Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 14 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

A vigilância nutricional e o monitoramento do crescimento fazem parte do Processo de Cuidar em Enfermagem na Saúde da Criança, e objetivam promover e proteger a saúde da criança e, quando necessário, por meio de diagnóstico e tratamento precoce para sub ou sobre alimentação. No Brasil, a consulta de enfermagem se baseia no uso de recursos, dentre eles, a Caderneta de Saúde da Criança que permite a avaliação contínua do crescimento e do desenvolvimento dos infantes.

Nesse recorte, as alternativas abaixo expõem recomendações para a consulta de enfermagem a criança, marque a alternativa CORRETA:


Carregando...

De acordo com Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação (BRASIL, 2014). Dentre os cuidados com os resíduos da sala de vacinação, é CORRETO afirmar que


Carregando...

De acordo com Processo de cuidar em enfermagem aplicado a um paciente adulto com DPOC que apresenta o diagnóstico de enfermagem relacionado à Troca de gases prejudicada, seria recomendada a seguinte prescrição de enfermagem:

Carregando...

Sobre hemodiálise, é CORRETO afirmar que ela

Carregando...

As competências do Programa Nacional de Imunização (PNI), no Brasil, estabelecidas no Decreto nº 78.231, de 12 de agosto de 1976 (o mesmo que o institucionalizou), são ainda válidas até os recentes dias com a intenção de: implantar e implementar as ações relacionadas com as vacinações de caráter obrigatório; estabelecer critérios e prestar apoio técnico à elaboração, implantação e implementação dos programas de vacinação a cargo das secretarias de saúde das unidades federadas; estabelecer normas básicas para a execução das vacinações; supervisionar, controlar e avaliar a execução das vacinações no território nacional, principalmente o desempenho dos órgãos das secretarias de saúde, encarregados dos programas de vacinação; centralizar, analisar e divulgar as informações referentes ao PNI.

Destaca-se que houve influência de vários fatores nacionais e internacionais na institucionalização do PNI no Brasil.

Leia atentamente os itens abaixo:

I- Fim da Campanha da Erradicação da Varíola (CEV) no Brasil, com a certificação de desaparecimento da doença por comissão da OMS.

II- A atuação da CEME, criada em 1971, voltada para a organização de um sistema de produção nacional e suprimentos de

medicamentos essenciais à rede de serviços públicos de saúde.

III- Recomendações do Plano Decenal de Saúde para as Américas, aprovado na III Reunião de Ministros da Saúde (Chile, 1972), com ênfase na necessidade de coordenar esforços para controlar, no continente, as doenças evitáveis por imunização.

Acerca dos fatores de destaque da institucionalização da PNI no Brasil, está CORRETO o que se afirma em

Carregando...

A Doença de Chagas é uma doença parasitária com curso bifásico (fases aguda e crônica), podendo se precisa reconhecer os modos de transmissão para agir sobre o processo de cuidar em enfermagem nas doenças transmissíveis. Dessa forma, dentre os modos de transmissão da Doença de Chagas descritos abaixo, o único CORRETO está na alternativa:


Carregando...

A oxigenação pode ser medida usando-se um exame de Gasometria Arterial ao avaliar a PaO 2 e a SaO2 . Sobre os valores da PaO2 e da SaO2 , é CORRETO afirmar que

Carregando...

Leia os itens abaixo, e, em seguida responda ao questionamento. I- Déficit nas glândulas de Skene. II- Déficits do Campo Visual. III- Déficits motores. IV- Déficits verbais. V- Déficits emocionais. Dentre as alternativas abaixo que ditam os déficits neurológicos de um acidente vascular cerebral, está CORRETO apenas o que se afirma em

Carregando...

Sobre o Processo de Cuidar em enfermagem aos portadores de doenças transmissíveis, é CORRETO afirmar:

Carregando...

Os elevados índices de incidência e mortalidade por câncer do colo do útero e de mama no Brasil justificam a implantação de estratégias efetivas de controle dessas doenças que incluam ações de promoção à saúde, prevenção e detecção precoce, tratamento e de cuidados paliativos, quando esses se fizerem necessários.

(BRASIL, 2013).

Leia as alternativas abaixo e, em seguida, responda o que se pede.

I- Avaliar resultados dos exames solicitados e coletados, e, de acordo com os protocolos e diretrizes clínicas, realizar o encaminhamento para os serviços de referência em diagnóstico e/ou tratamento dos cânceres de mama e do colo do útero.

II- Solicitar sempre a mamografia, de acordo com a faixa etária e o quadro clínico da usuária.

III- Solicitar exames de acordo com os protocolos ou normas técnicas, estabelecidos pelo gestor local.

IV- Realizar cuidado paliativo, na Unidade de Saúde ou no domicílio, de acordo com as necessidades da usuária.

V- Realizar consulta de enfermagem e o exame clínico das mamas, de acordo com a faixa etária e quadro clínico da usuária.

Marque a alternativa que dispõe de todas os itens que ditam as VERDADEIRAS atribuições do enfermeiro em relação ao Processo de Cuidar em Enfermagem na Saúde da Mulher envolvendo a prevenção, promoção e controle do câncer de mama e de colo de útero

Carregando...

A administração de medicamentos e vacinas por via intra intramuscular (IM) necessita de conhecimentos específicos para que não aconteçam iatrogenias. Das alternativas abaixo marque a alternativa CORRETA, que se refere à via intramuscular.


Carregando...

Sobre a transmissão vertical do HIV – de mãe para filho – é CORRETO afirmar que

Carregando...

De acordo com o conhecimento que o Enfermeiro precisa ter em relação à Hipertensão Arterial Sistêmica em indivíduos idosos, leia os itens abaixo e, em seguida, responda o que se pede.

I- A hipertensão sistólica é muito comum em idosos. O objetivo é a redução gradual da PA para valores abaixo de 140/90mmHg.

II- A Pseudo-hipertensão é caracterizada por níveis pressóricos falsamente elevados, devido ao enrijecimento da parede arterial, que dificulta a oclusão da artéria.

III- Dentre as etapas da vida, hipertensão do avental branco acontece apenas com idosos, especialmente em homens.

IV- A Hipotensão ortostática é diagnosticada quando os níveis de pressão sistólica diminuem 20 mmHg ou mais ou os níveis diastólicos diminuem 10 mmHg ou mais, um a três minutos após o paciente assumir a postura ereta, com ocorrência em um de cada seis idosos hipertensos.

Acerca dos verdadeiros aspectos a serem considerados em idosos portadores de hipertensão arterial, a partir das informações acima, está CORRETO o que se afirma apena em

Carregando...

“São poucas as situações em que pode haver indicação médica para a substituição parcial ou total do leite materno" (BRASIL, 2012).

Marque a alternativa que indica a contraindicação da amamentação, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde do Brasil:


Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) E
  • 3) C
  • 4) C
  • 5) D
  • 6) C
  • 7) B
  • 8) A
  • 9) A
  • 10) E
  • 11) E
  • 12) D
  • 13) B
  • 14) D
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282