Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 8 de 8 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 8
Questões por página:
Q623641

O desenvolvimento humano deve ser entendido como uma globalidade, mas, para efeito de estudo, tem sido abordado a partir de aspectos básicos. Apartir dessa ideia analise as assertivas abaixo:

I- Aspecto físico motor: refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica, à capacidade de manipulação de objetos e de exercício do próprio corpo.

II- Aspecto social: maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas.

III- Aspecto intelectual: refere-se à capacidade de pensamento, raciocínio.

IV- Aspecto afetivo-emocional: modo particular de o indivíduo integrar as suas experiências.

Está CORRETO o que se afirma apenas

Carregando...
Q623646

Historicamente a prática do psicólogo organizacional esteve mais voltada para os processos de administração de recursos humanos. Na última década tem se consolidado a atuação deste profissional em atividades consideradas emergentes (Zanelli, 2002). Desta forma, assinale a alternativa em que explicita o que se pode considerar como um campo emergente de atuação do psicólogo organizacional e do trabalho nos dias atuais.

Carregando...
Q623644

No inconsciente estão_________________________________ que nunca foram conscientes e que não são acessíveis à _____________________. Além disso, há material que foi excluído da consciência, ________________ e _________________. Esse material não é esquecido ou perdido, mas não lhe é permitido ser________________. Processos mentais inconscientes são em si mesmos____________________. Isso significa em primeiro lugar que não são ordenados temporariamente, que o tempo de modo algum os altera e que a ideia de tempo não lhes pode ser aplicada.

As palavras que completam CORRETAMENTE as lacunas acima são, na sequência:

Carregando...
Q623649

Associe as duas colunas relacionando PATOLOGIA com SINTOMATOLOGIA.

1.Depressão.

2.Histeria dissociativa.

3.Neurose obsessiva compulsiva.

4.Fobia.

5.Psicose.

( ) Desmaios, desligamentos, ataques do tipo epiléptico, estado de “belle indiference", sensações de despersonalização e estranheza, estados crepusculares, “personalidade múltipla", entre outros.

( ) Medo excessivo, persistente e irracional na presença de um objeto, ou situação que causa ansiedade, taquicardia, sudorese, tremores, vertigens ou desmaios, mal estar gástrico, calafrios, dificuldade psicomotora.

( ) Impossibilidade angustiante de cumprir tarefas diárias, “vazio" interior, tristeza persistente e perda continua de motivação e de interesse, fadiga, insônia, baixa autoestima, hipotonia generalizada, astenia, inibição psicomotora.

( ) Ideias obsedantes, compulsão a realizar atos indesejáveis, luta contra estes pensamentos e estas tendências, ritos esconjuratórios.

( ) Incapacidade de adaptação social, gravidade maior ou menor dos sintomas, perturbação da faculdade de comunicação, ausência de consciência do estado mórbido, perda de contato com a realidade, alterações mais ou menos profundas e irreversíveis do ego.

A sequência CORRETA é

Carregando...
Q623643

A categoria trabalho é central nos estudos e práticas da psicologia organizacional até porque é no acontecer do trabalho que a psicologia procederá aos estudos dos aspectos psicológicos neste contexto. E as formas de executarmos o trabalho têm diversas dimensões. Assim, assinale a alternativa que apresenta as características da dimensão ideológica.

Carregando...
Q623648

Os modelos de organização do processo de produção têm um impacto direto sobre as relações sociais e políticas no ambiente de trabalho. De acordo com a literatura (Zanelli, Borges-Andrade e Bastos, 2004) há três grandes sistemas de produção importantes para a compreensão das relações de trabalho ao longo do tempo.

A partir deste parâmetro, assinale a segunda coluna de acordo com a primeira.

I- Taylorismo

II- Fordismo

III- Toyotismo

( ) Sistema de produção voltado para a produção de mercadoria com uma mão de obra multifuncional e com qualificação. Os trabalhadores são treinados e qualificados para conhecer todas as fases da produção.

( ) Organização industrial que tem como principal característica a organização e divisão de tarefas dentro de uma empresa com o objetivo de obter o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e atividade.

( ) Sistema de produção com o objetivo de reduzir ao máximo os custos de produção para baratear o produto que poderá ser vendido para um maior número possível de consumidores.

A sequência CORRETA é

Carregando...
Q623642

O trecho a seguir revela as influências de um importante teórico para o desenvolvimento humano. “Enfatiza o aspecto interacionista, pois considera que é no plano intersubjetivo, isto é, na troca entre as pessoas, que têm origem às funções mentais superiores. O plano interno, não preexiste, mas é constituído pelo processo de internalização, fundado nas ações, nas interações sociais e na linguagem".

O responsável por tais ideias chama-se

Carregando...
Q623647

Quatro foram as vertentes que influenciaram decisivamente o pensamento e a obra psicanalítica de Jacques Lacan. Indique, dentre as alternativas abaixo, a(s) que representa(m) tais vertentes.

Analise as sentenças abaixo sobre a obra deste autor e, em seguida, responda ao que se pede.

I- Linguística: inspirado no linguista Saussure que, de 1906 a 1911 ministrou em Genebra uma visão estruturalista da linguagem.

II- Antropológica: baseada na “antropologia de enfoque estruturalista", concebida e divulgada por Levi Strauss.

III- Lançou as primeiras sementes para a teoria das relações objetais e do conceito de introjeção.

IV- Filosófica: sofreu uma forte influência da obra Fenomenologia do Espírito, do filósofo Hegel.

V- Psicanalítico: fundamentada numa releitura da obra de Freud.

Está CORRETO o que se afirma, apenas, em:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) D
  • 3) E
  • 4) C
  • 5) E
  • 6) B
  • 7) C
  • 8) B
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282