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Leia as afirmações acerca da Educação Infantil presente no texto da LDB:

I- As avaliações são feitas mediante registro do desenvolvimento das crianças com objetivo de promoção e melhoria para o acesso ao ensino fundamental;

II- A educação infantil terá atendimento às crianças de 4 horas mínimas para os turnos parciais e de 7 horas para a jornada integral;

III- Há o controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 75% do total de horas;

IV- A pré-escola é direcionada para crianças de 04 a 05 anos de idade.

Assinale a alternativa que apresente as afirmações corretas:

Educação infantil e o lúdico andam juntos no que diz respeito a formação do cognitivo da criança. Nesse ponto, é correto analisar que o lúdico e o ato de brincar possuem uma função pautada nas necessidades da criança, ou seja:

São parte das quatro principais competências linguísticas básicas, desenvolvidas durante todo o processo da educação infantil, exceto:

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional, as incumbências dos Municípios têm por prioridade a oferta de educação nos níveis de:

Considerando que ao longo da história do atendimento às crianças por meio de instituições com finalidades sociais, houveram diversas modalidades para tais condições. Em específico houveram as instituições voltadas para o atendimento de crianças de baixa renda e condições sociais adversas, desse modo, por muito tempo essa abordagem foi marcada como uma educação infantil:

Tal tipo de planejamento educacional se preocupa e põe em pauta as possibilidades e os benefícios existentes com o que pode ser alcançado e obtido através das relações entre todas as pessoas envolvidas no processo educacional – sejam professores, diretores, coordenadores, alunos, pais e responsáveis, além da própria comunidade. Sendo assim, a elaboração de tais projetos que consideram novas ideias, novos parâmetros e uma visão plural são modos de um planejamento:

Considerando as primeiras formas de desenvolvimento infantil, principalmente nos primeiros momentos da infância, é correto afirmar que:

A cultura tem relações com o modo de vida de uma sociedade, assim como está relacionada à forma como os indivíduos e a sociedade desenvolvem-se e produzem aspectos constituintes para a manutenção da mesa. Assim, a cultura tanto é influência, quanto influenciada pelos indivíduos e grupos sociais. Com base nesses pressupostos, é incoerente afirmar que:

São motivos para os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental, sendo devida a comunicação ao Conselho Tutelar, exceto os casos de:

Em sala de aula são necessárias abordagens de diversos assuntos de importância social, um deles é acerca da diversidade. Quanto a esse assunto é incorreto afirmar que:

Ao longo da história, a concepção que define o que é infância mudou muito. São várias as concepções históricas e suas análises por especialistas nesse assunto variam, porém, antes da concepção da criança como um indivíduo particular e que necessita dos cuidados dos mais velhos e de seus responsáveis, antes, haviam diversas concepções:

I- Uma concepção muito comum e que perdurou ao longo da história era a que a criança era um adulto em miniatura, ainda em formação em certo sentido, mas que podia ser tratado e julgado do mesmo modo como adultos de fato;

II- Durante muitos séculos as crianças poderiam não ser tratadas com grande afetividade, já que devido a medicina, a qualidade de vida baixa e as condições sanitárias, a mortalidade infantil sempre foi muito alta;

III- Quando o fator da afetividade ganha lugar nas famílias e as crianças passam a ser tratadas de um modo diferente, tal mudança é acompanhada pelas noções de ampliar a qualidade na criação, na educação, na instrução e formação do mesmo para a vida adulta;

IV- É uma noção clássica e constante a ideia de que a criança é não só obrigação dos pais e responsáveis, mas também obrigação do Estado e, assim, deve ser amparada pelas leis, por tratados e decisões político-sociais que as amparem.

Assinale a alternativa correta:

Considerando o objetivo principal da educação infantil, responda qual é a visão que melhor constitui o objetivo para o desenvolvimento da criança nessa fase:

O uso de métodos avaliativos é importante ao longo do processo de aprendizagem, porém alguns métodos são mais eficientes, melhores e mais indicados aos períodos iniciais de ensino. Pensando assim, é correto afirmar que a avaliação somativa na educação infantil é:

Enquanto parte do fio-condutor formador e eficiente para o trabalho pedagógico, a linguagem, enquanto eixo da aprendizagem na educação infantil, implica que sejam necessárias certas abordagens para o desenvolvimento de tais capacidades exigidas, ou seja:

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