Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 2 de 2 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 2
Questões por página:
Q567317

Sobre os critérios de medição dos serviços em obras públicas, julgue os itens a seguir. I. O critério de quantificação do serviço de execução de estaca pré-moldada de concreto, de acordo com a planilha SINAPI, é o volume da estaca cravada em m3.
II. O critério de quantificação de arrasamento mecânico de estaca de concreto armado, de acordo com a planilha SINAPI, é o volume de estaca arrasada em m3.
III. O critério de quantificação para o serviço de revestimento cerâmico em piso é a área de revestimento cerâmico executado, e devem ser descontadas em lajes todos os vazios.
IV. O critério de quantificação do serviço de revestimento cerâmico de fachada é a área executada, não descontando vãos com até 2,00m2, e, para vãos superiores a 2,00m2, descontar o que exceder em cada vão dessa área.
V. O critério de quantificação da administração local da obra são os pagamentos desse item proporcionais à execução financeira da obra, conforme acórdão 2622/2013 do Tribunal de Contas da União.
Estão CORRETAS as proposições

Carregando...
Q567321

Seja no setor público, seja na iniciativa privada, antes mesmo do desenvolvimento detalhado de um projeto executivo, já há uma preocupação do gestor em ter uma noção do custo total do empreendimento. É uma preocupação bastante compreensível, porque é a partir dessa avaliação prévia que ele irá optar pelo prosseguimento do projeto. Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo.
I. A depender do tipo de obra, a estimativa consegue ser mais ou menos precisa. Quando se trata de uma construção convencional, com um projeto relativamente tradicional, com os serviços bem conhecidos, a estimativa pode produzir números bem próximos da realidade. II. Quando o projeto é pouco convencional, como uma indústria sem precedentes ou uma ponte de design inovador a ser feita com uma tecnologia construtiva poucas vezes aplicada, a estimativa de custos naturalmente apresentará uma imprecisão maior.
III. Em geral, a estimativa de custos é feita a partir de indicadores genéricos, números consagrados que servem para uma primeira abordagem da faixa de custo da obra. A tradição não representa um aspecto relevante na estimativa.
IV. No caso de obras de edificações, um indicador bastante usado é o custo do metro quadrado construído. Inúmeras são as fontes de referência desse parâmetro, sendo o Custo Unitário Básico (CUB) o mais utilizado.
V. Por se tratar de um parâmetro médio, no valor do CUB estão considerados os custos referentes às especificidades da construção, como o valor do terreno, fundações especiais, paisagismo, elevadores, instalações e equipamentos diversos, obras complementares, impostos, taxas, honorários, etc.
Estão CORRETAS, apenas, as proposições

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) B
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282