa que planos plurianuais devem tomá-lo como referência. O plano também passou a ser: Assinale a alternativa INCORRETA:
A teoria piagetiana sobre o desenvolvimento ocorre através de três princípios. Sobre isso, analise as seguintes afirmações:
I – Equilibração é um esforço para manter um balanço ou equilíbrio estável.
II – Estruturas também são chamadas de arranjos.
III – Organização é a tendência de criar estruturas cognitivas cada vez mais complexas.
IV – Adaptações é o termo que descreve como a criança lida com informações antigas, pois as novas são descartadas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Segundo Rubem Alves afirma, que a teoria faz parte do pressuposto e que os alunos percebam que o conhecimento que é adquirido nas escolas vai além do espaço da sala de aula. Entendendo que a educação não é uma ciência independente e que a escola faz parte da sociedade no geral. Agregando diversos tipos de:
Assinale a alternativa CORRETA:
A partir de Rousseau surge um novo conceito de infância, pautado na valorização do mundo da criança, bem como um novo projeto educacional, voltado inicialmente à experiência, levando em consideração o desenvolvimento.
Assinale a alternativa INCORRETA: