Em uma aula do Ensino Fundamental, o Professor pode apresentar aos seus alunos a charge a seguir:
Esta charge representa oportunidade de ampliar saberes e conhecimentos dos alunos a respeito da seguinte temática:
No Ensino fundamental, a partir do ensino de Geografia ao aluno é possibilitado compreender como são delimitadas as bacias hidrográficas. Esta habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:
Em Geografia, o registro da energia refletida ou emitida por objetos ou elementos da superfície terrestre, por sensores localizados a grandes distâncias (geralmente no espaço) pode ser corretamente associado ao seguinte conceito:
No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “a sociedade, as atividades econômicas e o espaço geográfico" espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Geografia que lhes permitam ser capazes de:
Em Geografia, o Meridiano Principal ou Meridiano de Origem, que corresponde à longitude 0º, passando pela localidade de Greenwich, na Grã-Bretanha, e sendo convencionado como o meridiano de referência, dividindo a Terra em hemisfério leste ou oriental, e hemisfério oeste ou ocidental, e cuja hora (GMT) é conhecida como o horário padrão internacional no sistema de fusos horários pode ser corretamente associado ao seguinte conceito:
Um Professor de Geografia pode promover atividades com seus alunos sobre indicadores sociais de diversos países do mundo. Observe os indicadores sociais abaixo:
Analisando os indicadores sociais acima podemos corretamente associá-los ao seguinte país:
Em Geografia, a imagem captada por um sensor a bordo de um satélite artificial, transmitida e codificada para uma estação que o rastreia na Terra pode ser corretamente associado ao seguinte conceito:
Um Professor de Geografia pode promover atividades com seus alunos sobre indicadores sociais de diversos países do mundo. Observe os indicadores sociais abaixo:
Analisando os indicadores sociais acima podemos corretamente associá-los ao seguinte país:
No ensino de Geografia, ao se trabalhar o tema “patrimônios ambientais do território brasileiro” com os alunos do Ensino Fundamental, espera-se que os mesmos desenvolvam a seguinte habilidade:
No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “a natureza, as atividades econômicas e os problemas ambientais" espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Geografia que lhes permitam ser capazes de:
No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “saneamento básico” espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Geografia, que lhes permitam ser capazes de:
O Professor de Geografia pode estabelecer junto aos seus alunos do Ensino Fundamental comparações sociais e econômicas nas diversas regiões do globo. Observe os indicadores sociais abaixo:
Analisando os indicadores sociais acima podemos corretamente associá-los ao seguinte país:
No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “a cartografia e a representação do espaço geográfico” espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Geografia que lhes permitam ser capazes de:
Em uma aula do Ensino Fundamental, o Professor pode apresentar aos seus alunos a charge a seguir:
Esta charge representa oportunidade de ampliar saberes e conhecimentos dos alunos a respeito da seguinte temática:
No Ensino fundamental, a partir do ensino de Geografia ao aluno é possibilitado observar as interações entre a sociedade e a natureza, que se manifestam na paisagem, retratadas em pinturas ou fotografias. Esta habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador: