Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 13 de 13 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 13
Questões por página:
Q654420

Sobre a diretriz relativa à organização da atenção nutricional, da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, marque V (verdadeiro) ou F (falso) em cada uma das afirmações abaixo.

( ) A atenção nutricional deve incluir a perspectiva familiar e comunitária considerando suas características e necessidades distintas que podem ser estudadas para garantir respostas comuns e eficazes quanto aos problemas relacionados à alimentação e nutrição.

( ) A Atenção Básica é considerada a coordenadora do cuidado e atenção nutricional em rede, visando à atenção integral a partir de sua capacidade de identificação das necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade.

( ) Os profissionais da atenção primária à saúde, em seu processo de territorialização, devem identificar os locais de produção, comercialização e distribuição de alimentos, bem como os costumes e tradições alimentares locais para reflexão sobre suas práticas em saúde.

A alternativa que corresponde à ordem correta de afirmações verdadeiras e falsas é:

Carregando...
Q654413

De acordo com a resolução Nº 380/2005 que dispõe sobre a definição das áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições e estabelece parâmetros numéricos de referência, por área de atuação. Compete ao Nutricionista no exercício de suas atribuições na Alimentação Escolar:

Assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...
Q654418

O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) foi regulamentado como atribuição do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Portaria nº 080-P, de 16 de outubro de 1990, do Ministério da Saúde, e da Lei nº 8.080/1990, capítulo I, artigo 6º, inciso IV – Lei Orgânica da Saúde. Antes desse momento, existiam inúmeras experiências locais em diversas partes do país sem uma articulação estadual e nacional. Sobre o SISVAN, considere as seguintes afirmativas:

I. As ações de VAN realizadas com os usuários do SUS incorporadas às rotinas de atendimento na rede básica de saúde não abrangem situações de risco.

II. O SISVAN é baseado na terceira diretriz da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN).

III. Devem-se associar os indicadores antropométricos a outros diagnósticos, como a vulnerabilidade social, etária e por morbidade.

IV Recomenda-se a ampliação da cobertura da vigilância alimentar e nutricional para todos os grupos populacionais.

Assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q654417

O documento: “O papel do Nutricionista na Atenção Primária" é:

Carregando...
Q654424

Considerando as determinações da RDC 216/04 resolução que dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para os Serviços de Alimentação, para os manipuladores de alimentos, é incorreto afirmar:

Carregando...
Q654416

A lei nº 8234 de 17 de Setembro de 1991 que regulamenta a profissão do Nutricionista determina que são atividades privativas do Nutricionista:

Carregando...
Q654423

Considerando a distribuição de alimentos em uma Unidade de Alimentação e Nutrição, os alimentos frios podem permanecer em distribuição na seguinte faixa de temperatura e tempo respectivo:

Carregando...
Q654410

O guia alimentar para a população brasileira, foi elaborado pelo Ministério da Saúde, baseado em alguns princípios. Analise as afirmativas abaixo:

I - Alimentação é mais que ingestão de nutrientes.

II – Recomendações sobre alimentação devem estar em sintonia com seu tempo.

III –Alimentação adequada e saudável deriva de sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável.

IV – Diferentes saberes geram o conhecimento para a formulação de guias alimentares.

V – Guias alimentares ampliam a autonomia nas escolhas alimentares.

Carregando...
Q654415

Com base na Lei 6.583, de 20.10.1978 que cria os Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas, regula o seu funcionamento e dá outras providências relacione as colunas entre: competência do Conselho Federal e Regional de Nutricionista e em seguida assinale a sequência CORRETA.

I- Conselho Federal de Nutricionistas

II- Conselho Regional de Nutricionistas

( ) supervisionar a fiscalização do exercício profissional em todo o território nacional;

( ) expedir Carteira de Identidade Profissional e Cartão de Identificação aos profissionais registrados

( ) arrecadar anuidades, multas, taxas e emolumentos e adotar todas as medidas destinadas à efetivação de sua receita.

( ) julgar as infrações e aplicar as penalidades previstas nesta Lei e em normas complementares do Conselho Federal.

( ) fixar valores das anuidades, taxas, emolumentos e multas devidos pelos profissionais e empresas aos Conselhos de Nutricionistas.

Carregando...
Q654422

Paciente do sexo masculino, 24 anos, 167cm, PA de 58kg, com diagnóstico de insuficiência renal crônica em tratamento conservador. Atualmente apresenta taxa de filtração glomerular de 48ml\min, pressão arterial diastólica de 112mmHg, uréia 134, creatinina, 2,48, fósforo 9,0, potássio 6,8, hemoglobina 11 e hematócrito 36%. Assinale a alternativa correta referente a prescrição dietoterápica:

Carregando...
Q654419

Assinale a alternativa INCORRETA.

Conforme descrito no documento “O papel do nutricionista na atenção primária", o nutricionista deve integrar as equipes do NASF. Dentro desse núcleo, o nutricionista deverá:

Carregando...
Q654414

No contexto da relação entre nutricionistas e com outros profissionais é vedado ao nutricionista:

I- Valer-se da posição ocupada para humilhar, menosprezar, maltratar ou constranger outrem.

II- Desviar, por qualquer meio, para atendimento próprio ou por outro profissional, indivíduo que esteja sob assistência de outro nutricionista ou de outro profissional da área de saúde.

III- Pleitear, para si ou para outrem, emprego, cargo ou função que esteja sendo exercido por outro nutricionista ou por profissional de outra formação, bem como praticar atos de concorrência desleal.

IV- Denunciar atos que contrariem as normas legais e as de regulação da assistência à saúde.

V- Fornecer informações sobre o estado nutricional de indivíduos, que estejam sob sua responsabilidade profissional, a outro nutricionista que esteja co-assistindo ou vá prosseguir na assistência.

Carregando...
Q654421

Analise as afirmativas referentes às recomendações nutricionais a serem adotadas no tratamento da diarreia:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) A
  • 3) C
  • 4) A
  • 5) B
  • 6) A
  • 7) C
  • 8) D
  • 9) D
  • 10) D
  • 11) B
  • 12) C
  • 13) B
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282