João, secretário executivo de uma empresa de grande porte, recebeu uma solicitação de planejamento e organização de uma viagem internacional para um executivo. Acerca dos detalhes que deverão ser observados, é INCORRETO afirmar que
Os documentos apresentam duas espécies de valores inerentes: o primário e o secundário. O
valor primário é aquele estabelecido em função do grau de importância que o documento tem
para a entidade que o acumulou. Quanto aos diferentes tipos de valor primário, analise as
seguintes afirmativas.
I. Valor Jurídico ou Legal é aquele atribuído a documentos que envolvem direitos a curto ou
a longo prazo, do Governo ou dos cidadãos, e que produzem efeito perante os tribunais.
II. Valor Histórico Probatório é aquele atribuído a documentos que retratam a origem, a
organização, a reforma e a história de uma administração;
III. Valor Fiscal é aquele atribuído a documentos que se referem a operações financeiras e à
comprovação de receitas e despesas geradas para atender às exigências governamentais.
IV. Valor Histórico é aquele atribuído a documento que tem fim diferente daquele para o qual
foi originalmente criado.
V. Valor Fiscal Administrativo é aquele que possue os documentos relativos a operações
financeiras de curto prazo.
Está(ão) CORRETA(S ), apenas,
Rosa, secretária executiva em uma grande indústria farmacêutica, ficou encarregada de organizar um evento no qual uma temática específica será apresentada por um renomado especialista, no principal auditório da empresa, a um grupo de convidados. Não serão permitidas interrupções, mas, ao final da apresentação, haverá um momento para esclarecimentos de dúvidas. O evento será presidido pelo diretor da área de inovação. Considerando os diversos tipos de eventos, é CORRETO afirmar que Rosa está organizando
A análise dos problemas das comunicações gerenciais revela que a solução passa pela
consideração de atitudes, níveis, fluxos, mensagens, canais, receptores e desafios do corpo
gerencial. No que diz respeito aos fluxos das comunicações empresariais, analise as seguintes
afirmativas.
I. Considerando o fluxo de comunicação descendente (de cima para baixo), as comunicações
gerenciais são formais e, muitas vezes, excessivas, o que causa um congestionamento dos
canais.
II. Comunicações descendentes entre diretores e níveis gerenciais tendem a apresentar uma
menor eficácia que comunicações entre gerentes e chefias subordinadas.
III. Na empresa, o fluxo de comunicação não pode ser propriedade de alguns. A informação
deve, sempre, ser precisa, transparente e circular com liberdade.
IV. Em geral, a comunicação entre a base e os níveis intermediários (gerência) tende a
apresentar maior rapidez do que entre os gerentes e diretores.
V. A comunicação ascendente (de baixo para cima) tende a ser mais formal, tendo como
objetivo controlar e estabelecer um fluxo que vai da base para o topo da hierarquia da
empresa.
Está(ão) CORRETA(S ) apenas
The word currently (line 1) can be replaced by the words below, EXCEPT for
As metáforas utilizadas nas pesquisas em comunicação organizacional constituem-se em modos distintos de ver as organizações, caracterizando-se como um modo de ver a realidade. São expressões que estabelecem uma ponte cognitiva entre dois domínios diferentes. Em relação às diferentes metáforas da comunicação, assinale a alternativa CORRETA.
De acordo com o TEXTO 11, considerando os resultados encontrados pelos autores, é CORRETO afirmar que
As reuniões podem ser dos mais variados tipos: seminários, mesa-redonda, painel, simpósio, conferência, etc. Assinale a alternativa que traz a definição CORRETA do tipo de reunião mencionado.
A organização do trabalho compreende o conhecimento dos propósitos da organização, de suas
dependências, de seu modo de produzir, das técnicas que emprega. No que diz respeito à
organização do trabalho do(a ) secretário(a ), analise as seguintes afirmativas.
I. As empresas esperam de seus secretários, entre outras características, que tenham
dedicação ao trabalho e equilíbrio emocional para desempenharem suas tarefas.
II. Entre as atribuições diárias do(a ) secretário(a ) estão a realização de serviços gerais de
escritório, atender ao executivo e selecionar assuntos e pessoas que serão atendidas por ele.
III. É oportuno dizer aos principiantes na atividade de secretariado que não é possível preparar
esquemas de ditado, de atas ou de chamadas telefônicas.
IV. A lista de atividades de um(a ) secretário(a ) é curta, sem atividades rotineiras ou repetitivas,
com desafios constantemente novos todos os dias.
V. O trabalho executado por outro departamento jamais será recompensado com presentes,
pois tal fato cria uma relativa dependência.
Está(ão) CORRETA(S ) apenas
According to the TEXT 10, the authors discovered that the company acknowledge the reverse logistics as
De acordo com o TEXTO 11, é CORRETO afirmar que os autores fundamentaram a pesquisa, associando o profissional de secretariado à responsabilidade socioambiental em função
No que diz respeito à comunicação institucional, analise as proposições a seguir.
I. Palavras ambíguas são barreiras à comunicação, assim, o uso de código fechado e de
palavras denotativas deve ser evitado.
II. O jargão técnico, embora seja obstáculo sério à comunicação, serve para proporcionar aos
integrantes de um grupo sentimentos de coesão e autoestima.
III. Relações de poder, autoridade e status são barreiras organizacionais à comunicação.
IV. Para ser efetiva e alcançar o resultado que se espera, a mensagem a ser transmitida
independe do canal utilizado.
V. Conflitos de valores do emissor e do receptor são considerados barreiras interpessoais.
Estão CORRETAS, apenas, as afirmações
O uso da comunicação telefônica tornou-se imprescindível em todas as áreas. Assim,
correlacione o que o(a ) secretário(a ) deve evitar dizer, em um atendimento telefônico, com a
frase adequada correspondente.
A sequência CORRETA para preenchimento da 2ª coluna é
Quanto às características de gênero dos documentos, assinale a alternativa CORRETA.
Para a conservação dos documentos, deve haver luz e higienização adequadas e controle dos
fatores físicos, químicos e biológicos que possam afetar a massa documental. Quanto aos
fatores de conservação, analise as seguintes afirmativas.
I. Quanto à iluminação, o arquivo exige bastante luz, convindo, de preferência, que seja
banhado pela luz solar.
II. Quanto ao layout, o técnico deve considerar uma rigidez do sistema de arquivamento,
dando preferência a arquivos verticais.
III. Quanto ao arejamento, por ser imprescindível garantir uma ventilação constante, deve-se
procurar um sistema de ventilação artificial.
IV. Quanto à iluminação, o excesso de luz é essencial para uma boa conservação do
documento, devendo ser evitado o método de iluminação indireta.
V. Quanto ao layout, baseando-se numa flexibilidade do sistema de arquivamento, os arquivos
podem ser tanto verticais como também horizontais.
Está(ão) CORRETA(S ), apenas: