O uso de tecnologias para a educação de crianças portadoras de necessidades especiais:
I- Deixa ao professor menos tempo livre para se dedicar ao ensino e à ajuda a nível individual;
II- Ajuda a estabelecer uma ponte entre a comunidade e a sala de aula.
Sobre os itens acima:
A teoria ambientalista busca inspiração na filosofia empirista onde a experiência é a fonte do conhecimento. É também chamada de:
Leia com atenção:
I- Para Piaget o pensamento da criança evolui com a linguagem e dela depende;
II- Para Bruner o desenvolvimento da linguagem acontece paralelamente ao do pensamento, caminha em paralelo com a lógica.
Sobre os itens acima:
Não corresponde a uma tendência educacional e um de seus respectivos principais teóricos:
A Pedagogia Waldorf é uma abordagem pedagógica baseada na filosofia da educação do filósofo austríaco:
Não é um dos itens que devem constar num PPP:
Para Bruner o desenvolvimento é caracterizado pelo domínio progressivo de três formas de representação do conhecimento. Não é uma delas:
É o conceito central da teoria de Perrenoud:
Não constituirão despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino aquelas realizadas com:
I- Pesquisa, quando não vinculada às instituições de ensino, ou, quando efetivada fora dos sistemas de ensino, que não vise, precipuamente, ao aprimoramento de sua qualidade ou à sua expansão;
II- Subvenção a instituições públicas ou privadas de caráter assistencial, desportivo ou cultural.
Sobre os itens acima:
A teoria inatista do desenvolvimento é inspirada nas premissas do:
Trabalhar numa perspectiva interdisciplinar exige uma postura do professor que vai além do que está descrito nos PCNs, pois é necessário que ele assuma uma atitude:
Não é uma das atribuições que tradicionalmente competem à supervisão escolar:
“A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia."
Sobre o trecho acima podemos afirmar:
Leias com atenção:
I- Estratégias e técnicas de ensino assumem importância secundária;
II- Foca-se no desenvolvimento da liberdade para aprender.
Os itens acima se referem a:
É um conceito fundamental na obra de Jerome Bruner: