Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 20 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q667466

A incorporação da família nas políticas públicas se faz de forma bastante tensionada entre propostas distintas, vinculadas a projetos também distintos em termos de proteção social e societária. Nessa direção, podemos indagar se ao longo da história, nas políticas públicas, no trabalho social com famílias foram superadas as orientações conservadoras que psicologizam e culpabilizam as famílias pelos seus problemas. Sendo assim, considerando os seus conhecimentos sobre a forma como devemos defender a proteção à família pelo Estado, marque a alternativa INCORRETA.

Carregando...
Q667454

Assinale a alternativa que caracteriza NÃO evidenciar caracterizas da reestruturação produtiva e da mundialização do capital.

Carregando...
Q667461

NÃO se constitui como um princípio fundamental do código de ética do assistente social.

Carregando...
Q667459

O apelo à filantropia não é novidade no Brasil. A parceria entre Estado e sociedade civil já vem sendo costurada desde a década de 1930 e intensificada ao longo dos anos, oscilando entre ampliações e retrações. Nessa direção, considerando as características da chamada “Responsabilidade social das empresas", marque a alternativa INCORRETA.

Carregando...
Q667458

Considerando as pesquisas sobre Saúde mental, transtornos mentais e o cuidado na família, analise as reflexões abaixo e marque V para verdadeiro e F se a alternativa for falsa.

( ) A produção teórica, a partir do movimento da reforma psiquiátrica, iniciado na década de 1970 no País, começa a investir morosamente em outra direção para as famílias, que ganham outros olhares e lugares. São apreendidas de maneira instrumental, como um recurso; um lugar de possível convivência para a pessoa com transtorno mental; como sofredora, sobrecarregadas objetivas e subjetivamente com a produção do cuidado no âmbito comunitário, que arrisca limitar-se à esfera familiar e, percebida também como sujeito da ação política. Politicamente, as famílias ganham visibilidade como defensoras dos direitos civis das pessoas com transtornos mentais. Também como avaliadoras dos serviços de saúde mental, e a partir de sua organização para lutar por direitos. E, ainda, como provedoras de cuidado.

( ) Com a culpabilização da família, em relação ao adoecimento psíquico, ocorre que o saber psiquiátrico, cada vez mais, procura afastar o paciente do ambiente familiar. Assim, ganham força as instituições psiquiátricas e a cultura do isolamento social do portador de sofrimento psíquico.

( ) Com as diversas mudanças de paradigmas na saúde mental, nada mudou no cenário contemporâneo sobre a relação da família com o portador de transtorno mental, pois com a desinstitucionalização desses portadores de transtorno mental, nunca foi considerada no cuidado. Mais do que nunca, a família passa a ser objeto de estudo, surgindo diferentes visões sobre ela, conforme sua relação com o portador de transtorno mental.

( ) A relação e a implicação da família no provimento de cuidados com o portador de sofrimento psíquico passou por diferentes etapas, variando de acordo com a realidade sociocultural e econômica no decorrer do tempo e do espaço.

Marque a alternativa que corresponde à ordem correta da questão:

Carregando...
Q667465

A família assume a centralidade nas políticas sociais, em especial, o que tem reatualizado as demandas de trabalho social com famílias. Contudo, quando observamos a atuação do Estado percebemos uma maior responsabilização da família pelo bem-estar de seus membros, incentivado pelas políticas públicas, seja pelo seu subdesenvolvimento em serviços de apoio à família, por benefícios poucos generosos ou pelo princípio da subsidiaridade do Estado, recaindo sobre a família a responsabilidade pelos serviços de proteção social. O termo utilizado para a responsabilização das famílias para que garanta proteção social aos seus membros é conhecido como:

Carregando...
Q667453

A saúde do trabalhador constitui-se área do conhecimento, investigação e intervenção, que condensa um conjunto de determinações que vem reconfigurando-a ao longo das últimas décadas. Para o Serviço Social em particular, a área se constitui numa exigência ética e política frente aos impactos das transformações sociais e de forma mais precisa no que se refere às grandes proporções que ocorrem na esfera do trabalho e seus desdobramentos sobre a sociabilidade humana na atualidade. Diante desta afirmativa, marque a opção INCORRETA.

Carregando...
Q667460

O processo de descentralização das políticas sociais vem requisitando aos profissionais de Serviço Social a atuação nos níveis de planejamento, gestão e coordenação de equipes, programas e projetos. Considere esta assertiva para marcar a questão INCORRETA.

Carregando...
Q667457

As atividades de assessoria e consultoria no Serviço Social, do ponto de vista da produção teórica e da condução prática revelam alguns traços que particularizam a própria trajetória da profissão, portanto, estas atividades não se dissociam das condições em que a profissão se desenvolve e atua, ao contrário, é a partir delas que são produzidas as demandas por este tipo de atividade.Considerando esta assertiva, assinale a opção CORRETA.

Carregando...
Q667452

No Brasil, desde os anos de 1980, vem ocorrendo uma série de mudanças nas empresas capitalistas. Tais mudanças são determinadas pela nova dinâmica da acumulação capitalista e respondem à necessidade de integração a um mercado cada vez mais competitivo e globalizado. Nessa direção vem surgindo um conjunto diverso de frentes de trabalho para assistente social nas empresas. Considerando as demandas e exigências para o trabalho do serviço social em empresas, analise e marque as alternativas abaixo como Verdadeiras ou Falsas.

( ) O Serviço Social no âmbito das empresas, historicamente, vem sendo demandado a contribuir com mudanças de hábitos, atitudes e comportamentos do trabalhador, objetivando sua adequação ao processo de produção. Desse modo, o profissional continua sendo requisitado para responder às questões que interferem na produtividade – absenteísmo, insubordinação, acidentes, alcoolismo etc., a intervir sobre os aspectos da vida privada do trabalhador, que afetam seu desempenho – conflitos familiares, dificuldades financeiras, doenças, enfim, a executar serviços sociais asseguradores da manutenção da força de trabalho.

( ) A dimensão “pedagógica" da intervenção do assistente social na propagação da mútua colaboração entre empregados e empregadores e na neutralização das tensões inerentes às relações entre capital e trabalho é uma marca que, historicamente determinada, condiciona as requisições das empresas ao Serviço Social, consolidando sua posição neste espaço sócio-ocupacional.

( ) Historicamente o Serviço Social atua nas empresas mobilizando e organizando os trabalhadores para se inserirem nas lutas mais gerais da classe trabalhadora com vistas a garantir condições dignas de trabalho e salário. Desse modo, a inserção de mais de 90% de assistentes sociais brasileiros em sindicatos, desde a década de 1980, é um forte indicador de que a condição de vida dos trabalhadores das empresas, vêm melhorando significativamente nos últimos anos e, que o capitalismo não consegue massacrar os trabalhadores como em outras épocas.

( ) O Assistente Social que atua em programas empresariais trabalha buscando desenvolver um processo educativo para a adequação dos padrões de desempenho à flexibilização da produção e uma mobilização ideológica favorável à adesão do trabalhador com as metas da empresa.

Considere as alternativas abaixo marcando aquela que corresponde a ordem correta das problematizações apresentadas na questão 23.

Carregando...
Q667469

Para a Professora Marilda Iamamoto, o processo de reprodução das relações sociais não é mera repetição ou reposição do instituído. É, também, criação de novas necessidades, de novas forças produtivas sociais do trabalho em cujo processo aprofundam-se desigualdades e são criadas novas relações sociais entre os homens na luta pelo poder e pela hegemonia entre as diferentes classes e grupos na sociedade. Diante dessa assertiva, marque a alternativa INCORRETA.

Carregando...
Q667464

Avaliar as políticas sociais em uma perspectiva crítica pressupõe, conhecer a conformação da política social ou programa social avaliado, que muitos autores designam de quadro institucional da política social. Nesta direção marque a alternativa INCORRETA.

Carregando...
Q667468

Observando o artigo 5º da Lei 8662/93, que dispõe sobre a profissão de Assistente Social, marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q667451

As transformações e novas configurações da crise capitalista, impõe cada vez mais a ampliação e qualificação do debate sobre o arcabouço teórico‐ metodológico, ético‐político e técnico‐operativo do Serviço Social, exigindo respostas profissionais aos desafios de hoje. Considerando esta assertiva, marque a alternativa CORRETA.

Carregando...
Q667463

Observando a Resolução CFESS Nº 556/2009 de 15 de setembro de 2009 que dispõe sobre Procedimentos para efeito da Lacração do Material Técnico e Material Técnico-Sigiloso do Serviço Social é INCORRETO afirmar que:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) D
  • 3) C
  • 4) C
  • 5) B
  • 6) A
  • 7) B
  • 8) D
  • 9) A
  • 10) A
  • 11) C
  • 12) D
  • 13) A
  • 14) C
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282