Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 15 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q738801

Atente aos diálogos estabelecidos na charge: “FILHO IPAD, PRA VOCÊ” e “FIO, OCÊ VAI E PEDI...” e julgue as afirmações abaixo. I- Embora construída partir da variante coloquial da linguagem – marcada por falantes de estratos sociais de menor nível de letramento – a segunda fala apresenta rigor formal no tocante à pontuação. II- Há um flagrante desvio de pontuação na primeira fala. III- O efeito de sentido, responsável por gerar a atmosfera de humor na charge, está precisamente na semelhança do jogo fônico-gráfico entre E PEDI e IPAD. IV- Do ponto de vista temático, o texto ilustra a charge. Está CORRETO o que se afirma apenas em

Carregando...
Q738798

A textualidade é o resultado das características que fazem com que possamos diferenciar um amontoado de frases e/ou imagens sem sentido de um texto (COSTA VAL, 1991). Beaugrande e Dressler (1983) explicam que são sete os fatores responsáveis pela textualidade. Nesta compreensão, dentre tais fatores, há um, de natureza pragmática, segundo o qual há referência ao que tais autores chamam de “um já dito", ilustrado na charge acima através das expressões “Jaspion" e “Máquina de escrever". Trata-se da

Carregando...
Q738793

O texto I, ao tratar das relações de trabalho, no período que antecedeu à Primeira Revolução Industrial, classifica-as como essencialmente agrárias e constituídas dentro do âmbito familiar. Para justificar seus argumentos, no terceiro e no quarto parágrafos o autor se utiliza de uma sequência de enunciados nos quais a maioria dos verbos se classifica como

Carregando...
Q738797

Leia com cuidado as assertivas abaixo acerca da charge do texto III e, em seguida, responda o que se pede.

I- Pode-se deduzir, com base nas pistas semânticas, propostas na charge, que a categoria dos taxistas, principal concorrente do transporte urbano de passageiros, via aplicativo Uber, não vem reconhecendo as facilidades que os avanços tecnológicos que deste aplicativo decorrem, bem como o benefício para a população que se utiliza deste serviço.

II- É possível se afirmar, dentre muitas interpretações propostas, que uma das intenções comunicativas implícitas no discurso do chargista seja de provocar a categoria dos taxistas a buscar novos mecanismos de atualização, facilidades tecnológicas e/ou de competividade na sua área profissional.

III- Jamais se pode implicitar, na charge, o discurso das facilidades de acesso ao transporte de passageiros via Uber, através do avanço tecnológico presente no serviço e com objetivos benéficos a população.

É CORRETO o que se afirma apenas em

Carregando...
Q738800

Com base na leitura dos textos IV e V, julgue cada uma das assertivas abaixo e, em seguida, responda o que se pede.

I- A constatação do autor do texto V de que, no Brasil, o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) se reflete também em aumento da desigualdade social sugere a tese de que nem sempre o aumento da riqueza econômica tem se convertido em benefícios sociais.

II- A estratégia argumentativa utilizada para produção do texto V lança mão de dados estatísticos, aliados a causas e efeitos responsáveis pela desigualdade social em nosso país. Entretanto, a ausência de possíveis soluções para erradicar o problema, proveniente desses argumentos de autoridade, constitui uma das falhas do texto.

III- A temática denunciada na charge, texto IV, em nada se relaciona com a proposta argumentativa do texto.

IV- Os programas sociais no Brasil, dentre os quais inclui-se o Bolsa Família, embora tenham sido responsáveis pela diminuição da desigualdade social, desviaram-se radicalmente de suas funções sociais, ao se ligarem apenas a instrumentos de manipulação político-eleitoreira, conforme denuncia o texto V.

Está CORRETO o que se afirma apenas em

Carregando...
Q738792

A redação da expressão “Parabéns trabalhador”, extraída da charge do texto II, da forma como se apresenta, de acordo com a norma culta da língua, apresenta erro(s)

Carregando...
Q738805

A partir da leitura do texto VII supracitado, que trata das implicações do uso indevido das redes sociais, é possível afirmar que

I- a palavra ágora, proveniente do grego, refere-se às praças públicas onde se realizavam assembleias, tendo seu significado se estendido a outros locais de reunião ou discussão. Por essa razão, no texto, o autor usou a expressão “essa ágora virtual" como um recurso de coesão referencial, para se referir ao Facebook, revelando também o mecanismo da metáfora.

II- no texto, palavras pertencentes a diferentes classes gramaticais, a exemplo de “primeiro" (numeral), “depois" (advérbio) e “por fim" (locução prepositiva) assumem uma função comum – a de sequenciadores textuais, papel normalmente exercido pelas conjunções.

III- a estrutura linguística “as empresas por trás delas (das redes) passaram a admitir os problemas do seu crescimento" (L. 14) deixa implícita a ideia de que não mais existirão problemas como os elencados, a exemplo da proliferação de notícias falsas, da intolerância ou do uso distorcidamente político que se prolifera nas plataformas.

É VERDADEIRO o que se afirma apenas na(s) proposição(ões):

Carregando...
Q738804

No âmbito da coesão sequencial, determinados itens gramaticais são empregados para estabelecer elos, ou relações lógico-semânticas entre as orações, de modo a dar sentido ao texto. Tendo como base os conectores elencados abaixo, preencha as lacunas do texto VII com aqueles que se adequam ao contexto comunicativo. A sequência CORRETA dos conectores é

Carregando...
Q738796

Atente a cada um dos textos a seguir e, em seguida responda o que se pede.


Considerando-se os seus conhecimentos acerca da distinção entre tipologias e gêneros textuais, e levando em conta os enunciados acima, está CORRETO o que se afirma em:

Carregando...
Q738791

Com base nas informações contidas nos textos I e II, julgue as assertivas abaixo.

I- As estratégias de estruturação e progressão da temática da evolução do trabalho, abordada no texto I, prescindem, necessariamente, da presença de marcadores temporais.

II- A denúncia expressa na charge do texto II ilustra, de forma irônica, os efeitos de uma situação de exploração do trabalhador, sobretudo o que se enquadra na situação de mão de obra desqualificada, fato, de uma forma ou de outra, abordada no texto I.

III- A temática central, proposta no texto I, se funda na tese de que as estruturas sociais determinam as transformações nas relações trabalhistas.

IV- De acordo com as informações do texto I, a globalização, enquanto fenômeno da modernidade, aliada à automação e à exigência de alta qualificação de mão de obra, gera, sobretudo nos países muito populosos e de baixa especialização, uma grande massa de trabalhadores de mão de obra obsoleta, desqualificada e barata.

Está CORRETO o que se afirma apenas em

Carregando...
Q738795

Ainda com relação aos textos I e II, pode-se deduzir que


Carregando...
Q738794

Atente aos enunciados abaixo, extraídos do texto I e, em seguida, responda o que se pede. I- “Contudo, as forças que motivam essas mudanças são outras”. II- “O trabalho formal remunerado, que antes estava recluso entre as paredes das fábricas e escritórios, hoje nos persegue”. III- “A impessoalidade nas linhas de montagem que a adoção do Fordismo trouxe...”. A partícula “que”, nas três situações propostas acima, exerce, respectivamente, a função sintática de estava recluso entre as paredes das fábricas e escritórios; objeto indireto do verbo “trouxe” no enunciado “que a adoção do Fordismo trouxe...”.

Carregando...
Q738799

As expressões “A volta da máquina de escrever, do seriado Jaspion” funcionam, do ponto de vista sintático, em relação a sentença “nós taxistas queremos o fim do Uber”, como

Carregando...
Q738802

O parágrafo abaixo transcrito, retirado do artigo "Previdência será reformada?", embora seja constituído de um único período, apresenta diferentes mecanismos de articulação oracional. Ou seja, é um período composto, formado pelos processos de coordenação e de subordinação. Leia-o com atenção, de modo a responder ao que se pede.

“Num país em que um quarto da população vive abaixo da linha da pobreza, custa crer que parcelas mais esclarecidas da sociedade ainda não se tenham convencido de que a reforma da previdência é indispensável, de que é preciso combater os benefícios de uma casta e de que é necessário evitar uma rejeição da reforma, que prejudicaria particularmente os pobres". (citação de Maílson da Nóbrega - Jornal Correio da Paraíba, 31/12/17)

As orações introduzidas pelos conectores: em que; de que e que se classificam, respectivamente, como orações subordinadas

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) D
  • 3) B
  • 4) B
  • 5) E
  • 6) B
  • 7) C
  • 8) A
  • 9) A
  • 10) E
  • 11) D
  • 12) A
  • 13) C
  • 14) E
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282