No Ensino fundamental, a partir do ensino de Geografia ao aluno é possibilitado estabelecer relações entre diferenças culturais, econômicas e nacionalidades e regionalidades (África com etnia negra; Brasil com miscigenação; campo com cultura agrária; feminino e masculino com direitos sociais; Japão e China com produtos importados que “invadem" o seu cotidiano, dentre outros). Esta habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:
Leia o fragmento abaixo:
No contexto econômico, o uso de pó de carnaúba se configura como exemplo do seguinte tipo de indústria:
Em sala de aula, o professor de geografia propõe trabalhar com os alunos a expansão da malha urbana da cidade de Rio Piracicaba a partir do centro histórico da mesma. Nesse contexto, a carta geográfica que melhor representa o centro histórico da cidade deve ter a seguinte escala:
No início de junho de 2017, o Presidente dos Estados Unidos – Donald Trump anunciou saída dos EUA do Acordo de Paris. O Presidente prometeu negociar um retorno futuro ou fazer um novo acordo mais justo para os americanos e, acerca deste acordo é inadequado afirmar que:
Com intencionalidade pedagógica, em uma aula do Ensino Fundamental, o Professor de Geografia pode apresentar aos seus alunos a charge abaixo:
Esse procedimento pedagógico representa oportunidade de ampliar saberes dos alunos a respeito de:
Sobre a dinâmica climática do Brasil, o tipo de clima que ocorre na região central do país, do leste do Maranhão, de grande parte do Piauí e do oeste dos estados da Bahia e de Minas Gerais e que apresenta no verão bastante chuvas e secas no inverno, onde a temperatura média fica entre 18 e 28 graus Celsius pode ser denominado:
No Ensino fundamental, a partir do ensino de Geografia ao aluno é possibilitado identificar nas paisagens da cidade e do campo os arranjos que explicam o lugar, o território e o tempo em relação à qualidade de vida e à justiça social. Esta habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:
Os fenômenos meteorológicos caracterizam os estados ou condições do tempo atmosférico. São considerados fenômenos meteorológicos, EXCETO:
A observação e a caracterização dos elementos presentes na paisagem é o ponto de partida para uma compreensão mais ampla das relações entre sociedade e natureza. Marque a alternativa ERRADA:
A cartografia é um importante instrumento na construção do conhecimento geográfico. Sobre a utilização da cartografia no ensino fundamental e médio, é correto afirmar quer, exceto: